Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Escola

Dia do Estudante: 9 situações pelas quais todo aluno passa – ou já passou

11 de agosto de 2023
Dia do Estudante: 9 situações pelas quais todo aluno passa - ou já passou
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O dia 11 de agosto é o Dia do Estudante! Não poderíamos deixar passar em branco essa data tão importante e que é para celebrar especialmente aqueles que se dedicam às aulas, aos estudos, e a suas carreiras e jornadas acadêmicas no geral – estejam elas se iniciando, ou já no decorrer.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Sabemos que aquela atenção e mesmo o nervosinho das aulas é comum no dia a dia dos estudantes, por isso, para descontrair um pouco, preparamos uma lista com algumas situações pelas quais todo aluno já passou – ou ainda passará, acredite – e até trouxemos algumas dicas de como contornar as partes não tão boas, e claro, como aperfeiçoar as partes legais!

Um feliz Dia do Estudante para todos os estudiosos por aqui!

Veja mais:
+ O que é um Scrapbook? Saiba como fazer o seu passo a passo!
+ Heartstopper 2ª Temporada: temas de redação presentes na série


Fazer trabalho em grupo

Já começamos com um tema que divide opiniões: há quem adore os trabalhos em grupo e quem não vê a hora de pedir para fazer sua apresentação individualmente. Independente de qual seja a posição, ame-o ou o odeie, o trabalho em grupo existe, e muitas vezes, é uma exigência.

Se você é do time que curte, ótimo! Nossa dica é para que você se atenha em unir o grupo, ter certeza de que ninguém está trabalhando de mais ou de menos, observar como dividir a equipe – há os que amam falar e aqueles que preferem preparar os slides. E tudo bem! Combinando não sai caro, né?

Se você não gosta, vamos lá: esse momento é para o desenvolvimento das suas habilidades em equipe. Algo que você levará para o resto da vida. Ainda que seja complicado, sua capacidade de liderar, de fazer a sua parte, colaborar com ideias ou mesmo com as partes mais práticas do projeto, são importantes!

Busque encontrar formas de facilitar esse processo, e claro, em qualquer sinal de injustiça ou falta de auxílio dos colegas, é importante saber se posicionar também e, se preciso, informar ao professor responsável.

Mas, em geral, aproveite os trabalhos em grupo: são uma ótima hora para criar laços e ampliar amizades – ou mesmo fazer novas!

Deixar a lição para última hora

Sabemos que não é sempre de propósito. Você já se esqueceu de uma lição ou outra no meio das anotações, certo? Isso é: se você teve tempo para anotar essa tarefa.

É importantíssimo fazer a tarefa de casa, já que as lições e atividades te ajudam na compreensão do conteúdo, te permitem assimilar o que foi passado em aula e são o momento de coletar as dúvidas para serem retiradas depois. E claro, também servem para errar, assim você pode receber a correção adequada e entender como fazer corretamente.

Por isso, a dica em relação às tarefas é: crie um cronograma para elas. Defina o que são tarefas para casa, listas de exercícios, trabalhos, e lembre-se de datá-los! Assim, é possível priorizar o que você deve fazer quanto antes, e o que é possível se organizar para fazer em alguns dias.

Fazer amizades

Se você pensou em escola, especialmente na época do fundamental e ensino médio, você automaticamente acaba relembrando aquela amiga de infância – que talvez você leve até hoje – o seu grupinho para atividades e trabalhos e os colegas de intervalo.

Essas são pessoas com quem você passa horas do seu dia, faz planos, conhece os pais, e às vezes estuda longos períodos juntos. Por isso, ter amizades durante os estudos é muito comum, e também muito bom! Criar essa convivência e ter pessoas em quem confia para dividir assuntos, contar histórias, e até mesmo pedir ajuda, faz parte do processo educacional também.

Como dissemos na parte sobre trabalhos em grupo, sua capacidade de viver em comunidade, conversar, trabalhar a empatia, e ter vínculos sociais é essencial. Então, em qualquer dificuldade para criar ou fazer novos amigos, ou mesmo em casos mais extremos, onde você se sinta ou seja excluído, busque sempre ajuda.

Nem todas as pessoas se dão bem ou serão super amigas, mas todos merecem e devem respeito uns aos outros, e uma convivência pacífica, torna o ambiente do estudante muito mais confortável e convidativo para o aprendizado.

Passar por provas surpresa

Não é uma ideia muito legal de surpresa, não é mesmo? Mas a verdade é que acontecem, e sejam justas ou não, as provas surpresas – sejam testes, simulados, ditados, entre outros tipos de avaliações – podem nos deixar bastante ansiosos.

Por isso, uma dica: não seja pego pelo acaso – ou por aquele professor mais exigente que costuma ter essas ideias. Se prepare para lidar com os assuntos que já foram tratados em aula, fazendo pequenas revisões.

Mantenha um hábito regular de releitura dos materiais, fazendo anotações resumidas ou mesmo exercícios após cada aula. Isso ajuda a manter o conhecimento fresco e a reduzir o impacto das provas não programadas, pois você já terá uma base sólida de entendimento para construir.

Por isso, o dever de casa é importante: em geral, ele é pensado para você absorver o que aprendeu!

Leia também:
+ Revisão: o que é, como fazer e dicas
+ Fichamento: o que é e como fazer


Procrastinar com alguns deveres

Esse dia chega para todos: você sabe o que deve fazer, muitas vezes entende como fazer, o que precisa para executar aquela atividade… mas ela simplesmente não saí, certo?

A procrastinação, por um lado, acontece mesmo. Sabemos que algumas pessoas trabalham melhor tendo espaços mais curtos para desenvolver alguma tarefa, ou mesmo conseguem finalizar projetos com pouco tempo sobrando. Mas se atente! Nada de deixar seus afazeres de lado por preguiça ou falta de motivação.

É nessa hora que você deve ter disciplina e se concentrar. Busque os seus métodos e técnicas de estudo favoritas, crie metas, coloque alguma recompensa por finalizar um objetivo, ou seja: use aquilo que funciona para você realizar o que precisa sem problemas!

Veja mais:
+ Métodos de estudos: Descubra qual o melhor para você!
+ Tipos de Aprendizagem: Quais são e como identificar o seu?


Descobrir matérias e assuntos de que gosta mais

É claro que não é só de matérias difíceis que a escola é feita! Inclusive, com bons professores, materiais adequados e dedicação nas aulas, toda matérias pode se tornar mais simples. Mas é claro, sabemos que existem aquelas que nos atraem mais e nos dão mais vontade de estudar, não é mesmo?

Você se considera um aluno mais de exatas? Curte matemática, conceitos de física e lógica? Ou adora humanas e linguagens, e se interessa por literatura, geografia e sociologia? Talvez adore biológicas e se interesse pela natureza e anatomia.

Independentemente, é legal encontrar uma área com a qual você se identifica e até trabalhar seus conhecimentos em cima dela!

Uma dica sobre isso: muitas vezes áreas de aptidão podem se tornar boas opções de profissões no futuro. Gosta de português, história, é curioso e escreve bem? Que tal saber mais sobre o curso de jornalismo, por exemplo? Tente mapear as suas preferências para identificar aquilo que melhor se encaixa no seu estudo superior no futuro!

Se sentir pressionado

Semana de provas, simulados, vésperas de vestibulares, expectativas dos familiares, esperança para passar em uma determinada faculdade: todas essas situações tem em comum a pressão. E é quase impossível não senti-la, viu? O importante, é saber se controlar e não deixar essa sensação te levar.

Foque naquilo que pode controlar: seu cronograma de estudos para as provas, fazer um bom plano preparatório para o vestibular que for da sua preferência e lembre: sempre converse com os outros, especialmente sua família, sobre como está se sentindo, quais suas vontades, dificuldades, o que deseja estudar.

Isso é essencial para se manter psicologicamente saudável. Inclusive, buscar por um profissional especializado no assunto, também é muito bem-vindo para te dar posições especializadas sobre o assunto!

Contar os minutos para o intervalo

Está tudo bem, estudante. Esperar a hora de ir pro intervalo faz parte! Ainda mais considerando que nossa cabeça já está cheia de informação e é importante fazer uma pausa, esticar o corpo, comer um lanchinho e voltar mais preparado para as próximas aulas.

Dica da vez: Procure usar esse período para descansar, espairecer a mente, deixar as novidades com os colegas e amigos em dia. Mas é claro, se existe alguma dúvida, alguma lição ou exercício extra por fazer, ou mesmo algum tipo de informação que você precise para as aulas do próximo horário, pode ser uma boa buscar um professor, levar seu material para fazer a tarefa e até fazer uma visita na biblioteca.

Ficar nervoso para um teste ou apresentação

Dia do Estudante: 9 situações pelas quais todo aluno passa

Não se preocupe: mesmo as pessoas mais desinibidas já se sentiram nervosas antes de iniciar alguma apresentação na vida. E isso é normal, seja pela expectativa de uma nota boa, seja por precisar ficar de frente com o público, ou mesmo por querer se lembrar de suas falas.

Essa é uma parte que você, principalmente se for uma pessoa mais tímida ou ansiosa, deve ir trabalhando as poucos. Procure treinar bastante antes, passe seu texto com amigos e familiares, tenha um slide de apoio se possível, e busque se desligar de comentários alheios durante sua apresentação. Você consegue!

Uma dica extra, mas importante, para controlar o nervosismo antes de uma apresentação na escola, é praticar a técnica da respiração profunda. Antes de começar sua apresentação, respire fundo e lentamente algumas vezes para acalmar seus nervos e ajudar a diminuir a ansiedade. Isso pode ajudar a manter sua mente mais tranquila e focada durante a apresentação.

Por que comemoramos o Dia do Estudante?


O Dia do Estudante é celebrado no Brasil no dia 11 de agosto. A data foi proposta em um evento que celebrava os 100 anos dos cursos de Direito. Em 1937, a União Nacional de Estudantes (UNE) também optou pela mesma data para o dia que homenageia os estudantes.

Essa celebração tem como objetivo valorizar a importância da educação e do papel do estudante na sociedade. É uma ocasião para reconhecer a dedicação, esforço e comprometimento dos estudantes na busca pelo conhecimento e no desenvolvimento de suas habilidades e competências.

O Dia do Estudante também serve para conscientizar sobre a importância de investimentos na educação, melhores condições de estudo e valorização dos professores, além de promover o debate sobre políticas públicas educacionais que impactam diretamente os estudantes.

Onde posso seguir estudando após o ensino básico?

Já terminou o ensino médio? Excelente! O seu futuro continua sendo escrito e iniciar sua graduação é essencial! E mesmo que já tenha se formado no ensino superior, busca uma segunda graduação ou uma especialização é muito importante para seu currículo!

Abaixo, separamos algumas opções de instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que podem te ajudar a seguir seu caminho como estudante. Além de oferecerem excelente oportunidades de ingressos, com descontos e bolsas de até 80% no valor das mensalidades! Confira:



Veja também:
+ Site lança plano de estudos para últimos meses antes do Enem
+ Como trabalhar seu desenvolvimento pessoal? Aprenda!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.