Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Fies 2024: MEC libera edital do Fundo de Financiamento Estudantil

7 de março de 2024
Na imagem com fundo rosa escuro, temos o logo do Fies em azul-marinho a frente. E embaixo, em um retângulo verde, lê-se: "Edital do Fies 2024 é divulgado"
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Nesta quinta-feira (7), o Ministério da Educação (MEC) liberou no Diário oficial da União (DOU) o edital do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2024.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Confira as informações essenciais sobre essa edição do Fies, desde quem pode participar, como se inscrever e as principais datas do processo seletivo.

Veja também:
+ Preciso de fiador para o FIES? Descubra!

+ Como se inscrever no Fies? Passo a passo!


Fies 2024: confira detalhes do edital

Segundo o edital, as inscrições para o Fies 2024 devem acontecer entre os dias 12 e 15 de março, conforme o horário de Brasília.

Alguns dos principais pontos citados no edital foram:

  • o candidato deve realizar sua inscrição pelo portal de acesso único do Fies, utilizando seu login .gov

  • Pode participar do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições prevista neste Edital, e tenha obtido média igual ou superior a 450 pontos, e nota na prova de redação superior a 0 (zero). E ele não pode ter realizado o exame como treineiro.

  • Além da condição acima, o candidato deve possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Você pode conferir o edital na íntegra clicando aqui.

Principais datas do Fies 2024

Depois dos atrasados explicados pelo Ministro da Eucação, Camilo Snatana, que derivaram das mudanças ocasionadas no Fies, as principais datas foram divulgados no edital. Confira:

  • Inscrições: 12 a 18 de março de 2024
  • Resultado da chamada regular (pré-seleção): 21 de março de 2024
  • Período para complementar a inscrição: 22 a 26 de março de 2024
  • Convocação da lista de espera pelas universidades: 28 de março a 30 de abril de 2024



Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Mudanças no Fies

Em fevereiro de 2024, foi instituído o Fies Social, que seria uma nova modalidade do Fies. Segundo o portal oficial do MEC, a nova opção “se destina ao atendimento das necessidades de estudantes de baixa renda”.

Essa versão tem o objetivo principal de oferecer melhores condições para a obtenção do Fies, como a reserva de 50% das vagas, em cada edição do dos processos seletivos do programa e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais para os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo”.

Nesse caso, além de ter participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 em diante, o candidato também precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.


O que é o Fies e como funciona?

Logo oficial do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do Governo Federal destinada a financiar a educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

Com o FIES, os estudantes têm a oportunidade de cursar uma graduação sem a necessidade de arcar imediatamente com as mensalidades, proporcionando uma solução viável para aqueles que sonham com o ensino superior mas se veem limitados por barreiras financeiras.

O funcionamento do FIES é direcionado a estudantes que se enquadram em certos requisitos de renda e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com uma pontuação mínima estabelecida pelo programa.

O processo seletivo ocorre periodicamente, normalmente, no início dos semestres de cada ano, e os interessados devem ficar atentos aos prazos e condições divulgados no site oficial do FIES.

Saiba mais:
+ Posso fazer FIES com nome sujo?

+ Quem tem FIES pode fazer Sisu?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.