Descubra quais são as notas de corte do Sisu 2019
Um dos assuntos que mais preocupam aqueles que pretendem iniciar a graduação é o tal do Sisu. E não é pra menos, afinal o programa é a principal porta de entrada para o ensino superior gratuito.
Mas vamos por partes. Antes de falarmos sobre as notas de corte Sisu 2019, vamos entender o que é e como funciona o programa? Confira abaixo as principais informações!
O que é o Sisu
A sigla significa Sistema de Seleção Unificada e se trata do nome dado a uma plataforma na internet, gerenciada pelo MEC (Ministério da Educação). Nessa plataforma, as universidades públicas cadastram as vagas disponíveis para candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Para participar do programa, o candidato deve acessar a plataforma (site) e fazer um cadastro. Depois desse processo, o inscrito será direcionado a um painel onde são descritas as vagas das universidades públicas participantes do Sisu.
Como funciona o processo seletivo do Sisu
Ao se cadastrar no Sisu, você pode escolher até duas opções de curso, indicando sua ordem de preferência. Ou seja, você deve colocar em primeiro lugar a sua principal escolha de curso e, em seguida, sua segunda opção de graduação.
São solicitadas duas opções para o caso de você não ter a pontuação suficiente para conseguir uma vaga na sua primeira opção.
O critério de avaliação é a pontuação no Enem. Assim como você, outros candidatos poderão se inscrever no mesmo curso. Cada curso possui um número de vagas limitado, determinado pela instituição de ensino.
Caso outros candidatos inscritos no mesmo curso que você tenham obtido uma nota superior à sua, eles preencherão as vagas no seu lugar. Mas você ainda terá a chance de ser classificado para sua segunda opção de curso!
Matrículas e lista de espera do Sisu
Os candidatos aprovados na primeira etapa terão apenas uma chance de fazer a matrícula. Fique atento aos prazos, pois se você esquecer de fazer a matrícula perderá a vaga automaticamente.
O não comparecimento no dia da matrícula impede a sua participação na lista de espera. Essa lista é destinada apenas a candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas opções de cursos.
Neste ano, os aprovados na primeira fase devem realizar a matrícula entre 30 de janeiro e 04 de fevereiro de 2019. Já aqueles que forem aprovados na lista de espera devem procurar a faculdade a partir do dia 07 de fevereiro e ficar atentos a publicação da lista de convocação para fazer a matrícula.
Inscrições para o Sisu
A inscrição para o Sisu 2019 é restrita àqueles que realizaram o Enem 2018. Caso você tenha feito o exame, precisará de seu número de inscrição e senha para se cadastrar no Sisu. A inscrição deve ser feita entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2019.
Algumas universidades exigem notas predeterminadas para inscrição em alguns cursos. Por exemplo, algumas instituições exigem uma nota mínima na prova de Ciências da Natureza para os cursos de Medicina e Física.
No momento da inscrição, se a sua nota não for suficiente para concorrer ao curso que deseja, o sistema emitirá mensagem com esta informação. Vale ressaltar que, assim que você finaliza o cadastro, o Sisu recupera automaticamente as suas notas obtidas no Enem.
Notas de corte Sisu 2019
Conforme já informado, existe um número restrito de vagas disponíveis para cada curso. Diariamente, durante o período de inscrições, candidatos de todo o Brasil se inscrevem nos cursos desejados. Portanto, a notas de corte Sisu 2019 mudam a cada dia.
Basicamente, quem define a nota de corte são os próprios candidatos. Se em determinado curso estiverem inscritos candidatos com pontuação alta, a nota de corte será alta. Já nos cursos nos quais os candidatos possuem uma pontuação menor, a nota de corte será baixa. Assim, sua posição não é fixa, serve apenas para você ter uma referência. Você só saberá a sua posição apenas no final do período de inscrições.
Para você ter uma base da nota de corte, fizemos uma lista com os cursos mais procurados e suas notas dos anos anteriores. Dessa forma você terá uma ideia do que esperar este ano. Em alguns casos não colocamos uma pontuação exata, isso porque as notas variam de acordo com a universidade.
-
Administração – 600 a 780 pontos
-
Arquitetura e Urbanismo – 680 a 790 pontos
-
Ciências Biológicas – 500 a 710 pontos
-
Ciência da Computação – 760 pontos
-
Ciências Contábeis – 739 pontos
-
Ciências Econômicas – 710 pontos
-
Ciências Sociais – 648 pontos
-
Design – 680 pontos
-
Direito – 670 a 850 pontos
-
Educação Física – 590 a 730 pontos
-
Enfermagem – 630 a 750 pontos
-
Engenharia Civil – 680 a 870 pontos
-
Engenharia Elétrica – 770 pontos
-
Engenharia Química – 778 pontos
-
Farmácia – 724 pontos
-
Fisioterapia – 670 a 750 pontos
-
Gastronomia – 755 pontos
-
Jornalismo – 730 pontos
-
Letras– 710 pontos
-
Matemática – 640 pontos
-
Medicina – 765 a 880 pontos
-
Medicina Veterinária – 650 a 820 pontos
-
Nutrição – 730 pontos
-
Odontologia – 715 a 840 pontos
-
Pedagogia – 520 a 750 pontos
-
Psicologia – 620 a 820 ponto
-
Publicidade e Propaganda – 740 pontos
-
Química – 690 pontos
-
Relações Públicas – 720 pontos
-
Serviço Social – 708 pontos
-
Turismo – 680 pontos
-
Zootecnia – 660 pontos
O que fazer se você não atingir as notas de corte Sisu 2019
Apesar de o Sisu ser uma ótima opção para quem quer iniciar o curso superior, ele não é o único caminho para atingir esse objetivo. Caso você não consiga atingir as notas de corte Sisu 2019, é possível ingressar em uma boa faculdade particular. Basta apresentar a sua nota do Enem e, caso seja a mínima exigida pela instituição, poderá fazer sua matrícula e iniciar o curso superior.
E se você estiver preocupado com o valor, saiba que existem muitas universidades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem cursos com mensalidades acessíveis. Elas também contam com programas próprios de bolsas, descontos e convênios. Ou seja, o ingresso direto é uma das formas mais simples de fazer o ensino superior, sem burocracia ou necessidade de comprovar renda.
Para te ajudar, vamos dar algumas sugestões de faculdades particulares onde você pode estudar. Selecionamos estas opções utilizando como critério os pontos citados acima. Além disso, estão presentes em todos os estados do Brasil, em locais de fácil acesso. Confira agora as nossas dicas!
Exemplos de Linkagem:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Veja também:
Agora que você já sabe quais são os critérios utilizados para definir as notas de corte do Sisu 2019, conte para nós qual curso pretende fazer!
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.