Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Massoterapia: o que é, pra que serve e onde estudar

29 de setembro de 2022
Imagem do autor
Escrito porLucas Loconte

Conhecida como uma das formas mais primitivas e intuitivas de tratamento corporal, a massoterapia é capaz de aliviar diversos sintomas, como dores musculares, estresse, tensão, enxaqueca e insônia.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Suas técnicas milenares têm o objetivo de reequilibrar o funcionamento do corpo humano e são uma excelente opção de tratamento para doenças crônicas e patologias graves, promovendo sensação geral de bem-estar, relaxamento e revigoramento.

A seguir, entenda no que consiste a massoterapia, como funciona, suas principais técnicas e os benefícios que ela pode oferecer.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O que é massoterapia?  

Massoterapia é a junção das palavras “masso”, que significa massagem, e “terapia”, que significa tratamento. Ou seja, a massoterapia consiste em um conjunto de manobras manuais e técnicas de manipulação que promovem o equilíbrio corporal, emocional e energético do ser humano, garantindo uma sensação geral de bem-estar, relaxamento e revigoramento.

Através de toques fortes ou sutis em regiões estratégicas do corpo, o massoterapeuta (profissional habilitado para exercer o ofício da massoterapia) trabalha em pontos de dor física e mental, eliminando nódulos de tensão muscular e estimulando a circulação sanguínea. A prática é baseada em diversos tipos de técnicas de massagens e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Técnicas de massoterapia

Na massoterapia existem diversos tipos de técnicas que se adequam aos objetivos e necessidades de cada pessoa. Por isso, durante a sessão, cabe somente ao massoterapeuta avaliar e escolher o melhor método de aplicação. Com a avaliação correta de um profissional capacitado, a sensação de alívio e o equilíbrio do paciente é garantida.

Diferente da massagem comum, que utiliza sempre a mesma técnica de aplicação, na massoterapia as técnicas variam de acordo com a necessidade individual de cada paciente. Conheça as 6 principais técnicas aplicadas na massoterapia.

Massagem terapêutica

A massagem terapêutica faz parte do conjunto de técnicas da massoterapia que tem o objetivo de eliminar atrofias do corpo, atuar no tratamento de dores e prevenir contusões musculares.

Posturas inadequadas, rompimento de um ligamento e dores nas articulações são alguns exemplos de situações que exigem a massagem terapêutica como tratamento.

Além de promover efeitos fisiológicos, como aumento do fluxo sanguíneo, estimulação nos processos de cicatrização e alívio das dores, a massagem terapêutica também oferece efeitos psicológicos como relaxamento, sensação de bem-estar e alívio da ansiedade.

Um exemplo de massagem terapêutica é a massagem cervical, que trata torcicolos e cervicalgias.  

Massagem relaxante

Enquanto a massagem terapêutica busca o tratamento de problemas físicos e motores, a massagem relaxante, como o próprio nome sugere, busca o relaxamento do corpo e da mente em conjunto.

Atua no combate ao estresse, à ansiedade e à depressão e é indicada para quem sofre com insônias, bloqueios emocionais, crises de ansiedade, fadiga e distúrbios nervosos.

Com movimentos suaves e contínuos, os músculos e articulações são relaxados e revigorados com a massagem relaxante. Seus benefícios, além da sensação de relaxamento e de bem-estar, também aparecem no fortalecimento do sistema imunológico, circulatório, linfático e respiratório.

Leia mais:
+ Conheça os 15 cursos que oferecem os melhores salários


Massagem estética

A massagem estética é uma técnica da massoterapia feita com movimentos firmes e rápidos que ativam a circulação sanguínea e promovem a eliminação de toxinas pelo corpo.

Ela pode ser tanto facial quanto corporal e é uma ótima opção para quem quer perder medidas ou fazer a manutenção do peso. A combinação de exercício físico e dieta podem potencializar os benefícios da massagem estética.

Drenagem linfática 

A drenagem linfática é uma técnica de massoterapia que ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo. Por meio de manobras quem imitam o bombeamento fisiológico, ela aumenta a oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e aumenta a absorção de nutrientes.

A drenagem linfática é muito usada para fins estéticos, pois elimina o inchaço corporal. Mas ela também traz diversos benefícios para a saúde, como o relaxamento, a redução de edemas, a cicatrização de um ferimento e a reabsorção de hematomas e equimoses.

Shiatsu

Shiatsu é uma palavra japonesa que significa “pressão com os dedos”. Ou seja, sem o uso de qualquer aparelho, o massoterapeuta utiliza apenas os dedos (geralmente), polegares, dedos e palmas das mãos) para pressionar pontos específicos do corpo e corrigir o seu mau funcionamento.

A técnica da medicina oriental japonesa tem como principal finalidade equilibrar a energia vital e, consequentemente, eliminar dores musculares, tensões corporais e promover uma melhor circulação sanguínea. É uma ação preventiva que dá ênfase à saúde e não ao tratamento de uma doença específica.

Reflexologia podal 

Você sabia que os nossos pés contêm mais de 70 mil terminações nervosas ligadas a diferentes órgãos do nosso corpo? Pois é. Através da reflexologia podal, o massoterapeuta aplica pressão em pontos específicos do pé para equilibrar a energia corporal, favorecer o processo de autocura e evitar o surgimento de doenças.

Essa técnica de massoterapia proporciona bem-estar e relaxamento e, de acordo com o grau de desconforto nos pontos do pé, é possível perceber quais partes do organismo registram algum desequilíbrio a ser tratado.

Massoterapia: benefícios para o corpo e mente 

A massoterapia, de modo geral, traz diversos benefícios para o corpo e para mente. Entenda, a seguir, para quem ela é indicada, quais os seus principais benefícios e se existe alguma contraindicação para a aplicação das técnicas.

Leia mais:
+ As 10 profissões do futuro


Para quem a massoterapia é indicada?

Antes de tudo, é essencial que haja uma avaliação médica para a indicação ou contraindicação da massoterapia. No entanto, de modo geral, ela é indicada para pessoas com patologias como dores musculares, contrações, espasmos, atonias, luxações, edema, distúrbios, calcificações articulares, fadiga, obesidade, paralisia, reumatismo, nevralgia e artrite, cicatrizes e lesões em geral.

Benefícios

Para quem sofre com os sintomas listados acima, as técnicas de manipulação da massoterapia conferem os seguintes benefícios:

  • Alívio do estresse;
  • Relaxamento muscular;
  • Sensação geral de bem-estar;
  • Liberação de toxinas;
  • Melhora de humor;
  • Alívio de dores e tensões; 
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Cicatrização;
  • Prevenção de possíveis doenças;
  • Potencialização do sistema imunológico.

Contraindicações

Os casos de contraindicação geralmente se dão para pessoas com machucados ou escoriações na pele, hemorragias, queimaduras recentes, fratura, trombose, algum tumor desconhecido, gestantes ou idosos.

No caso de uma pessoa hipertensa e cardíaca, por exemplo, a massagem deve ser feita com certos cuidados e precauções. Já as gestantes devem evitar a drenagem linfática na região do abdômen.

Apesar disso, o mais importante é buscar por um profissional sério e capacitado (principalmente na área de anatomia e patologia) para saber se você necessita de algum cuidado especial ou não durante a sessão. Busque sempre por bons massoterapeutas. 

Massoterapeuta: sobre a profissão

Um massoterapeuta é um profissional encarregado de realizar massagens terapêuticas em indivíduos que desejam relaxar os músculos ou até mesmo tratar e reabilitar condições físicas mais sérias.

A massoterapia é a profissão relacionada à preservação e melhoria da saúde. E o massoterapeuta é o profissional habilitado para tratar pessoas com dor ou algum tipo de disfunção. Em outras palavras, é aquele que utiliza conceitos de anatomia, fisiologia e biomecânica e promove a saúde e o bem-estar por meio de massagens (sejam elas terapêuticas, relaxantes ou estéticas).

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio de um massoterapeuta no Brasil é de R$ 1.533,21.

O massoterapeuta pode ser um trabalhador autônomo ou atuar em clínicas de estética, spas, academias de ginástica, clubes esportivos e centros de reabilitação física.

Como se tornar um Massoterapeuta?

Para se tornar um massoterapeuta, ou seja, um profissional que promove a saúde e o bem-estar através de massagens, é preciso ter uma formação técnica ou profissionalizante. Tal formação dura, em média, 2 anos e apresenta uma carga horária de cerca de 1200 horas com conteúdo prático e teórico.

A massoterapia não exige obrigatoriamente um curso de graduação. No entanto, por ser uma área muito ligada à estética, a profissão tem apresentado grande crescimento nos centros urbanos do Brasil e do mundo, onde a busca pela qualidade de vida e bem-estar tem sido cada vez maior. 

Quais cidades têm cursos de Fisioterapia?

Uma opção de curso superior que é da área de saúde e que também promove o bem-estar e saúde do corpo é a fisioterapia. De maneira muito mais abrangente que a massoterapia, a fisioterapia atua na prevenção, na manutenção e na promoção da saúde. O fisioterapeuta (profissional de fisioterapia) pode utilizar o recurso da massagem para tratar seus pacientes, mas é mais comum a utilização de recursos físicos e aparelhos específicos.

O curso de graduação em fisioterapia geralmente tem entre 8 e 10 semestres.

Entre as principais cidades com ofertas de cursos de fisioterapia estão:

  • São Paulo
  • São José dos Campos
  • Taubaté
  • Santos
  • Marília

E entre as faculdades com bolsas de estudo de até 80% de desconto e ofertas de cursos de fisioterapia estão:

Ficou interessado? Acesse o site do Quero Bolsa e confira todas as condições disponíveis.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.