Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Quanto preciso tirar no Enem para passar em Medicina

4 de janeiro de 2019
fotografia de uma estudante de medicina preocupada, com uma das mãos na cabeça e outra segurando pastas com anotações e laudos médicos. o fundo da foto é amarelo e a estudante está vestindo um uniforme verde-água.
Imagem do autor
Escrito porRedação

Medicina é o curso mais concorrido do país em várias faculdades a disputa ultrapassa os 100 candidatos por vaga. O vestibular de Medicina está no imaginário coletivo como algo dificílimo não é difícil ter ouvido falar de alguém que tenha estudado por vários anos até conseguir a tão sonhada vaga na faculdade.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

O bom é que dá para entrar em Medicina usando apenas a nota do Enem. Veja a seguir quais são os processos seletivos de Medicina que usam o desempenho no Enem e conheça a nota necessária para ser aprovado em cada um deles.

Veja também:
+ Grade curricular de Medicina
+ Quanto tempo dura o curso de Medicina?
+ Quando sai o resultado do Enem 2023 e como consultar



Como usar o Enem para entrar em Medicina?

Separamos três processos seletivos de âmbito nacional que usam a nota do Enem para classificar estudantes de Medicina. Confira:

1. Sisu – Sistema de Seleção Unificada

O Sisu oferece vagas em mais de cem universidades públicas de todo o Brasil. Para se candidatar, é necessário ter feito a edição mais recente do exame e não ter zerado a redação.



2. ProUni – Programa Universidade para Todos

O ProUni concede bolsas integrais e parciais a quem não tem condições de bancar uma faculdade. Para se candidatar, é necessário cumprir os seguintes critérios:

  • Não ter diploma de nível superior;
  • Ter renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Apresentar desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas da edição mais recente do Enem, sem ter zerado a redação.

Além disso, é preciso se enquadrar em alguma das condições a seguir:

  • Ter feito o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral;
  • Ser deficiente;
  • Ser professor da rede pública.



3. FIES – Fundo de Financiamento Estudantil

O FIES também é um programa criado pelo governo federal destinado a estudantes de baixa renda. No entanto, não é uma bolsa de estudos como o ProUni, e sim um financiamento estudantil como o próprio nome diz.

Com o FIES, o governo paga parte da mensalidade do estudante diretamente para a faculdade. A dívida só começa a ser cobrada depois da formatura.

Para se candidatar ao FIES, o estudante também deve atender a algumas exigências:

  • Apresentar pelo menos 450 pontos na média das provas de qualquer edição do Enem a partir de 2010, sem ter zerado a redação;
  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até 5 salários mínimos por pessoa.

Saiba mais:
+ Sisu Medicina: confira quais as notas de corte
+ Como funciona o FIES para Medicina? Confira as regras!
+ FIES: Veja a pontuação mínima do Enem para participar!


Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina pelo Sisu

A pontuação média necessária para ser aprovado em Medicina no Enem através do Sisu é atualmente de 825 pontos. A nota mais alta alcançada é de 920 pontos, enquanto a menor nota é de 772 pontos.

Para conseguir passar em Medicina pelo Sisu é preciso mergulhar de cabeça nos livros. Há concorrentes que estudam anos para conseguir um lugar ao sol. Portanto, quanto mais preparado você estiver, mais chances terá de encarar essa galera de frente!

Fique atento à forma como as universidades trabalham com o Sisu: há instituições que usam o Sisu para todas as vagas, outras disponibilizam somente parte das vagas pelo sistema.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina pelo ProUni

Nas últimas edições do ProUni, a menor nota de corte para Medicina ficou em torno de 701 e a maior, em 825. Para darmos um exemplo de uma nota média, a Universidade de Franca (UNIFRAN) exigiu pelo menos 726 pontos de seus candidatos.

A nota de corte se baseia em algumas variáveis, e é por isso que cada faculdade tem a sua. Depende da instituição de ensino, do campus, do turno e da modalidade de concorrência (cotas ou não).

Uma faculdade mais renomada pode exigir mais, assim como a nota pode subir ou descer de acordo com a quantidade e a qualidade dos candidatos que disputam a mesma vaga.

Quanto precisa tirar no Enem para financiar o curso de Medicina pelo FIES?

Nas edições mais recentes, a menor nota de corte para Medicina no FIES ficou em 702. A maior ficou em torno de 786. Para exemplificar uma faculdade que exige uma nota considerada média para Medicina, temos o Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, que pediu 723 pontos.

No FIES, a nota de corte também depende das variáveis que mencionamos no tópico anterior, o que justifica a oscilação entre uma instituição de ensino para a outra.

Dá para entrar em Medicina por ingresso direto?

O vestibular ainda é o processo seletivo mais comum no caso de Medicina.

Algumas poucas instituições aceitam a nota do Enem em substituição ao vestibular. Nesse caso, basta o aluno apresentar a pontuação e, se estiver dentro da nota de corte estabelecida pela faculdade, estará aprovado.

Outras trabalham com a nota do Enem, mas apenas como substituição à primeira fase do vestibular. Nesse caso, se aprovado, o aluno ainda deverá fazer a segunda parte normalmente, como todos os candidatos.

Há ainda aquelas que usam a nota do Enem como bônus. Ou seja, o aluno recebe uns pontinhos extras no vestibular de acordo com a sua performance na prova.

Em todos os casos, para saber se você vai poder usar sua nota do Enem para entrar em Medicina, aconselhamos que você consulte a faculdade de sua escolha. Cada instituição de ensino tem autonomia para definir suas políticas de ingresso.

Onde estudar Medicina com a nota do Enem

Medicina é um enorme investimento de tempo, esforço, estudo e dinheiro. Sendo assim, é natural que você procure um curso de qualidade e reconhecimento do mercado de trabalho.

As faculdades a seguir oferecem o curso de Medicina em suas grades e todas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Isso significa que você pode dormir tranquilo quanto à validade do diploma e às suas chances de obter um bom emprego.

Além disso, esse aval do MEC permite que essas instituições de ensino participem do ProUni e do FIES, o que é de grande ajuda para quem anda com a grana curta para bancar um curso que pode ser tão caro. Há também oferta de descontos, bolsas de estudo e financiamentos privados. Confira:

Leia mais:
+ Qual a diferença entre Enfermagem e Medicina?
+ Conheça todas as áreas da Medicina
+ Quanto custa uma faculdade de medicina particular?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.