Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Tem FIES para Administração?

24 de janeiro de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Administração é um dos cursos mais procurados em todo o País. Hoje, só perde para Direito em número de alunos matriculados. Apesar da grande quantidade de faculdades que oferecem a graduação em Administração, a procura continua alta e muitos acabam ficando sem vaga.

As instituições públicas não comportam tantos alunos interessados e nas particulares o desafio é outro: conseguir pagar as mensalidades sem estourar o orçamento!

É muito comum estudantes de universidades particulares buscarem algum tipo de auxílio financeiro para ajudar com as despesas. A boa notícia é que o FIES concede financiamentos estudantis para o curso de Administração!

Se você ficou interessado, saiba como conseguir este benefício com o guia a seguir!

Quando acontece o FIES para Administração?

O FIES abre processo seletivo duas vezes ao ano. É sempre no início de cada semestre, mas as datas variam. O Ministério da Educação (MEC) divulga o cronograma juntamente com o edital. Acompanhe as notícias no site do MEC para não perder a seleção!

Geralmente o FIES acontece depois de encerrados os processos seletivos do Sisu e do ProUni.

Quem pode tentar o FIES para Administração?

Para se inscrever no FIES é obrigatório ter feito o Enem. Mas não precisa ser o do último ano, vale qualquer edição a partir de 2010. O desempenho mínimo exigido é de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Além disso, existe um requisito de renda: o candidato precisa ter renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

Como se inscrever no FIES para Administração?

A inscrição no FIES acontece pela internet e é totalmente gratuita. Se você atende aos requisitos acima, veja como concorrer ao financiamento:

  1. Durante o período de inscrição, entre no site oficial do FIES Seleção.

  2. Informe todos os dados solicitados e aguarde o recebimento do e-mail de confirmação.
  3. Confira a caixa de entrada de seu e-mail e abra o e-mail do FIES para ativar sua inscrição.
  4. Volte ao site do FIES e escolha o financiamento para Administração na universidade que desejar.
  5. Continue seguindo as instruções do sistema até confirmar sua inscrição.

Alguns dias depois de terminado o período de inscrição será divulgado o resultado da seleção. Se você foi um dos aprovados, fique atento! Para garantir a vaga é preciso fazer mais alguns procedimentos.

Uma nova inscrição deve ser realizada, desta vez no site do SisFIES. Depois de preencher todas as informações solicitadas, reúna os documentos exigidos pela universidade e entregue-os na secretaria do curso.

Para finalizar o processo e fazer o contrato do financiamento é necessário ir até a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal (a mesma que foi indicada na inscrição do SisFIES).

Consulte o cronograma divulgado pelo FIES, pois cada um destes procedimentos tem uma data-limite para ser realizado!

Como é a seleção do FIES para Administração?

O FIES foi criado com o objetivo de ajudar estudantes de baixa renda a pagar uma faculdade particular. Desde então, as regras para conseguir um financiamento sofreram algumas alterações. Em 2015 houve uma reformulação radical que reduziu bastante o número de vagas e impôs mais restrições.

Uma das mudanças diz respeito à distribuição de vagas. O Governo Federal priorizou algumas áreas do conhecimento, reservando 70% do total de financiamentos para cursos nas áreas da Saúde, Engenharias e Formação de Professores.

O curso de Administração não pertence a estas áreas, mas as chances de conseguir o FIES aumentam para quem mora em regiões mais carentes. Um dos fatores considerados é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada microrregião. As regiões com IDH baixo e com grande demanda por ensino superior recebem mais financiamentos.

Quais as vantagens do FIES?

Com o FIES é possível financiar as mensalidades do curso e começar a pagar a dívida somente depois de um ano e meio de formado. O estudante tem até três vezes a duração do curso para quitar a dívida, que é suavizada em prestações mensais.

Os juros são considerados abaixo dos praticados pelo mercado e durante a faculdade o único compromisso do estudante é pagar um valor acessível referente a estas taxas.

Universidades que participam do FIES e têm o curso de Administração

A cada nova edição do FIES a lista de universidades participantes e a quantidade de financiamentos por curso podem mudar. Para saber exatamente quais as vagas disponíveis, é preciso consultar o site do FIES durante o período de inscrição.

O financiamento só é concedido para cursos reconhecidos pelo MEC e com boa avaliação. Ou seja, quem consegue uma vaga pelo FIES tem a certeza de fazer uma graduação de qualidade.

Veja algumas universidades que costumam participar do FIES e que têm o curso de Administração:

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Você vai tentar o FIES para Administração? Deixe seu comentário dizendo em qual universidade pretende estudar!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.