Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Conheça o perfil do aluno que participa do FIES

Imagem default

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação que se destina ao financiamento de cursos superiores presenciais não gratuitos para pessoas de baixa renda.

A partir de 2015, a quantidade de vagas do FIES foi limitada e o programa passou a contar com um processo seletivo nos moldes do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), classificando os candidatos a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Descubra a seguir o perfil do aluno que pode participar do FIES!

Quem pode participar do FIES?

Como o programa é destinado a quem mais precisa de ajuda para pagar a faculdade, só pode participar quem comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

Além disso, é obrigatório ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação.

Quem passa no processo seletivo tem um prazo para se cadastrar no sistema SisFIES, comprovar documentação na faculdade, providenciar documentos da fiança e assinar o contrato de financiamento.

O financiamento de cursos

Com o orçamento limitado, a disponibilidade de cursos muda a cada semestre. O que se sabe é que o MEC tem priorizado a oferta em regiões mais necessitadas e destina uma parcela dos financiamentos a cursos nas áreas da Saúde, Engenharia e Formação de Professores.

Conheça as fases de pagamento do FIES

  • Fase de utilização: Durante o período de duração do curso financiado, o estudante pagará, a cada três meses, um valor referente aos juros incidentes sobre o financiamento.
  • Fase de carência: Após a conclusão do curso, o estudante terá alguns meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor referente ao pagamento aos juros do financiamento

  • Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em vários anos – o prazo depende da duração do curso financiado.

Faculdades que participam do FIES

Confira algumas das principais instituições de ensino que costumam participar do FIES:

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Então, o que você achou do FIES? Gostaria de participar desse programa? Deixe aqui seu comentário.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.