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Física

Exercícios de Calorimetria

calorimetria

A calorimetria é o estudo da medição e quantificação de calor, geralmente envolvendo dispositivos chamados calorímetros para determinar a transferência de energia térmica em reações ou processos físicos. Ela é fundamental para entender como a energia térmica é trocada entre sistemas e seus efeitos em experimentos científicos e na vida cotidiana.

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Venha fazer alguns exercícios para entender mais sobre a calorimetria.

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Escalas Termométricas: Lista de Exercícios com gabarito!

Exercícios

1 – (FMU) A temperatura durante a mudança de estado, para uma dada substância,

a) é sempre maior que zero

b) é sempre menor que zero

c) varia conforme o estado de agregação da substância

d) é sempre constante à mesma pressão

e) varia independentemente do estado de agregação da substância

2 – (UFRN) Um copo de água está à temperatura ambiente de 30°C. Joana coloca cubos de gelo dentro da água. A análise dessa situação permite afirmar que a temperatura da água irá diminuir porque:

a) o gelo irá transferir frio para a água.

b) a água irá transferir calor para o gelo.

c) o gelo irá transferir frio para o meio ambiente.

d) a água irá transferir calor para o meio ambiente.

3 – (PUC-PR) Um menino inglês mediu sua temperatura com um termômetro graduado na escala Fahrenheit e encontrou 96,8°F. Esse menino está:

a) com febre alta, mais de 39°C.

b) com temperatura menor que 36°C.

c) com a temperatura normal de 36°C.

d) com temperatura de 38°C.

e) com temperatura de 34,6°C.

4 – (PUC-PR) Um calorímetro contém 500 g de água a uma temperatura de 20°C. Despreze o calor recebido pelo calorímetro. Fornecendo-se à água uma quantidade de calor de 20000 cal, obtêm-se no calorímetro:

Dados: cH2O = 1 cal/g°C LH2O = 540 cal/g

a) 400 g de água a 100°C e 100 g de vapor de água a 100°C.

b) 300 g de água a 100°C e 200 g de vapor de água a 120°C.

c) 500 g de água a 40°C.

d) 500 g de água a 60°C.

e) 500 g de água a 80°C.

5 – (PUC-RS) Podemos caracterizar uma escala absoluta de temperatura quando

a) dividimos a escala em 100 partes iguais.

b) associamos o zero da escala ao estado de energia cinética mínima das partículas de um sistema.

c) associamos o zero da escala ao estado de energia cinética máxima das partículas de um sistema.

d) associamos o zero da escala ao ponto de fusão do gelo.

e) associamos o valor 100 da escala ao ponto de ebulição da água.

6 – (PUC-RS) Uma piscina contém 20.000 litros de água. Sua variação de temperatura durante a noite é de – 5° C. Sabendo que o calor específico da água é de 1cal/g ° C, a energia, em kcal, perdida pela água ao longo da noite, em módulo, é:

a) 1.104

b) 1.105

c) 2.103

d) 9.103

e) 9.107

7 – (PUC-MG)

Considere dois corpos A e B de mesma massa de substâncias diferentes. Cedendo a mesma quantidade de calor para os dois corpos, a variação de temperatura será maior no corpo:

a) de menor densidade.

b) cuja temperatura inicial é maior.

c) de menor temperatura inicial.

d) de maior capacidade térmica.

e) de menor calor específico.

8 – (PUC-MG) O gráfico abaixo mostra o aquecimento de um recipiente de alumínio (c = 0,20 cal/g°C), de massa 600 g, que contém um determinado líquido em equilíbrio térmico. Nesse caso, é CORRETO dizer que a capacidade térmica do líquido, em cal/ °C é igual a:

a) 60

b) 70

c) 80

d) 90

e) 100

9 – (PUC-MG) O equivalente em água de um corpo é definido como a quantidade de água que, recebendo ou cedendo a mesma quantidade de calor, apresenta a mesma variação de temperatura. Desse modo, o equivalente em água, de 1000 g de ferro (c = 0,12 cal/g°C) é igual a 120 g de água (c = 1,0 cal/g°C). Visto isso, é correto dizer que o equivalente em alumínio (c = 0,20 cal /g°C) de 1000 g de ferro vale, em gramas:

a) 200

b) 400

c) 600

d) 800

e) 1000

10 – (UERJ) Uma bolinha de aço a 120Â °C é colocada sobre um pequeno cubo de gelo a 0Â °C.

Em escala linear, o gráfico que melhor representa a variação, no tempo, das temperaturas da bolinha de aço e do cubo de gelo, até alcançarem um estado de equilíbrio, é:

Gabarito:

1-d
2-b
3-c
4-d
5-b
6-b
7-e
8-c
9-c
10-d

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