Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Como entrar no Fies com a nota do Enem?

30 de janeiro de 2015
como usar a nota do enem no fies
Imagem do autor
Escrito porRedação

Qual é a conexão entre o Fies e o Enem? Ter um diploma universitário abre portas e pode significar um bom emprego no futuro. No entanto, não é todo mundo que tem condições de pagar uma faculdade, passar para a universidade pública ou conseguir uma bolsa de estudos. Para esses casos, uma solução possível é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o Fies.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Patrocinado pelo Governo Federal, o Fies é um programa de financiamento estudantil que oferece empréstimos a juros muito mais baixos do que os praticados no mercado, de 3,4% ao ano, e o estudante só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado.

E é justamente na forma de ingresso pelo Fies que entra a nota do Enem. Descubra como funciona o Fies e se você pode usar esse financiamento para pagar a faculdade particular!

Veja também:
+
Quem tem direito ao Fies? Veja os requisitos do programa!

Quem pode pedir o Fies?

Para solicitar o Fies,  o estudante deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar matriculado em curso superior de graduação presencial em faculdade participante do Fies. Existe um plano de financiar também cursos a distância (EAD), mas por enquanto o Fies cobre apenas cursos presenciais.
  • Ter uma renda familiar bruta mensal que não ultrapasse 20 salários mínimos.
  • Ter um comprometimento dessa renda com os encargos educacionais de pelo menos 20%.
  • Não ter utilizado o Fies anteriormente.
  • Ter participado do Enem, com pelo menos 450 pontos de média nas provas e nota maior do que zero na redação (para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010).

Estão dispensados de fazer o Enem os professores efetivos da rede pública que solicitarem o Fies para pagar cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior.

Veja também:

+ Descubra o que acontece se não pagar o Fies

Como usar a nota do Enem no Fies?

Entrar no Fies com a nota do Enem pode ser surpreendentemente mais fácil do que você imagina. Ele é diferente dos outros programas de governo como o Prouni e o Sisu. Nestes dois, é preciso ter feito alguma edição muito recente do Enem (as duas últimas, no caso do Prouni, e a última edição, no caso do Sisu).

No caso do Fies, você pode usar a nota do Enem a partir da edição de 2010 para se inscrever e se candidatar às vagas disponíveis pelo financiamento. Ou seja, se alguém fez o exame na década passada, está elegível para concorrer às vagas, desde que também atenda a esses outros critérios: tenha tirado uma média superior a 450 pontos nas provas e não tenha zerado na nota da redação.

Atendendo a esses requisitos e aos critérios anteriores, é possível usar a nota do Enem no Fies e entrar a faculdade com o financiamento do governo.

Leia também: Fiz o Enem, e agora? Veja como usar sua nota do exame!

Como funciona o Fies?

O Fies funciona em três fases:

  • Fase 1 – Da contratação até a formatura: É a chamada fase de “utilização”, quando o estudante começa a ser beneficiado com o financiamento, e dura até o fim da graduação. Enquanto não se formar, o aluno só precisa pagar o valor referente aos juros do empréstimo, em parcelas de no máximo R$ 50,00 a cada três meses.
  • Fase 2 – Até um ano e meio depois da formatura: Quando se forma, o estudante beneficiado com o Fies ainda tem um ano e meio para começar a pagar a dívida. Durante a chamada “fase de carência”, basta continuar a pagar as parcelas trimestrais de no máximo R$ 50,00. É o período em que o estudante deve se concentrar na sua vida profissional e se organizar financeiramente para poder pagar o financiamento com mais tranquilidade.
  • Fase 3 – O pagamento da dívida: Um ano e meio depois de formado, o beneficiado do Fies entra na “fase de amortização”. É quando ele vai pagar a dívida do financiamento propriamente dita. Essa dívida pode ser diluída ao longo de vários anos. Pela regra do Fies, o prazo de pagamento é de três vezes a duração do curso financiado, mais 12 meses. Sendo assim, quem financia um curso de 4 anos terá até 13 anos para terminar de pagar o empréstimo do FIES.

Saiba mais: FIES: Veja a pontuação mínima do Enem para os principais cursos

Tipos de financiamento do Fies

O Fies pode conceder três faixas de financiamento: 50%, 75% ou 100% dos encargos educacionais. Para definir o percentual de financiamento que um candidato pode conseguir, são levados em conta critérios de renda familiar mensal e de comprometimento dessa renda com a mensalidade da faculdade.

No portal oficial do programa (sisfiesportal.mec.gov.br) é possível fazer uma simulação do tipo de financiamento que você poderá conseguir, prazo para o pagamento da dívida e quanto vai custar cada parcela.

Como se inscrever no Fies?

Antes de fazer a inscrição, é importante verificar se você atende todos os requisitos do programa. Já dissemos que você precisa ter feito alguma edição do Enem desde 2010, ter tirado pelo menos 450 na prova e não zerar na redação, além dos critérios socioeconômicos para seleção do Fies.

Atendendo a todos os requisitos, você deve ficar atento no edital que estipula as datas de abertura de inscrições do Fies. Geralmente, as inscrições abrem no início de cada semestre do ano.

O processo não é complicado, mas exige muita atenção no cumprimento dos prazos entre uma etapa e outra. Confira:

  • Etapa 1: A inscrição para o Fies é gratuita e começa na página oficial do programa na internet: sisfiesaluno.mec.gov.br. O candidato deve preencher todos os formulários solicitados e confirmar a inscrição.
  • Etapa 2: Com a inscrição em mãos, é necessário ir até a sua faculdade e procurar o departamento responsável pelo Fies, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para comprovar alguns documentos e obter uma declaração de que está matriculado regularmente. O prazo para fazer isso é de dez dias corridos, que começam a contar a partir do dia seguinte ao da inscrição.
  • Etapa 3: Se estiver tudo certo com a documentação, o candidato ao Fies deve ir até uma agência de um dos bancos autorizados a fazer o financiamento (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), levando a declaração da faculdade e os documentos solicitados pelo banco (identificação, comprovante de residência, documentos do fiador) e assinar o contrato.  O prazo para concluir o financiamento no banco começa a contar três dias úteis após a obtenção do documento de regularidade junto à CPSA e é de dez dias corridos.

Caso perca um desses prazos, o estudante pode tentar o Fies novamente, mas terá de recomeçar o processo do zero, refazendo sua inscrição no site do programa.

Renovação do Fies: precisa fazer todo semestre

Para continuar a receber o benefício durante a faculdade, o estudante precisa comprovar que está matriculado no curso. Esse processo é conhecido como “Aditamento do Fies” e deve ser feito todo semestre durante o curso.

A dívida do Fies pode ser paga antes do prazo

O estudante que quiser e puder tem a possibilidade de pagar a dívida do Fies antes do prazo máximo. O Fies prevê algumas situações em que o aluno antecipa alguma das três fases (utilização, carência e amortização), liquidando a dívida. Para saber se o seu caso pode se encaixar nessas regras, você pode consultar a CPSA de sua faculdade, ou o banco onde fez o financiamento.

Fies e ProUni: dá para usar os dois juntos

O Fies pode ser utilizado por bolsistas parciais do ProUni para financiar a outra metade da mensalidade. Para isso, o curso financiado deve ser o mesmo em que o bolsista do ProUni foi beneficiado e a soma dos dois benefícios não pode ultrapassar o valor dos encargos educacionais com desconto.

E se não conseguir o Fies?

Antes de mais nada, não se preocupe! O programa costuma ser bem concorrido, o que pode acabar sendo complicado conseguir uma vaga pelo Fies. Mas existem outras opções para os estudantes!

Diversas faculdades aceitam ingresso direto, sendo necessário apenas sua nota do Enem como substituição de vestibulares. Para melhorar, é possível encontrar bolsas de estudo nas mensalidades — que podem valer mais a pena que realizar longos financiamentos.

Confira abaixo algumas parceiras do Mundo que aceitam esse método de ingresso:

Veja também:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.