Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Grade curricular de Publicidade e Propaganda

18 de julho de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Os publicitários encontram um mercado de trabalho em expansão no Brasil. O surgimento das mídias sociais, em especial, abriu novas perspectivas para a comunicação de marcas, produtos e serviços, criando oportunidades para estes profissionais em todas as regiões do País.

Para se dar bem em Publicidade e Propaganda é preciso entender sobre pessoas, hábitos de consumo, estratégia de mercado e ferramentas de comunicação. Por isso, a grade curricular oferece uma combinação entre matérias das Ciências Humanas e disciplinas técnicas que preparam o profissional para desenvolver o conteúdo de campanhas e avaliar a melhor forma de comunicar a mensagem ao público-alvo.

Conheça as principais disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda e saiba se esta formação é a ideal para você. Veja também onde estudar para fazer bonito no mercado!

O curso de Publicidade e Propaganda

Antes de se aprofundar nas disciplinas, é importante você conhecer um pouco melhor as características da graduação em Publicidade e Propaganda:

• O curso é um bacharelado.

• Tem duração média de quatro anos.

• É oferecido em diferentes turnos, geralmente noturno ou matutino.

• Acontece principalmente na modalidade de ensino presencial, mas tem também algumas opções a distância (EAD) com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Nas graduações EAD é preciso se deslocar com certa frequência aos polos de apoio das universidades para realizar atividades práticas.

• Pode ser encontrado como uma habilitação do curso de Comunicação Social.

• É necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da graduação.

• Nem todas as universidades exigem a realização de estágio. Em muitas delas é opcional.

O que compõe a grade curricular de Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda requer dos alunos criatividade, interesse pelo comportamento humano, foco em planejamento estratégico e alguma habilidade com números. O principal desafio deste profissional é saber identificar os objetivos dos clientes e traduzi-lo em peças publicitárias, buscando os melhores resultados.

Para adquirir este conhecimento, os alunos precisam estudar disciplinas das Ciências Humanas e aprender uma série de atividades práticas, como redação, computação gráfica e fotografia.

Na área de Humanas eles aprendem sobre marketing, perfil demográfico, hábitos de consumo, gestão e empreendedorismo. Algumas disciplinas, ligadas à Administração e à Economia, exigem conhecimentos em Finanças e Estatística.

Já a parte prática do currículo envolve muitas aulas em laboratório. Nestes espaços os alunos praticam edição de comerciais para rádio e TV, criam anúncios impressos e digitais, produzem ensaios fotográficos, campanhas e outras peças publicitárias.

Principais disciplinas de Publicidade e Propaganda

O currículo desta formação traz uma combinação bem singular entre teoria e prática. Os estudantes precisam aprender sobre desenvolvimento de conteúdo e diferentes formas de comunicação. Conheça algumas das principais disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda:

• Antropologia

• Atendimento e Planejamento Publicitário  

• Comunicação Digital 

• Comunicação Integrada

• Criação Publicitária

• Direção de Arte

• Estética e História da Arte

• Ética e Filosofia da Comunicação

• Fotografia Publicitária  

• Fundamentos da Psicologia 

• Fundamentos da Publicidade e da Propaganda

• Fundamentos de Marketing

• Gestão de Contas  

• Gerenciamento de Marcas

• Introdução à Fotografia 

• Introdução à Linguagem Audiovisual

• Legislação Publicitária  

• Marketing de Varejo e Promoção de Vendas 

• Pesquisa de Opinião e Mercado 

• Planejamento Estratégico

• Produção Eletrônica em Áudio Publicitário  

• Produção Eletrônica em Vídeo Publicitário 

• Produção Gráfica

• Redação Publicitária: Audiovisual  

• Redação Publicitária: Impresso e Rádio

• Relações Públicas

• Sociologia

• Teorias da Comunicação

Principais laboratórios de Publicidade e Propaganda

As aulas práticas da graduação em Publicidade e Propaganda acontecem em laboratórios específicos da área de Comunicação. Destaque para a agência experimental de propaganda, que aparece em grande parte dos cursos. Neste espaço os alunos prestam serviços à universidade e clientes externos, com padrão profissional. Veja os principais laboratórios desta graduação:

• Laboratório de TV

• Laboratório de Áudio

• Laboratório de Edição

• Laboratório de Fotografia

• Agência Experimental de Propaganda

• Laboratório de Informática

• Laboratório de Design Gráfico

Onde estudar Publicidade e Propaganda

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)

Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 

Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry) – em Fortaleza

Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry) – em Recife

Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry) – em Salvador  

Veja também:

Quanto custa estudar Publicidade e Propaganda?

O que achou da grade curricular de Publicidade e Propaganda? Vai tentar uma vaga neste curso? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.