Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Português

Referências em um texto

16 de outubro de 2007
O que são referências em um texto? - Mundo Vestibular
Imagem do autor
Escrito porRedação

Para preencher uma boa redação é necessário conhecer algumas técnicas argumentativas que te ajudam a deixar o texto mais robusto e conciso. Utilizar referência em um texto é uma dessas táticas que dão um “plus” na nota e, se forem feitas da forma correta, deixam qualquer corretor impressionado com o conteúdo mais completo da dissertação.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Entenda a seguir tudo sobre as referências em um texto, exemplos de citações e como fazê-las. Além disso, temos dicas extras para você arrasar na sua redação!

O que são referências em um texto?

As referências em um texto são as indicações de onde você tirou uma ideia que não pertence a você. É uma forma de demonstrar repertório técnico e cultural sobre o assunto que o texto pede.

Engana-se quem pensa que as referências e citações só podem ser feitas quando são expressas por algum teórico no assunto. Você pode fazer referências a um filme, a uma obra de arte, a um discurso, a uma música, a um poema, entre outros tipos de alusões que estejam conectadas com o tema da redação.

Por que devo usar referências no texto?

Se você já possui algum conhecimento sobre o tema, não há problema algum em usar referências em seu texto. As referências são importantes ferramentas que podem exemplificar de forma clara aquilo que você está querendo transmitir.

O que não fazer quando usar referências

Procure não exagerar e transformar sua redação em uma fonte de referências; uma ou no máximo duas referências, já são mais que suficientes em um texto. 

Não use referências longas. Se a pessoa que está lendo seu texto quiser saber mais sobre o tema, ela poderá pesquisar posteriormente. A referência é a pimenta de uma redação, não faz falta e em excesso pode arruinar o texto todo, mas um pouco nunca faz mal.

Só cite uma referência se você tiver absoluta certeza que ela está correta, referências incorretas ou imprecisas podem prejudicar a avaliação de seu texto.

Nunca escreva:

“Como disse aquele importante filósofo uma vez…”.

“Os juros elevados que chegaram a 30 ou 40%…”.

Você percebe como as duas frases deixam a impressão que você está inventando os dados ou simplesmente não sabe do que está falando? Isso é bastante perigoso.

Não pense que referências são essenciais ou ao menos necessárias em um texto, o examinador jamais irá valorizar uma redação somente por causa delas, e provavelmente não irá se importar se elas estiverem ausentes.

Só é aconselhável o uso de referências quando estas puderem acrescentar algo ao texto e estiverem corretas e precisas.

Exemplos de referências em um texto

1 – Os registros indicam que o tempo de produção para um único veículo Ford Modelo T foi reduzido de 12 horas e 28 minutos para 1 hora e 33 minutos.

2 – Pannabecker afirma que “a noção de impactos tecnológicos é de simples compreensão”.

São dois exemplos diferentes, certo? Vamos explicá-las no próximo tópico.

Leia também: Dicas para uma ótima redação dissertativa e argumentativa 

Quais tipos de citações podem ser feitas e como fazê-las?

Há algumas possibilidades para incluir uma citação em seu texto. Confira a seguir.

Citações explícitas

As citações explícitas aparecem quando se percebe a voz do outro, ou seja, quem fala. É o discurso direto. Nesse caso, utiliza-se o recurso das aspas (“) e travessão (-). 

Ao utilizar o discurso direto, você mantém a fidelidade das palavras contidas no texto original. 

Exemplo de citação explícita ou direta

Sigmund Freud disse que “o ego não é o senhor da sua própria casa”, portanto…

Parafrasear

Outra possibilidade para citar a fala de uma pessoa é parafrasear as palavras do autor citado. É a melhor forma de citação quando você não lembra exatamente quais foram as palavras ditas por alguém, mas sabe explicar em detalhes o que a pessoa disse.

O importante é não se esquecer jamais de referenciar quem você está citando, mesmo em paráfrase. Caso contrário, seu texto poderá ser considerado plágio e sua nota será zero.

Exemplo:

Texto original:

“O mundo precisa de um Conselho de Segurança que venha a refletir a realidade contemporânea; um Conselho que incorpore novos membros permanentes e não-permanentes, em especial representantes dos países em desenvolvimento. O Brasil está pronto a assumir suas responsabilidades como membro permanente do Conselho. Vivemos em paz com nossos vizinhos há mais de 140 anos. Temos promovido com eles bem-sucedidos processos de integração e de cooperação. Abdicamos, por compromisso constitucional, do uso da energia nuclear para fins que não sejam pacíficos. Tenho orgulho de dizer que o Brasil é um vetor de paz, estabilidade e prosperidade em sua região, e até mesmo fora dela.” – Discurso da Presidente Dilma na Assembleia Geral da ONU (2011)

Exemplo de Paráfrase
Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU em 2011, a presidente Dilma Rousseff defendeu a ideia de que o Brasil passasse a ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança, já que, na visão da líder brasileira, o órgão deveria representar melhor a conjuntura contemporânea mundial, com novos membros permanentes e não-permanentes, incluindo países em desenvolvimento. Dilma também citou os compromissos do Brasil com o uso pacífico da energia nuclear e a posição de liderança e estabilidade do nosso país diante dos vizinhos sul americanos.

Existem outros tipos de paráfrase nas expressões artísticas, como em quadros, esculturas e poemas.

Leia mais: Tudo sobre paráfrase

Dicas extras para melhorar a redação

Não pense que uma nota 10 na redação é impossível. A argumentação e a organização de ideias são técnicas que podem ser praticadas e melhoradas por você.

O que são referências em um texto? - Mundo Vestibular

Entenda que tudo leva um certo tempo para acontecer. Dificilmente será na segunda, terceira ou quarta redação que você estará um craque da escrita. Busque o apoio de um bom professor da área e converse com ele sobre suas redações. Seguindo algumas das nossas dicas abaixo você vai perceber aos poucos como a sua escrita vai melhorar!

Pratique sua escrita e argumentação

A prática leva a perfeição. Esta máxima vale também para sua redação. É impossível escrever bem sem escrever regularmente. Um bom texto exige muito tempo de prática e paciência.

Você pode melhorar sua escrita, como qualquer outra habilidade, através da prática. É claro que talvez você já tenha que escrever bastante em suas aulas de redação e português, mas você poderia tentar escrever algo extra toda semana para praticar e aprimorar seus textos.

Não pense que para praticar sua redação você precisa fazer todas as últimas redações da Fuvest e Unicamp desde 1980. Comece escrevendo textos simples sobre coisas que você gosta.

Escreva de forma legível

Você pode até estar prestando vestibular para medicina, mas não tente escrever sua redação com “letra de médico”. O examinador não é obrigado a entender sua caligrafia, ele tem muitas redações para corrigir e não pode gastar duas horas corrigindo a sua.

Não é necessário que você tenha a caligrafia de um escritor de convites de casamento, mas é recomendável que ela seja ao menos compreensiva para todos. Se você prefere escrever em letra de forma, não se esqueça de diferenciar bem as maiúsculas das minúsculas, pois confundi-las pode fazê-lo perder pontos em sua redação.

Assim como uma boa caligrafia, sua redação deve estar limpa, sem muitas correções e rabiscos. Tome cuidado também com a formatação, use a mesma distância para todos os parágrafos e procure não ultrapassar a margem.

Esteja por dentro dos assuntos em alta e pautas históricas

A maioria dos temas nas redações de grandes vestibulares e do Enem pedem ao estudante que faça uma dissertação sobre temas que foram discutidos nos últimos meses ou situações estruturais crônicas do Brasil ou questões que extrapolam as fronteiras dos países, como preconceito, desigualdade social etc.

Não tem jeito: em ano de vestibular você precisa ler, ouvir e assistir todo tipo de conteúdo informativo que conseguir. É onde você vai buscar pessoas que são referência na área e que sabem sobre o que estão falando, fugindo de opiniões rasas e superficiais.

Confira também: Conheças algumas Dicas e Técnicas essenciais para Redação 

Faculdades com bolsa para entrar com a nota do Enem

Se você está estudando para algum vestibular ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já sabe a importância da nota na redação para conseguir um bom resultado e conquistar a tão sonhada vaga no Ensino Superior.

Neste texto, você acabou de ver como as referências te ajudam a escrever um texto mais completo, que mostre que você não está tirando as ideias de sua cabeça e não dando argumentos facilmente derrubáveis.

Depois que você arrasar no Enem, é hora de escolher sua faculdade. Mas você não precisa deixar isso para última hora. Que tal conhecer agora mesmo as opções mais interessantes perto de você?

Selecionamos algumas instituições de Ensino Superior com ampla presença em todo o Brasil, tanto na modalidade presencial quanto EaD, para você dar uma espiada nos cursos que possam te interessar.

Ah, e tem um bônus! Pelos links dessa lista, você pode conseguir uma bolsa com até 80% de desconto na mensalidade. Não perca:

Leia também: 
Impresso ou Imprimido? Qual é o jeito certo? Descubra! 
Redação nota 1000 no Enem: Saiba como fazer uma dessas

Você pretende usar citações na sua redação? Conte pra gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.