Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Encceja

Tudo sobre o Resultado do Encceja

21 de dezembro de 2023
Saiba tudo sobre o Resultado do Encceja
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

Você certamente já ouviu falar do Encceja: o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. O Encceja, é uma avaliação organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este exame tem o propósito de auxiliar jovens e adultos que não finalizaram o Ensino Básico na idade esperada a obterem seu diploma de conclusão.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

O exame acontece anualmente é gratuito, e atrai inúmeras inscrições a cada edição. Em 2023, por exemplo, registrou-se mais de um milhão de candidatos buscando finalizar seus estudos no ensino básico.

Mas é claro, muito além do dia de aplicação do exame, o que realmente gera muita expectativa entre os candidatos é a divulgação dos resultados, pois eles podem determinar os planos dos participantes, seja para garantir melhores condições de emprego, a volta para os estudos e até a entrada no ensino superior.

Se você tem dúvidas sobre o Encceja e como funciona seu resultado, fique tranquilo! O Mundo Vestibular compilou todas as informações necessárias a respeito do exame para você se guiar. Veja a seguir:

Saiba mais:
+ Encceja: o que é, como funciona e quem pode fazer
+ Saiba o que fazer com o resultado do Encceja


Quando é divulgado o resultado do Encceja?

O Inep geralmente anuncia os resultados individuais dos candidatos em dezembro, alguns meses após a realização do exame. A data exata varia a cada ano. Em 2023, o resultado oficial será divulgado no dia 22 de dezembro, segundo o edital do exame.

Como consultar o resultado do Encceja?

Siga estas etapas para acessar sua pontuação:

1 – Visite a página do participante do Encceja e clique no link fornecido para o login;

2 – Digite seu CPF, a senha cadastrada durante a inscrição e selecione a figura solicitada;

3 – Visualize suas notas e descubra como se saiu!

Qual é o critério de avaliação do Encceja?

O Encceja utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para correção, da mesma maneira que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A TRI avalia não só a quantidade de respostas corretas, mas também o padrão de respostas do candidato. Assim, participantes com o mesmo número de acertos podem ter notas finais diferentes.

Qual é a pontuação mínima para aprovação?

Conforme o edital, o candidato deve obter mais de 100 pontos nas matérias escolhidas durante a inscrição e mais de 5 pontos na redação.

Se aprovado em todas as matérias, o próximo passo é apresentar o resultado na Instituição Certificadora indicada na inscrição para retirar seu certificado.

E se eu for aprovado apenas em algumas matérias do Encceja?

Nesse caso, obtenha o certificado parcial na instituição certificadora. No ano seguinte, você pode escolher se inscrever somente nas matérias pendentes.

Importante: se não alcançar a nota necessária em “redação” ou nas matérias de “Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física” (Ensino Fundamental)/”Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” (Ensino Médio), é necessário que você refaça ambas as provas no próximo ano, mesmo que tenha sido aprovado em uma delas.

Diferença entre certificado e declaração parcial de proficiência do Encceja:

  • Certificado: emitido quando o candidato atinge a nota mínima nas quatro provas objetivas e na redação.

  • Declaração parcial de proficiência: concedida quando o participante atinge a nota mínima em uma ou mais, mas não todas as provas.

Como emitir a certificação do Ensino Médio no Encceja?

Já com o resultado do exame em mãos, o participante do Encceja precisa deve entrar em contato com a unidade da Secretaria Estadual de Educação ou Instituto de Educação Ciência e Tecnologia indicada no ato da inscrição. Esse processo serve tanto para a certificação de Ensino Fundamental quanto para a de Ensino Médio.

Para conferir qual é a sua instituição certificadora, basta verificar o órgão indicado em seu boletim. A instituição é a responsável por emitir o seu certificado, processo que pode ocorrer de forma totalmente online e gratuita.

Para conferir mais detalhes de como solicitar seu certificado, acesse o site do governo (gov.br). Na plataforma você poderá encontrar o passo a passo dos processos de solicitação de diferentes unidades de educação do país.

Como solicitar a declaração parcial de proficiência?

Após verificar o resultado, contate a instituição certificadora registrada na inscrição para solicitar a emissão do documento necessário.

Quem garantiu seu certificado pelo Encceja podem cursar o ensino superior?

Sim, desde que aprovados em todas as matérias do Ensino Médio e com o certificado em mãos. Depois disso, é super simples: basta escolher o curso e a instituição de ensino superior para prosseguir com seus estudos.

Se você quiser algumas dicas de faculdades para ingressar – e garantindo ótimas condições para se matricular e até garantir descontos e bolsas de estudos – confira algumas das instituições parceiras do Mundo Vestibular a seguir:

Veja também:
+ Descubra todas as datas no nosso cronograma do Encceja
+ O que cai na prova do Encceja? Confira tudo sobre o conteúdo

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.