Você pensa em fazer uma faculdade de TI? Conheça a graduação em Gestão da Tecnologia da Informação e veja outras opções de cursos na área.
A área de Tecnologia da Informação (TI) aparece sempre nas listas de carreiras e cursos mais promissores. Afinal, hoje a computação está em todos os setores e produz inovações que demandam cada vez mais especialistas.
Dentro da área de TI, existem várias opções de cursos, cada um dedicado a uma especialidade diferente (programação, análise de dados, manutenção de redes etc.).
Um deles é a graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, que forma profissionais com conhecimento técnico e gerencial.
O curso é oferecido em grau tecnológico, com duração de 5 semestres, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.
É considerado um curso superior de curta duração, mas o diploma obtido tem a mesma validade daquele fornecido em cursos de bacharelado (graduação mais longa e abrangente).
Veja também:
+ As Melhores Faculdades de Engenharia de Software!
O curso de Gestão de TI
O gestor de TI é responsável por coletar, selecionar, processar, armazenar, distribuir e avaliar o uso das informações em ambientes corporativos. As aulas incluem disciplinas das áreas de Administração, Ciência da Informação e Informática.
Grade curricular
Apresentamos, a seguir, a lista de disciplinas que costumam compor a grade curricular do curso de Gestão da Tecnologia da Informação. Lembramos que os nomes das matérias costumam variar de uma faculdade para a outra.
Para dar como exemplo, pesquisamos a grade do curso oferecido pela Universidade Anhembi Morumbi (a distância):
- Teoria de Sistemas de Informação
- Gerenciamento e Administração de TI
- Matemática
- Liderança de pessoas
- Lógica de Programação
- Comunicação
- Engenharia de software I
- Arquitetura e Organização de computadores
- Programação orientada a objetos
- Sistemas Operacionais
- Processo de Negócios e Empreendedorismo
- Desenvolvimento humano e social
- Banco de Dados I
- Engenharia de software II
- Sistemas de Informações Gerenciais
- Redes de computadores
- Estatística Computacional
- Antropologia e Cultura Brasileira
- Banco de Dados II
- Gestão de Projetos
- Governança em TI
- Gestão de Marketing aplicada a TI
- Gestão Financeira aplicada a TI
- Fundamentos para certificação técnica
- Desafios contemporâneos
- Modelagem de Negócios e Processos
- Processos decisórios e sistemas de apoio à decisão
- Infraestrutura e Serviços de TI
- Segurança e Auditoria de Sistemas
- Laboratório de software e projetos / Projeto Integrado
Vale lembrar que, nas modalidades semipresencial e a distância (EAD), o estudante cursa as disciplinas mais teóricas por meio de uma plataforma digital de aprendizagem.
Já as aulas que exigem atividades práticas são realizadas em laboratórios de informática, nas unidades ou nos polos de apoio presencial das universidades.
Outro aspecto importante para quem está decidindo qual formato de curso fazer: graduações semipresenciais e EAD costumam ter mensalidades mais baixas do que cursos presenciais.
Outros cursos de TI
Se você quer trabalhar com Tecnologia da Informação, mas não gosta muito da área de Administração e Gestão, existem outras opções de cursos superiores. Conheça alguns deles:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas (grau tecnológico)
- Ciência da Computação (bacharelado)
- Engenharia da Computação (bacharelado)
- Big Data e Inteligência Analítica (grau tecnológico)
- Redes de computadores (grau tecnológico)
- Segurança da Informação (grau tecnológico)
- Sistemas de Informação (grau tecnológico)
- Sistemas para Internet (grau tecnológico)
Onde estudar
Cursos da área de TI são oferecidos por centenas de instituições de ensino superior públicas e privadas.
Então, você não terá muita dificuldade para encontrar uma faculdade. Só é preciso ficar de olho em um detalhe muito importante: para que o seu diploma seja válido, é preciso que a universidade seja autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso.
Só instituições credenciadas e com avaliações positivas nos conceitos do MEC emitem diplomas aceitos por empresas, concursos públicos e cursos de pós-graduação.
Conheça algumas ótimas faculdades particulares que cumprem esses requisitos e disponibilizam cursos superiores em Tecnologia da Informação:
Outra boa notícia: essas faculdades têm mensalidades bem em conta e sistemas próprios de bolsas e descontos. Acesse os sites para saber mais sobre cursos, processos seletivos, valores e programas de incentivo.
Leia também:
Conheça as carreiras de tecnologia mais promissoras
Confira quais são os cursos tecnológicos disponíveis em EAD
Você pretende fazer uma faculdade de Tecnologia da Informação? Que curso tem mais a ver com você? Conte para a gente nos comentários!