Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Qual a diferença entre Enfermagem e Medicina?

15 de agosto de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

O desejo de começar uma carreira na saúde traz dúvidas especialmente para entender a diferença entre Enfermagem e Medicina.

O interesse pelos cursos é algo que move milhões de jovens em todo o país, tanto é, que ambos estão entre os 20 maiores do Brasil em número de matrículas na graduação, de acordo com o Censo da Educação Superior, pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Em 2020, a Enfermagem ocupava a terceira colocação, com 334.779 alunos matriculados, enquanto na Medicina havia 204.279 pessoas fazendo o curso. Se considerar os vestibulandos que ainda não foram aprovados, esses números poderiam ser ainda maiores. 

Um dos fatores que justificam as elevadas taxas de interesse, é o alto índice de empregabilidade para quem opta por seguir essas formações. 

Apesar das duas profissões serem semelhantes e ambas trabalharem juntas em clínicas e hospitais, existem algumas diferença entre enfermagem e medicina. E é isto que vamos te explicar neste artigo!

Veja também:
+ Cursos na área da saúde: veja a lista completa!

Enfermagem

Se você tem dúvida sobre a diferença entre enfermagem e medicina, saiba que o primeiro curso apresenta uma carreira que se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. Confira um pouco de como é fazer enfermagem.

Como é o curso de Enfermagem?

Com duração de 5 anos, no Brasil, ele é ofertado tanto de maneira presencial quanto a distância, e em duas habilitações: licenciatura e bacharelado. 

Embora os cursos que formam bacharéis sejam a maioria, existem faculdades que formam profissionais com a dupla titulação. 

Durante a faculdade, o aluno aprende a atuar na proteção, promoção e recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças dos pacientes. 

Já no início do curso, o estudante entra em contato com disciplinas básicas da área da saúde, como anatomia, fisiologia, farmacologia e biologia. Elas, são essenciais para que o futuro profissional possa conhecer o corpo humano como um todo, e não apenas as doenças que os afetam. 

Apesar de, em um primeiro momento, os alunos apenas observarem o serviço prestado pelos enfermeiros aos pacientes, já  a partir do segundo ano, eles podem realizar estágios, tendo contato direto com os pacientes, aferindo pressão, punção venosa, dentre outras atividades, sempre sob a supervisão de um professor.

Leia mais: Quais as diferenças entre técnico de enfermagem e enfermeiro?

Medicina

Uma das perguntas clássicas sobre a diferença entre enfermagem e medicina é em relação às diferentes carreiras que o segundo curso pode oferecer. Bom, é importante que você saiba que a formação em Medicina tem como seu principal objeto de estudo a saúde humana. Aqui, separamos mais alguns detalhes importantes para você saber.

Como é o curso de Medicina?

Com duração de 6 anos, o curso de medicina é responsável por abordar a natureza e causa das doenças humanas, a cura, prevenção e tratamentos das mesmas. 

As aulas da graduação são presenciais e em período integral, com cargas de estudo bastante intensas.

Durante a faculdade, a grade curricular é dividida nos ciclos básico, clínico e internato. Nela, o graduando tem disciplinas como parasitologia, citologia, imunologia e bioquímica, até mesmo áreas mais específicas relativas a genética, reprodução humana, psicologia médica e saúde da criança e do adolescente.

Leia mais: Veja se é possível usar o FIES para o curso de Medicina

Existe aproveitamento de disciplinas de enfermagem para medicina?

Outra dúvida bem comum na diferença entre enfermagem e medicina é se existe algum tipo de aproveitamento de disciplinas se você migrar de um curso para o outro. E a resposta é sim: no começo da faculdade, a grade curricular dos dois cursos são bem parecidas, abarcando disciplinas que envolvem biologia, anatomia, citologia e farmacologia.

O que o Enfermeiro faz que o Médico não faz?

Uma das perguntas mais feitas em relação à diferença entre enfermagem e medicina é sobre a atuação do profissional. Depois de passar pelo médico, o enfermeiro é responsável por acompanhar o paciente durante o tratamento, buscando com que as prescrições médicas sejam cumpridas. Então, enquanto o trabalho do médico é o diagnóstico, tratamento e cura das doenças, o do enfermeiro é de cuidar para que o paciente se recupere da melhor forma, trabalhando em sua reabilitação.

Quem ganha mais: Enfermeiro ou Médico?

É certo que o vestibular para entrar em Enfermagem é menos concorrido, no entanto, sua remuneração média profissional é inferior ao dos médicos.

No último dia 04 de agosto, o presidente sancionou a Lei nº 2564/20, que estabelece o piso nacional salarial para o profissional de enfermagem. 

De acordo com o texto, os graduados contratados por empresas públicas e privadas deverão receber um valor mínimo de R$4.750,00 para jornadas de trabalho de 30 horas semanais.

Enquanto isso, um Médico Clínico ganha em média R$8.097,48 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 24 horas semanais.

Esse levantamento foi realizado pelo portal Salario.com.br junto a dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED 2022), eSocial e Empregador Web do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que avaliou um total de 25.477 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas entre julho de 2021 a junho de 2022.

Leia também: Conheça todas as áreas da Medicina

Por fim, como saber qual é a diferença entre Enfermagem e Medicina?

Depois de todo esse compilado de informações, é chegada a hora de ponderar tudo sobre a diferença entre Enfermagem e Medicina.

Enquanto o aluno de Enfermagem pode vir a se formar em 5 anos, com cursos que podem ser de turno integral ou parcial a depender da faculdade escolhida, o que possibilitaria conciliar estudo com trabalho, quem faz Medicina, demora no mínimo 6 anos para diplomar-se tendo aulas em período integral.

É certo que o salário do enfermeiro é menor, mas qual seu objetivo? Atuar na cura, prevenção e tratamentos de doenças ou você gosta mais de lidar com os pacientes e na sua reabilitação.

Se o seu propósito for mesmo o de ser médico, apesar da eliminação de disciplinas do ciclo básico para uma futura graduação na área, a entrada no curso de Enfermagem pode te frustrar, pois vai adiar o seu sonho. Logo, com muita pesquisa, ponderação e discernimento, esta é uma decisão que cabe exclusivamente a você.

Onde estudar?

Chegou até aqui, já sabendo o que vai fazer e tá precisando só de uma forcinha porque ainda não escolheu onde estudar? Fique tranquilo! A gente te ajuda nessa missão. Abaixo, apresentamos excelentes universidades, reconhecidas e certificadas pelo Ministério da Educação (MEC), onde você pode iniciar sua carreira na Enfermagem ou Medicina:

Caso você tenha dúvidas de qual é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

E aí? Conta aqui pra gente nos comentários qual dessas profissões tem mais a sua cara e você escolheu para salvar a vida de muita gente.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.