Como contratar o FIES
O primeiro desafio para quem busca um financiamento estudantil do Governo Federal – o FIES – é conseguir passar pelo concorrido processo seletivo.
Superada a etapa mais difícil, é hora de seguir com os procedimentos de contratação do FIES. Neste momento, acredite se quiser, muita gente perde os prazos ou não consegue apresentar a documentação necessária e acaba tendo a vaga cancelada.
O FIES garante que milhares alunos de baixa renda possam fazer um curso superior numa faculdade particular. A vantagem é que a dívida só começa a ser paga depois que o aluno se forma. O prazo para quitar as parcelas é de vários anos e depende da duração do curso financiado.
Se você tem interesse em obter o FIES, fique ligado na forma de participar do processo seletivo, conseguir vaga no curso desejado e, principalmente, como contratar o financiamento estudantil!
Quem pode solicitar o FIES?
O FIES está disponível a qualquer pessoa que atenda aos seguintes critérios:
• Apresente um desempenho mínimo de 450 pontos e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Enem a partir de 2010.
• Tenha renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. Esse limite aumentou recentemente (antes era de 2,5), ampliando o número de estudantes que podem pedir o financiamento.
A seleção do FIES usa a nota do Enem para classificar os candidatos e prioriza quem ainda não tenha um diploma de nível superior, mas isso não significa que pessoas já formadas estejam impedidas de participar.
Como é o processo seletivo do FIES?
Desde que mudou a forma de escolher os candidatos, em 2015, houve também uma queda no número de financiamentos e isso fez subir bastante a concorrência.
Agora está bem mais difícil conseguir o FIES. Os candidatos devem participar de um processo seletivo semestral nos moldes do Sisu e do ProUni, inclusive com nota de corte.
Tudo é feito pela internet, no site oficial do FIES.
Os candidatos que tiverem as notas mais altas no Enem conseguem vaga. Para cursos como Medicina, Direito, Engenharia e Odontologia a nota mínima para entrar pode ser acima dos 700 pontos.
Durante o processo seletivo, o candidato pode ir acompanhando a evolução da nota de corte e mudar suas opções de curso, instituição ou turno, se for necessário.
A lista dos pré-selecionados é divulgada logo depois do encerramento do período de seleção, junto com a relação da pessoas que ficaram em lista de espera.
Como contratar o FIES?
Quem é pré-selecionado no FIES deve se organizar para cumprir os prazos da contratação do financiamento. O processo é feito parte pela internet e parte presencialmente.
Funciona assim:
•1. Logo após a divulgação dos resultados, o candidato tem um prazo para acessar o SisFIES e fornecer as informações necessárias. Esse é o primeiro passo para a contratação do FIES.
2. Depois, as informações devem ser validadas pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade. Confira o prazo determinado pelo MEC para a edição do FIES que você participou. Nesta etapa podem ser solicitados mais documentos (veja no tópico abaixo).
3. Se tudo estiver em ordem, o candidato terá outro prazo para comparecer a um agente financeiro do FIES (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil). Nesta etapa ele irá apresentar documentos e assinar o contrato.
Documentos necessários para contratar o FIES
Durante o processo de validação da inscrição, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) pode exigir os seguintes comprovantes:
• Identificação (que pode ser carteira de identidade, habilitação, carteira funcional, identidade militar, registro nacional de estrangeiros, passaporte ou carteira de trabalho)
• Comprovante de residência (que pode ser conta de água, luz, gás ou telefone, contrato de aluguel ou declaração de residência do proprietário do imóvel, declaração de imposto de renda, fatura de cartão de crédito, contracheque, etc.)
• Comprovação de renda de acordo com a atividade exercida, apresentação de contracheques, carteira de trabalho ou extratos bancários
• Cumprimento das solicitações especiais para aposentados, autônomos, profissionais liberais, sócios e dirigentes de empresas
Já no banco, para contratar o financiamento será preciso apresentar o original e a cópia de documentos como:
• Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela CPSA
• Documento de identificação
• CPF próprio e, se for menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal
• Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso
• Comprovante de residência
• Documentação dos fiadores
Fiadores para contratar o FIES
As instituições bancárias que farão o financiamento exigem algumas garantias ao estudante que se inscreve no FIES. É preciso apresentar um fiador para obter o financiamento.
Os bancos geralmente oferecem duas opções:
•1. Fiança convencional: o candidato deve apresentar dois fiadores ao agente financeiro. Eles devem comprovar uma renda mínima estabelecida pelo banco, que varia de acordo com o valor a ser financiado pelo estudante.
2. Fiança solidária: é um grupo de até cinco fiadores composto pelos próprios estudantes selecionados para o FIES. Esse grupo deve ser constituído por alunos da mesma instituição de ensino, matriculados no mesmo local de oferta de cursos. É preciso atender a requisitos que variam de acordo com o valor financiado.
Faculdades que aceitam o FIES
Todo semestre a relação de instituições participantes no FIES muda. Os candidatos só conhecem as faculdades e os cursos com vagas abertas um pouco antes da abertura do processo seletivo.
Para participar do FIES, a instituição de ensino deve obrigatoriamente ter uma boa avaliação junto ao Ministério da Educação. Quanto mais alta é a nota da faculdade no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), mais chances ela tem de aparecer com frequência a cada edição do programa.
Por isso, os candidatos ao FIES podem ficar tranquilos quanto à qualidade das instituições participantes. O investimento será feito num curso reconhecido e bem avaliado pelo MEC!
Conheça algumas instituições com boa avaliação que costumam participar da maioria das edições do FIES:
• Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
• Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
• Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) – em Recife
• Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) – em Fortaleza
• Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) – em Salvador
• Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
• Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
• Universidade de Franca (UNIFRAN)
• Universidade Estácio de Sá (UNESA)
• Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Veja também:
Como usar o FIES para pagar a faculdade
Você já é beneficiário do FIES ou está pensando em concorrer ao financiamento? Conte para a gente nos comentários!
Consulta de vagas Fies 2024: como conferir as disponíveis
Inscrições Fies 2024: confira como se inscrever
Calendário Fies 2024: confiras as principais datas
Fies 2024: MEC libera edital do Fundo de Financiamento Estudantil
Como se inscrever no Fies? Passo a passo!
Fies 2023: resultado está disponível para consulta
Fies: confira as notas de corte dos 10 cursos mais buscados
Fies 2023: inscrições estão abertas
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.