Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Encceja

Resultado do Encceja 2023 é divulgado nesta sexta (22)

22 de dezembro de 2023
Resultado do Encceja 2023 é divulgado
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 foi divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova contou esse ano com a inscrição de mais de 1,1 milhões de pessoas e cerca de 355 mil candidatos participantes, que realizaram a prova no dia 27 de agosto.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Agora, aqueles que realizaram a prova podem conferir como se saíram no exame e solicitar seus certificados, ou de conclusão da etapa do ensino básico escolhida (ensino fundamental ou médio), ou a declaração parcial de proficiência, caso não tenham alcançado os requisitos mínimos em alguma matéria.

Veja também:
+ Encceja: o que é, como funciona e quem pode fazer

+ Saiba o que fazer com o resultado do Encceja



Onde e como conferir meu resultado do Encceja?

O resultado do Encceja é individual, portanto cada participante deve fazer a consulta de suas notas por meio de sua conta exclusiva, por onde realizou a inscrição no exame.

Para conferir seu desempenho na prova, o candidato deve entrar na sua Página do participante Encceja, fazer seu login por sua conta .gov.br, e assim, acessar a aba destinada para a divulgação do resultado do Encceja.

Se você também quiser conferir o gabarito das questões do Encceja para ter uma ideia de como se saiu, eles foram divulgados no dia 8 de setembro no portal do Inep. Todos os documentos com as notas estão disponíveis neste link, conforme a edição, modalidade de prova e área do conhecimento.

Saiba mais:
+ Tudo sobre o Resultado do Encceja


Quais os requisitos mínimos para passar no Encceja?

Para garantir sua certificação no Encceja, os requisitos são:

  • Certificação do Ensino Fundamental
    • É preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas;
    • O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).

  • Certificação do Ensino Médio
    • É preciso ter no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas;
    • O participante deve atingir no mínimo o nível 100 em cada uma das provas objetivas (a escala varia do nível 60 ao nível 180).

      Veja mais:
      + Como saber se passei no Encceja? Descubra como!


Como solicitar meu certificado do Encceja?

Após receber o resultado do Encceja, o aluno deve se comunicar com a unidade da Secretaria Estadual de Educação ou com o Instituto de Educação Ciência e Tecnologia especificado durante a inscrição. Esta ação é necessária tanto para a obtenção do certificado do Ensino Fundamental quanto do Médio.

Para saber qual é a entidade responsável pela certificação, o participante deve conferir qual a instituição mencionada no seu boletim de notas do exame. Esta entidade tem a função de emitir seu certificado, de maneira gratuita e que pode ser feita totalmente online.

Lembrando que em caso de solicitação da declaração parcial de proficiência, esse caminho também deve ser seguido, ok?

Onde estudar após passar no Encceja?

A melhor parte para aqueles que passaram no Encceja e finalizaram o ensino básico, recebendo a certificação do ensino médio, é a possibilidade de ingressarem no ensino superior.

Afinal, fazer a faculdade desejada não é sua uma possibilidade de melhoria profissional, mas a busca por uma carreira de sucesso e o ganho de conhecimento bem-fundamentado.

Por isso, para te ajudar a ingressar em uma boa instituição de ensino, sem precisar fazer outras provas como a do Enem, e ainda garantindo ótimas condições de matrícula como bolsas e descontos de até 80%, separamos as seguintes faculdades parceiras para você conferir:

Saiba mais:
+ O que cai na prova do Encceja? Confira tudo sobre o conteúdo
+ Saiba como acessar a Página do Participante do Encceja

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.