Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Cotas do FIES 2016

Imagem default

O Governo Federal tem três grandes programas de acesso ao ensino superior no País – e todos usam como base o desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

  • O Sisu, que seleciona estudantes para ocupar vagas em universidades públicas.
  • O ProUni, que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais a estudantes de baixa renda em faculdades particulares.
  • O FIES, que concede crédito estudantil para que o estudante financie seu curso superior com juros baixos e prazo longo para pagar.

Na maioria deles existe uma quantidade reservada de vagas a grupos sociais mais vulneráveis ou historicamente menos atendidos, como os de baixa renda, negros, pardos, indígenas, que têm deficiência ou os que fizeram o ensino médio em escolas públicas. São as famosas (e polêmicas) cotas – também conhecidas por “ações afirmativas”.

Há quem pense que entrar por cotas é mais fácil, porque a concorrência é menor. Será que isso é verdade?

Com a corrida por um financiamento do FIES a todo vapor, veja se dá para conseguir o benefício por meio das cotas, como é feito o processo de seleção e todos os mitos envolvendo essa modalidade de concorrência!

Existem cotas no FIES 2016?

Não. O FIES é um programa direcionado a estudantes de baixa renda, mas não traz qualquer opção de entrada por cotas.

Para concorrer ao financiamento, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. A renda familiar bruta mensal máxima permitida para entrar no Programa é de três salários mínimos por pessoa.

O FIES dá prioridade ao estudante com maior nota no Enem e que ainda não tenha diploma de curso superior.

Por que não existem cotas no FIES 2016?

O FIES, ao contrário do ProUni e do Sisu, tem mudado muito nos últimos anos. As regras para conseguir o benefício tornaram-se mais rígidas e a quantidade de financiamentos é bem menor que antes.

Mesmo tendo transformado o FIES em um processo seletivo nos moldes do Sisu e do ProUni (em ambos existe a disputa por cotas), o Governo resolveu manter o benefício aberto para todos os estudantes de baixa renda que tiveram um bom desempenho no Enem e atendem ao requisito de renda máxima permitida.

Haverá cotas no próximo FIES?

As inscrições para o FIES do segundo semestre de 2016 acontecem entre os dias 24 e 29 de junho. O resultado sai no dia 30 de junho e os candidatos selecionados terão 5 dias úteis para se cadastrarem no SisFIES, a partir do dia 1o de julho.

É mais fácil entrar por cotas?

Nem sempre! Na verdade, quase nunca. As menores notas que os estudantes precisam tirar para entrar em qualquer curso – as notas de corte – têm ficado muito próximas em diferentes modalidades, seja na ampla concorrência ou nas ações afirmativas.

Na edição de 2016 do Sisu, por exemplo, as notas de corte das cotas foram muito próximas daquelas observadas na ampla concorrência. A diferença entre elas foi de no máximo 4% – um valor quase irrisório se considerarmos que muita gente ainda pensa que entrar por cotas é moleza!

Em outros casos, as cotas tiveram uma nota de corte mais alta que a da livre concorrência.

Lembrando que a concorrência é calculada com base na quantidade de alunos inscritos na mesma instituição, curso, turno e modalidade.

Onde é possível entrar por cotas?

O Governo Federal oferece a modalidade de ações afirmativas (cotas) em dois outros grandes processos seletivos, o Sisu e o ProUni.

Neles, estudantes autodenominados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência e egressos de escola pública (este último somente no Sisu) podem concorrer em vagas reservadas. A escolha da modalidade de concorrência (por cotas ou não) é feita durante as inscrições.

Como é a disputa por um financiamento do FIES?

O FIES concede financiamento estudantil aos candidatos com maior média geral no Enem. Quem for pré-selecionado também terá que comprovar renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos e meio por pessoa.

A prioridade vai para aqueles que ainda não têm diploma de curso superior. Quem já tem diploma é livre para entrar na disputa, mas terá que enfrentar uma concorrência ainda maior.

Em caso de empate, o escolhido será aquele com maior nota do Enem nas provas de:

•1. Redação

2. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

3. Matemática e suas Tecnologias

4. Ciências da Natureza e suas Tecnologias

5. Ciências Humanas e suas Tecnologias

Principais etapas do FIES 2016

Se você está participando do FIES 2016, é bom ficar ligado nas principais datas da seleção para não perder nenhuma etapa:

  • A lista dos nomes dos futuros beneficiados com o FIES 2016 será divulgada no dia 30 de junho. A relação pode ser acessada no site do FIES Seleção ou diretamente na faculdade escolhida pelo candidato.
  • Quem estiver na lista da primeira chamada deve inscrever-se o mais rápido possível (o prazo é de 5 dias úteis) no SisFies a partir de 1o de julho e fornecer as informações necessárias.
  • Depois disso, o candidato terá um prazo para efetuar todos os procedimentos de comprovação de informações junto à faculdade e ao banco da sua escolha (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal).
  • Quem ficar em lista de espera deve monitorar o sistema de seleção do FIES todos os dias para saber se conseguiu a vaga. Caso seja pré-selecionado, terá cinco dias úteis para efetuar todos os procedimentos de matrícula e solicitação de financiamento.

Lembre-se: quem não atender a todas as exigências acima perde o benefício e só poderá concorrer novamente na próxima edição do FIES, em 2017.

Veja também:

Calendário do FIES 2016

Está concorrendo ao FIES? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.