Marketing dá vida a produtos e serviços, promovendo-os junto ao público consumidor. É uma atividade estratégica para qualquer empresa que quiser crescer e expandir suas fronteiras.
O Marketing Digital tem a mesma missão, só que os profissionais têm o desafio de fazer tudo isso em meio ao turbilhão de informações da internet.
A área está em alta no Brasil, e, sabendo disso, as faculdades estão ampliando a oferta de vagas em cursos de graduação.
Mas você conhece o curso de Marketing Digital? Sabe o que se estuda e onde buscar trabalho? Veja todos os detalhes a seguir!
O curso de Marketing Digital
O Marketing Digital era tratado como uma subárea do Marketing, mas cresceu tanto, tanto, que acabou se tornando uma profissão especializada e independente.
Hoje é possível encontrar o curso específico de Marketing Digital em 34 faculdades pelo país, todas na rede privada de ensino. A graduação é oferecida em grau de tecnologia (nível superior) e tem curta duração: apenas dois anos.
O principal objetivo do curso é ensinar os alunos a identificar, planejar, implementar e acompanhar diferentes ações de Marketing para o meio digital, potencializando a presença de pessoas, produtos, instituições ou serviços na internet.
Durante os estudos os alunos vão desenvolver sua percepção sobre mercados, produtos, comportamento de consumidores, tendências, fortalecimento e reputação de marcas. A graduação traz conhecimentos do Marketing tradicional (branding, indicadores, métricas, ações) e agrega todo o complexo universo de ferramentas que o digital trabalha, como analytics, SEO e mail marketing.
O curso é de curta duração, mas a grade curricular é bastante extensa. Por isso, já durante os primeiros dias os alunos terão de se preparar para encarar disciplinas como inovação, gestão mercadológica, pesquisa, comportamento do consumidor, planejamento de ações, métricas, tendências de mercado, experiência do usuário (UX), branded content, ações de engajamento, mídias, redação para web, SEO e afins.
Há também disciplinas voltadas para uma parte muito importante do Marketing Digital, que é a gestão de pessoas e de projetos. Assim, o formado pode atuar como coordenador de equipes, gerente de produtos e até diretor de Marketing. Já pensou?
Ah, informação importante para você que quer fazer Marketing Digital: quase todas as opções de curso são a distância (EAD).
Veja a seguir como funciona!
Como é o curso de Marketing Digital a distância
Cerca de 80% de todas as faculdades de Marketing Digital disponíveis no Brasil são on-line.
Isso amplia bastante o alcance do curso, que pode ser encontrado até nas cidades mais distantes dos centros urbanos.
Para quem quer entrar com o pé direito no mundo digital, estudar a distância é um treino e tanto.
Já no começo do curso o estudante vai se familiarizar com diferentes ferramentas de aprendizagem: aulas que podem ser assistidas a qualquer momento e de qualquer lugar, encontros via videoconferência, bibliotecas virtuais, monitores de desempenho, ferramentas de troca de conhecimento, contato com professores e por aí vai.
No percurso estão previstos alguns encontros presenciais, que acontecem nos polos de apoio. A frequência varia de acordo com a faculdade.
Além da praticidade, os cursos de Marketing EAD são bem em conta, com mensalidade na casa dos R$ 250, aproximadamente.
O formato é validado pelo Ministério da Educação (MEC) e, por isso, o diploma vale tanto quanto o presencial.
Mercado de trabalho de Marketing Digital
Com mais de 130 milhões usuários de internet (e crescendo), o Brasil é um dos países mais conectados do mundo.
O melhor é que grande parte dessas pessoas já compra online ou consome algum tipo de serviço digital.
Não é por acaso que o mercado para Marketing Digital está fervilhando, com oportunidades a rodo para profissionais que têm domínio das ferramentas (métricas, otimização, indicadores) e sabem aplicar as inovações da área (que são muitas) no dia a dia.
As áreas de gestão de produtos/serviços, captação de clientes, identidade de marca, presença em mídias sociais e gestão de reputação são as que mais têm gerado empregos.
Os salários podem variar bastante. Um analista de Marketing Digital com experiência, por exemplo, ganha cerca de R$ 7 mil. Um gerente, entre R$ 11 mil e R$ 28 mil. Diretores, mais de R$ 40 mil!
Outra vantagem: os empregos estão disponíveis em empresas de todos os portes e áreas de atuação: comércio, serviços, terceiro setor, agências de publicidade, assessorias de imprensa, consultorias, políticos, lojas virtuais, desenvolvedoras de tecnologia, bancos, indústrias, serviço público ? enfim, onde sua imaginação alcançar.
Faculdades de Marketing Digital
A área de Marketing Digital é bastante concorrida. Os profissionais recém-formados acabam disputando espaço com publicitários, jornalistas, relações públicas e administradores.
Isso faz com que a necessidade de se investir em uma boa faculdade se torne ainda mais preponderante.
Uma formação de qualidade, em uma faculdade relevante, pode ser determinante para conquistar um bom emprego. Marketing Digital, por ser uma área muito dinâmica, exige que o profissional esteja em atualização constante. Ou seja: além da graduação, é preciso investir em cursos de pós e de capacitação.
Ah, falar inglês fluente é fundamental numa atividade tão global!
Se você quer dicas de boas faculdades onde fazer seu curso de Marketing Digital, dê uma olhada nas sugestões que apresentamos abaixo.
São faculdades reconhecidas pelo MEC e que formam alguns dos profissionais mais requisitados do mercado.
Conheça:
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o
Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Veja também:
Conheça tudo sobre a faculdade de Marketing
Curtiu o curso de Marketing Digital? Conte para a gente onde você gostaria de estudar!