O mercado de trabalho é vivo, está em constante mudança. Um curso que estava em alta dez anos atrás pode não ser mais tão interessante. Por outro lado, uma formação que há alguns anos nem era oferecida nas faculdades pode estar bombando!

Encontre bolsas de estudo de até 80% para vários cursos

Independentemente dessas variações, muitas profissões têm se mantido no topo nos últimos anos, com tendência a permanecer em alta por mais algum tempo.

A mudança nos rumos da economia global e nacional tem gerado um impacto direto na empregabilidade de diversas áreas profissionais por aqui.

Conheça a seguir as 10 áreas e os cursos com maior empregabilidade no Brasil. Veja também onde estudar para fazer parte desse grupo!

Quais são os cursos com maior empregabilidade no Brasil?

Conforme a faculdade vai chegando ao fim, aumenta a ansiedade do estudante sobre a inserção no mercado de trabalho. Quem está em um estágio, sonha em ser efetivado. E sempre bate aquele medo sobre os tabus em torno de conseguir uma primeira oportunidade.

Mas alguns cursos de graduação possuem vagas até sobrando, sabia? São taxas de empregabilidade altíssimas até mesmo em um período complicado da economia brasileira, afetada pelo cenário político instável e pela pandemia de coronavírus.

Foi o que constatou uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2021 pelo Instituto Semesp e pela Simplicty, que entrevistou egressos (alunos que acabaram de se formar) de instituições de ensino públicas e privadas em todas as regiões do Brasil, de cursos presenciais e EaD.

Quais são as maiores dificuldades na hora de conseguir um emprego?

O questionário levantou questões buscando saber quais profissões estão recebendo as maiores e melhores oportunidades de emprego atualmente, além da percepção dos estudantes e suas dificuldades em entrar no mercado de trabalho, como a falta de experiência, de oportunidade, despreparo e falta de habilidades específica exigidas pelos empregadores (línguas estrangeiras ou domínio de técnicas, por exemplo).

Os 10 cursos com mais chance de empregabilidade no Brasil

O instituto de pesquisa perguntou aos egressos entrevistados se eles trabalhavam. Caso trabalhassem, deveriam responder se o emprego era na área de formação. Os cursos que mais obtiveram respostas positivas foram:

  1. Medicina: 100%
  2. Engenharia de Computação: 92,6%
  3. Ciência da Computação: 90,5%
  4. Farmácia: 79,3%
  5. Odontologia: 78,9%
  6. Fisioterapia: 64,4%
  7. Arquitetura e Urbanismo: 63,5%
  8. Psicologia: 61,1%
  9. Publicidade e Propaganda: 60,5%
  10. Contabilidade: 60,5%

Vamos conhecer juntos cada um destes cursos? Quem sabe algum deles combina mais com você?

1. Medicina

O curso de Medicina não é um dos mais disputados nos vestibulares do Brasil à toa, com concorrência que chega a ultrapassar 300 pessoas por vaga. A profissão tem uma empregabilidade altíssima e salários de alto valor, quando comparado a outras profissões de ensino superior.

Saiba tudo sobre o Curso de Medicina 

Com duração média de seis anos, a Medicina é um curso do tipo bacharelado e que só pode ser realizado de forma presencial. Ele não é ofertado em muitas cidades, pois sua autorização depende de uma comprovada infraestrutura da instituição de ensino.

Ao se formar, o egresso estará preparado para atuar como Clínico Geral. Entretanto, é comum que o profissional busque uma especialização em uma área de interesse, como por exemplo, pediatria, ginecologia, cardiologia, neurologia, entre outras.

2. Engenharia de Computação

O curso de Engenharia de computação tem duração média de cinco anos e pode ser feito presencialmente ou EaD. O egresso neste curso possui habilidade para projetar e construir hardware e software.

Saiba tudo sobre Engenharia da Computação

A área de TI nunca está parada. Embora existam muitos profissionais em atividade no Brasil, ainda sobram vagas para os mais qualificados. Quem for expert em infraestrutura, desenvolvimento de aplicativos, arquitetura de sistemas ou souber implementar plataformas mobile e web vai encontrar emprego na certa.

É por isso que o curso com nome semelhante também ocupa uma vaga no pódio deste ranking de empregabilidade, como você vai ver a seguir.

3. Ciência da Computação

Um bacharelado em Ciência da Computação dura em torno de quatro anos. Os egressos deste curso trabalham normalmente como desenvolvedores, programadores, analistas de TI, arquitetos de software ou gerentes de TI.

Saiba tudo sobre Ciência da Computação

É uma área com muita empregabilidade no Brasil e no mundo, com ampla oferta de vagas em formato home office. Profissionais com experiência podem alcançar salários acima de 15, 20 ou 30 mil reais facilmente. Com o dólar em alta, o Brasil está perdendo muitos destes profissionais para empresas estrangeiras.

4. Farmácia

O curso de Farmácia é um bacharelado com duração média de quatro anos. Só pode trabalhar como farmacêutico quem possui diploma superior neste curso, o que já ajuda a garantir a empregabilidade para egressos desta área.

Saiba tudo sobre Curso de Farmácia

As redes de farmácia estão espalhadas pelas cidades e não ficam mais restritas ao centro. E como toda farmácia precisa ter um farmacêutico responsável, aumentaram as oportunidades para esta área.

Além disso, muitos egressos buscam empregos na indústria, onde podem atuar com pesquisa e supervisão da fabricação de remédios e produtos relacionados.

5. Odontologia

Ter um sorriso bonito não é só questão de estética, mas também de saúde. Essa percepção se tornou mais comum e com isso a procura por um dentista também subiu, indo além dos momentos de “dor de dente”.

Saiba tudo sobre o Curso de Odontologia

A faculdade de Odontologia tem duração média de cinco anos e é realizada no formato presencial. É um curso que, assim como a Medicina, possui alguns custos fixos altos para os alunos, tanto nas mensalidades, quanto nos materiais e livros necessários.

6. Fisioterapia

Os cursos da área da Saúde estão com tudo! Quem também anda se dando bem no mercado de trabalho são os fisioterapeutas. Por isso, ele sempre aparece na lista dos mais disputados do vestibular.

Saiba tudo sobre o Curso de Fisioterapia

São necessários quatro anos de curso, em média, para se formar como fisioterapeuta e receber a autorização para atuar na área. Com o diploma em mãos, o profissional poderá atuar em uma clínica própria ou buscar um emprego em um clube esportivo, hospitais, clínicas de recuperação e associações de apoio a pessoas com deficiência.

7. Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto é o profissional responsável por produzir projetos para reformas e construções de espaços, aliando estética, conceitos artísticos, aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais de forma a promover uma circulação e convivência das pessoas de forma agradável.

Saiba tudo sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo

É um curso de bacharelado encontrado apenas no formato presencial, com duração média de cinco anos. Algumas faculdades podem exigir uma prova de habilidade em desenho como parte das etapas do vestibular.

8. Psicologia

O curso de Psicologia possui uma alta empregabilidade pois não resume ao atendimento em clínicas particulares. Atualmente, o psicólogo pode ser contratado por escolas, clubes, atletas, entre outras oportunidades.

Saiba tudo sobre o curso de Psicologia

Para atuar como Psicólogo, é obrigatório obter o diploma neste curso. A duração média deste bacharelado é de cinco anos.

9. Publicidade e Propaganda

Se você se considera criativo e comunicativo, talvez o curso de Publicidade e Propaganda seja ideal para você. É possível encontrá-lo na modalidade presencial ou EaD. Com duração média de quatro anos para se formar, o egresso poderá trabalhar em agências de publicidade ou na área de marketing das empresas.

Saiba tudo sobre o curso de Publicidade e Propaganda

10. Ciências Contábeis/Contabilidade

A profissão de contador também deu um salto nos últimos anos. A modernização das empresas aumentou a demanda por profissionais que conhecem bem o complexo sistema tributário brasileiro, são capazes de elaborar um bom plano financeiro e controlar cada centavo que entra e sai da organização. Hoje, os cargos mais disputados são para:

  • Análise de crédito e risco
  • Planejamento tributário
  • Finanças
  • Controladoria

O curso de Ciências Contábeis está entre os mais procurados por alunos brasileiros. São 360 mil alunos em todo o País estudando presencialmente ou a distância. A graduação dura quatro anos e é fácil de ser encontrada em instituições públicas e privadas.

Onde fazer um curso superior com maior empregabilidade?

Confira algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem os cursos de maior empregabilidade no Brasil atualmente:

E tem mais! Em todas as instituições acima você vai encontrar facilidades como ProUni, FIES, bolsas, descontos, convênios, parcelamentos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

15 cursos que oferecem os melhores salários

Está pensando em seguir alguma dessas carreiras? Conte para a gente qual combina mais com você!