Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Encceja

Como saber se passei no Encceja? Descubra como!

20 de dezembro de 2023
Como saber se passei no Encceja?
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Você conhece o Encceja? O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma grande oportunidade para o encerramento da educação básica para aqueles que não tiveram a possibilidade de finalizar seus estudos no tempo padrão.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Especialmente para aqueles que fizeram o exame atrás de sua certificação no Ensino Médio, esse momento representa a chance de, além de finalizarem o ensino básico, de ingressarem na faculdade e conseguirem estudar no curso dos sonhos. Por isso, a parte mais importante é: saber como se saiu no Encceja.

Se a ansiedade já está batendo, calma que vamos te auxiliar a conferir como foi seu desempenho na prova e te abrir os caminhos sobre o que você deve fazer após conferir seus resultados. Vamos nessa?

Veja mais:
+ Encceja: o que é, como funciona e quem pode fazer

+ Saiba o que fazer com o resultado do Encceja


Como descobrir se passei no Encceja?

A forma ideal de conferir seu desempenho no exame é consultando o resultado oficial, que é divulgado pelo Inep na Página do Participante Encceja. Mas algumas coisas já podem ser averiguadas para que quando você receba seu resultado, tenha certeza se passou ou não nas disciplinas.

Confira os requisitos mínimos para passar na prova conforme cada etapa do ensino básico:

  • Certificação do Ensino Fundamental
    • É preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas;
    • O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).

  • Certificação do Ensino Médio
    • É preciso ter no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas;
    • O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).

Para quem deseja saber mais de seu desempenho, é interessante também conferir sua pontuação conforme o gabarito oficial do Encceja.

E onde conferir o gabarito do Encceja?

Os gabaritos da edição de 2023 já foram divulgado no dia 8 de setembro. Eles podem ser acessados no portal do Inep clicando aqui. Os documentos com a resposta das questões estão organizados por área do conhecimento e por modalidade de prova.

Pelos gabaritos é possível ter uma noção de como você se saiu no exame. Mas lembre que a pontuação por questão difere, já que o esquema utilizado para a correção das provas é o TRI – Teoria de Resposta ao Item, que nivelas as questões entre as mais fáceis e mais difíceis, para evitar chances de chute e garantir isonomia na avaliação.

Quando será divulgado o resultado oficial do Encceja?

Nesta edição de 2023, o resultado do Encceja tem data para divulgação no dia 22 de dezembro. Os candidatos que realizaram o exame devem conferir seus resultados na página do Participante Encceja, basta clicar neste link.

A partir disso, podem conferir se conseguiram a nota mínima para todas as disciplinas e se podem solicitar sua certificação. No caso de não conseguirem a nota mínima em uma ou mais matérias, os candidatos podem solicitar a declaração parcial de conclusão.

Assim, na edição seguinte do exame, podem buscar a certificação apenas das matérias onde o resultado ficou abaixo dos requisitos.

E, claro, no caso de garantirem as notas necessárias na redação e nas demais disciplinas para a prova de nível médio, é interessante já começar a pensar na graduação!

Se você gostaria de conferir excelentes opções de instituições de ensino onde pode fazer seu ingresso direto, sem depender de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas comprovando sua certificação em todas as etapas do ensino básico, veja algumas das faculdades parceiras do Mundo Vestibular:

Saiba também:
+ Descubra todas as datas no nosso cronograma do Encceja
+ Que nota preciso tirar pra passar no Encceja? Entenda!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.