Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Sisu

Sisu é a mesma coisa que Enem?

26 de dezembro de 2015
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram criados pelo Governo Federal e dão acesso ao ensino superior no País, mas são bem diferentes.

O Enem nasceu primeiro, com o objetivo principal de avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. A nota do Exame é hoje critério para ter acesso a grande parte das vagas na rede de ensino superior no Brasil, tanto em universidades públicas como em particulares, além de ser usado para conseguir bolsas de estudo e financiamento estudantil.

O Sisu foi criado para selecionar estudantes para universidades públicas e usa a nota do Enem como critério de classificação.

Entenda melhor como funcionam e quais os objetivos do Sisu e do Enem!

O Sisu

O Sisu não é uma prova, e sim um sistema informatizado de seleção. No período de inscrições é possível consultar as universidades públicas participantes e os cursos disponíveis. O cadastro é gratuito e deve ser feito somente pela internet.

Para participar você deve informar o número de inscrição e a senha do Enem do ano imediatamente anterior. O sistema busca automaticamente o seu resultado no Exame e faz a sua classificação entre os candidatos que buscam uma vaga no mesmo curso (na mesma universidade, turno e modalidade de concorrência – cotas ou não). A pontuação nas provas do Enem é que vai determinar a classificação dos candidatos.

O sistema é voltado apenas a cursos superiores de universidades públicas. Não esqueça: ele acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.

A primeira edição do Sisu foi realizada em 2010. A cada ano, mais universidades passam a utilizar o sistema como processo seletivo. Muitas já aboliram totalmente o vestibular e passaram a utilizá-lo como única forma de ingresso de novos alunos.

Como se inscrever no Sisu

O sistema é aberto a todos os estudantes que tiverem feito o Enem no ano imediatamente anterior, sem zerar na redação. Não é preciso comprovar renda para se inscrever. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no portal do programa. Você vai precisar:

  1. Acessar o portal do Sisu.
  2. Digitar seu número de inscrição e senha do Enem.
  3. Confirmar os dados que aparecem na tela.
  4. Escolher a primeira opção de curso. Para isso, faça uma busca pelas vagas disponíveis e clique no curso escolhido para a primeira opção.
  5. Definir a modalidade de concorrência: ações afirmativas (cotas) ou ampla concorrência.
  6. Escolher a segunda opção de curso e a modalidade de concorrência.
  7. Confirmar os dados da inscrição. Verifique a lista de documentos que devem ser apresentados em caso de classificação e clique no botão “Confirmar minha inscrição”.

É possível alterar as opções de cursos enquanto durarem as inscrições do Sisu. O sistema sempre vai considerar a escolha mais recente que você salvou.

O Enem

O Enem é uma prova que acontece uma vez por ano, de forma simultânea, em todo o País. O Exame foi criado pelo Governo Federal em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos em diferentes áreas do conhecimento ao concluírem o ensino médio.

Em 2009 o Enem foi reformulado. A nota do Exame ganhou um peso muito maior e passou a servir também para concorrer a vagas no ensino superior!

Atualmente os pontos obtidos no Enem podem ser usados para conquistar uma vaga em universidades públicas e privadas sem prestar vestibular, conseguir uma bolsa de estudos em universidade particular, obter financiamento para curso superior e para comprovar a conclusão do ensino médio. Em algumas instituições a pontuação do Enem serve também como complemento da nota do vestibular.

O Exame é composto por uma redação e quatro provas objetivas:

  1. Ciências Humanas e suas Tecnologias
  2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  4. Matemática e suas Tecnologias

Muitas universidades aboliram o vestibular e adotaram formas de ingresso que utilizam a nota do Enem como base para classificação. Por isso, cada vez mais estudantes têm participado do Exame.

Veja também:

+ Entenda de vez como funciona a prova do ENEM

Como se inscrever no Enem

Qualquer pessoa que tenha feito o ensino médio pode fazer o Enem. O Exame não precisa ser realizado imediatamente após o término dos estudos. Você pode prestar o exame mais tarde.

Também podem participar pessoas que não tiveram oportunidade de cursar o ensino médio em uma escola regular e pretendem utilizar o exame para conseguir o certificado. Nestes casos é preciso ter idade mínima de 18 anos.

Para participar é preciso fazer a inscrição na página do Enem http://enem.inep.gov.br/. O site conta com uma explicação passo a passo para orientar o processo.

Veja também

Sisu – Perguntas e Respostas

Ficou mais clara a diferença entre o Sisu e o Enem? Vai participar de algum deles? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.