Entenda o que é a dilatação do Fies
Sabemos que algumas vezes é difícil cumprirmos alguns prazos, principalmente quando se trata de formatura, pois, em razão de algum semestre interrompido ou problemas com algumas disciplinas, essa realização pode demorar um pouco mais do que o pretendido. Mas o que deve ser feito caso você tenha o FIES?
É, muita gente fica com dúvidas e até pensa que vai perder o financiamento, caso tenha algum problema durante a sua trajetória na faculdade que atrase a sua formatura. O FIES tem um processo que pode te deixar tranquilo, caso isso ocorra.
O que é a dilatação do FIES
A dilatação do FIES nada mais é que a prorrogação de até mais dois semestres consecutivos do seu financiamento. Exemplo: caso você fosse concluir a sua faculdade no último semestre de 2018, mas, por algum motivo isso não ocorresse, poderia prorrogar o financiamento até o final de 2019, totalizando mais dois semestres.
Como pedir dilatação do FIES
A solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento poderá ser realizada pelo estudante no sistema informatizado do FIES (SisFIES), entre o primeiro dia do último mês do semestre de encerramento do curso até o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da dilatação.
Após a solicitação no sistema, o aluno deverá imprimir a solicitação e apresentar na faculdade. Após a autorização da instituição, ele deverá comparecer ao banco para finalizar o procedimento.
Regras para dilatação do FIES
Não existem regras para realizar a dilatação do financiamento, basta o aluno solicitar no período exigido e realizar todos os procedimentos dentro dos prazos estipulados pelo FIES.
Como evitar a dilatação do FIES
O FIES oferece outras possibilidades para aqueles estudantes que enfrentam algumas dificuldades no meio do caminho e que possam trazer problemas para a sua formação.
A suspensão do FIES ajuda diversos estudantes e pode ser feita a qualquer momento até todos os dias 15 dos meses de janeiro a maio e, no caso do segundo semestre, entre os meses de julho a novembro.
Nele o estudante pode ficar por até dois semestres sem precisar estudar e poderá voltar normalmente após o período de suspensão, sem ter que passar por algum tipo de seleção.
Existem outras formas de ter o FIES suspenso:
-
Quando a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA) da instituição apresenta algum fato que justifique a ausência do aluno, o mesmo pode pedir mais um mês de suspensão.
-
Quando a instituição encerra as suas atividades, com reconhecimento do MEC, o aluno tem direito a mais dois semestres de afastamento do programa.
-
Quando a CPSA da instituição solicita a suspensão após o estudante ter perdido a data de renovação do contrato, nesse caso o beneficiário deve comparecer à instituição e regularizar a sua situação.
Outra possibilidade é o cancelamento do FIES, mas essa não tem volta. O estudante solicita o cancelamento no sistema e, após concluir todos os trâmites, o financiamento está finalizado e o aluno deverá observar as datas que iniciará os pagamentos dos semestres cursados.
Onde estudar com o FIES ou com outros financiamentos?
Muitas faculdades, na verdade a maioria, já participam do FIES, mas, após as grandes mudanças e a implantação das novas regras, várias delas abriram outras formas de financiamentos sem burocracia.
Então, veja essa relação de faculdades que, além de participarem do FIES, também dispõem de bolsas, convênios e financiamentos próprios e sem burocracia:
Veja mais:
Veja tudo sobre o PEP Anhanguera e saiba como utilizar
Financiamento estudantil privado
Já tem um financiamento ou ainda vai contratar? Conte pra gente aqui nos comentários!
Consulta de vagas Fies 2024: como conferir as disponíveis
Inscrições Fies 2024: confira como se inscrever
Calendário Fies 2024: confiras as principais datas
Fies 2024: MEC libera edital do Fundo de Financiamento Estudantil
Como se inscrever no Fies? Passo a passo!
Fies 2023: resultado está disponível para consulta
Fies: confira as notas de corte dos 10 cursos mais buscados
Fies 2023: inscrições estão abertas
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.