Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Conheça os cursos e faculdades mais procurados!

18 de setembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Cada vez mais brasileiros estão buscando na faculdade a base para a construção de uma carreira. O total de matrículas em cursos superiores ultrapassa os 7,3 milhões e este número vem crescendo, segundo o Censo da Educação Superior divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Este crescimento mostra que a população tem mais acesso ao estudo em universidades e também que a oferta de vagas nestas instituições vem aumentando.

O panorama do ensino superior no Brasil tem sido influenciado também nos últimos anos pelas novas formas de ingresso dos estudantes, especialmente o SiSu e o ProUni, programas que usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.

Atualmente existem mais de 32 mil cursos de graduação no país. Administração é o que tem o maior número de estudantes matriculados: são mais de 830 mil! Mas há ainda outros cursos que se mantêm entre os preferidos dos estudantes.

Conheça os cursos mais procurados do Brasil nas principais formas de ingresso ao ensino superior e as universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem essas graduações!

Os 10 cursos mais procurados do Sisu

O Sisu registra mais de 3 milhões de inscrições por ano, considerando as duas edições. A maior parte delas é para os cursos de Administração, Direito e Medicina. As universidades com maior procura geralmente estão nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Confira o ranking dos 10 cursos mais procurados em edições recentes do Sisu:

  1. Administração
  2. Direito
  3. Pedagogia
  4. Medicina
  5. Educação Física
  6. Ciências Biológicas
  7. Engenharia Civil
  8. Enfermagem
  9. Psicologia
  10. Ciências Contábeis

Os 10 cursos mais procurados do ProUni

O ProUni registra mais de 2,5 milhões de inscrições por ano, em duas edições. O curso de Administração costuma ser o mais procurado, seguido por Direito. Universidades de Minas Gerais e do Rio de Janeiro geralmente ofertam a maior quantidade de bolsas de estudos. Confira a lista dos 10 cursos que registraram maior número de inscrições em edições recentes do ProUni:

  1. Administração
  2. Direito
  3. Pedagogia
  4. Engenharia Civil
  5. Ciências Contábeis
  6. Educação Física
  7. Enfermagem
  8. Psicologia
  9. Fisioterapia
  10. Serviço Social
Fonte: MEC

Veja também:
+ Quem tem direito ao ProUni? Entenda os requisitos!
+ Como fazer inscrição no Prouni? Descubra agora!
+ Prouni: precisa pagar? Descubra agora!

A diferença entre os mais procurados e os mais concorridos

É importante lembrar que a lista dos cursos mais procurados é diferente da lista dos cursos mais concorridos.

Os cursos mais procurados são aqueles que recebem o maior número de inscrições, independentemente do número de vagas disponíveis.

Os mais concorridos são indicados pela relação entre o número de estudantes inscritos e as vagas oferecidas nas universidades.

A concorrência aparece sempre com o número de candidatos que disputam uma única vaga.

Veja também:
+ Cursos Técnicos: Lista dos melhores técnicos que existem!

Os cursos mais procurados nas diferentes formas de ingresso

Para entender melhor este ranking é importante você saber que as universidades brasileiras oferecem aos estudantes três principais formas de ingresso:

  • Vestibular tradicional
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
  • Programa Universidade para Todos (ProUni)

No vestibular, os candidatos passam por provas e são classificados pela melhor nota. É difícil levantar quais os cursos mais procurados nos vestibulares de forma geral, pois cada universidade tem sua contagem individual e a procura depende muito da oferta de cursos e da reputação daquela graduação no mercado. Não existe uma estatística que considere todas elas.

Muitas universidades vêm trocando o vestibular pelo Sisu, um programa do Governo Federal que oferece vagas em cursos de universidades públicas. O critério de seleção é a nota alcançada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior. Podem participar os estudantes que tiverem obtido nota maior do que zero na redação. A maioria das instituições públicas de ensino está usando o Sisu como forma de ingresso. Veja alguns exemplos:

Nas universidades privadas, a principal alternativa ao vestibular é o ProUni, outra iniciativa do Governo Federal. Seu objetivo é conceder bolsas de estudos parciais e integrais a estudantes de baixa renda. A classificação é determinada pelo desempenho no Enem, que deve ser de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. É preciso comprovar ainda renda familiar de até 3 (três) salários mínimos por pessoa. Veja alguns exemplos de universidades privadas que utilizam o ProUni:

Veja também:
+ Como entrar no ProUni com a nota do Enem

Você pretende ingressar em algum dos cursos mais procurados do Brasil? Qual deles? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.