Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Português

Exercícios de Classes Gramáticas

17 de agosto de 2009
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Na complexa teia da língua portuguesa, as classes gramaticais formam os elementos fundamentais que dão vida e estrutura ao nosso discurso.

Compreender e dominar esses componentes linguísticos não apenas enriquece nossa expressão, mas também nos confere as ferramentas essenciais para a construção de uma comunicação clara, precisa e cativante.

Neste contexto, confira os exercícios voltados para o estudo das classes gramaticais e aprimore seus conhecimentos da língua portuguesa.

Veja também:
+ Pronomes: Lista de Exercícios completa com Gabarito!

Lista de Exercícios

1 – (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o pronome NÃO tem valor reflexivo:

a) “entregou-se ao mais sombrio desespero”

b) “Quase te fizeste réu de polícia”

c) “– Senhor! — exclamou Isaura correndo a lançar-se aos pés de Álvaro”

d) “as seguintes serão ainda piores… e te farão ir rolando de abismo em abismo”

e) “eu me julgo o mais feliz dos mortais”

2 – (UFMA) Ocorre voz passiva com o pronome “se” na opção:

a) O orador referiu-se a fatos recentes.

b) As pessoas presentes cumprimentaram-se rapidamente.

c) Levantam-se meninos!

d) Vendem-se livros a preço de custo.

e) Ninguém se livra da ação do tempo.

3 – (UFMA) Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente o período: “A polícia _______ no roubo e _______ o ladrão”.

a) interveio, deteu;

b) interveio, deteve;

c) interviu, deteu;

d) interveu, deteve;

e) interviu, deteve.

4 – (UEBA) Os plurais correspondentes a CÔNSUL, JÚPITER, CAPATAZ e ARDIL são, pela ordem:

a) cônsules, jupíteres, capatazes, ardiles.

b) consules, júpiteres, capatais, ardis.

c) cônsuls, júpiteres, capatazes, ardiles.

d) cônsules, jupíteres, capatazes, ardis.

e) consuls, júpiteres, capataz, ardis.

5 – (PUC-CAMP) Os ordinais referentes aos números 80, 300, 700 e 90 são respectivamente:

a) octagésimo, trecentésimo, septingentésimo, nongentésimo

b) octogésimo, trecentésimo, septingentésimo, nonagésimo

c) octingentésimo, tricentésimo, septuagésimo, nonagésimo

d) octagésimo, tricentésimo, septuagésimo, nongentésimo

e) N.D.R.

6 – (UFRRJ) Observe o período: “Nada se sabe dele, senão que morreu de fome.”

Nesse período, pode-se substituir o conectivo destacado, sem alterar o sentido da frase, por:

a) inclusive;

b) exceto;

c) se não;

d) aliás;

e) de outro modo.

7 – (UFPE) Nas frases publicitárias abaixo, assinale a alternativa em que a palavra sublinhada introduz uma relação de imposição.

a) Margarina M. Para quem não esqueceu o paladar.

b) O refrigerante dietético R não tem concorrente, mas você tem.

c) Use sandálias S enquanto você combina com ela.

d) Ande devagar, Chapeuzinho, com sapatos C, para o lobo mau poder te pegar.

e) Use Leite de Aveia D, porque sua pele merece.

8 – (UFF) Em “Ela despedaçou o lacre e deu a ler a Seixas o papel”, a preposição assinalada introduz uma ideia de:

a) consequência

b) causa

c) condição

d) fim

e) modo

9 – (PUC-MG) Para as questões abaixo, leia os trechos a seguir retirados de Gramáticas:

TRECHO A

Pronomes relativos são palavras que representam nomes já referidos, com os quais estão relacionados. Daí denominarem-se relativos.

[….]

Onde, como pronome relativo, tem sempre antecedente e equivale a em que: A casa onde moro (= em que) foi de meu avô.

(CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 20. ed. São Paulo: Nacional, 1979, p. 116-117)

TRECHO B

[….] Onde exprime estabilidade; o lugar em que [….] Aonde indica movimento, lugar a que [….]

(ROCHA LIMA, Carlos Henrique da. Gramática normativa da língua portuguesa 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980, p. 301.)

Assinale a alternativa em que o pronome ONDE esteja em consonância com as prescrições dos dois gramáticos:

a) Não sei o setor aonde devo levar a guia de inscrição do vestibular da PUC/Minas.

b) No início do século, houve um desenvolvimento maior do Sudeste, aonde tudo que se plantava era exportado.

c) As mulheres estão cada vez mais modernas, onde eu acho que está a razão para o grande número de separações.

d) Agindo dessa forma, sem medir as consequências, logo João verá o lugar onde vai chegar – é o que tenho dito a ele com frequência.

e) A convocação da seleção é onde eu não concordo com o Zagallo, pois ele é muito autoritário, não aceita opinião.

10 – (PUC-MG) Assinale a alternativa em que o uso do pronome em destaque possa ser exemplo da definição de PRONOME RELATIVO proposta por Cegalla, no trecho A.

a) Quero saber onde você guardou as lâminas.

b) Meu lema é: só amo quem me ama.

c) Todos sabem que ele não é feliz com a esposa há muitos anos.

d) Minha mãe me disse que aonde eu vou ninguém mais pode ir.

e) A mulher cuja lembrança me dói nem sabe que existo.

Gabarito:

1-d

2-d

3-b

4-d

5-b

6-b

7-b

8-d

9-a

10-e

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.