Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

P-FIES

Imagem default

Em 2018, o governo federal promoveu uma série de mudanças em seu programa de financiamento estudantil, o FIES.

 

Uma delas foi a ampliação do número de bancos que onde é possível contratar o financiamento, os chamados agentes financeiros.

 

Antes, havia apenas dois: o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, ambas instituições públicas. Agora esse universo se expandiu e é permitido contratar o FIES também junto a bancos privados.

 

Com isso, temos uma nova modalidade de financiamento, o P-FIES.

 

A gente foi atrás de todas as informações e conta a seguir o que é o P-FIES, quem pode participar, como funciona e onde estudar com essa super ajuda. Confira!

 

O que é o P-FIES

 

O P-FIES nada mais é do que o FIES contratado em um banco privado. Ou seja, em vez de firmar o compromisso do empréstimo junto a um banco público, o estudante que conseguir o benefício vai assinar o financiamento com uma instituição financeira privada.

 

As condições desse financiamento são definidas entre o banco privado que concede o crédito, o estudante que pede o empréstimo e a faculdade onde ele vai estudar.

 

Quem pode pedir o P-FIES

 

Assim como acontece no FIES, para participar do P-FIES é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A média das provas precisa ser de pelo menos 450 pontos, sem ter zerado a redação. Vale apresentar o desempenho obtido em qualquer edição do Enem a partir de 2010.

 

Quem quiser concorrer a uma vaga no P-FIES vai precisar comprovar renda familiar bruta mensal entre 3 e 5 salários mínimos por pessoa.

 

Não pode solicitar o P-FIES o candidato que estiver:

 

  • inadimplente com o FIES ou CREDUC
  • em período de utilização do FIES

 

As regras de participação do P-FIES podem mudar a cada edição. Por isso, antes de se inscrever dê uma olhada no edital do programa para verificar se atende a todos os requisitos.

 

Bolsistas parciais do ProUni também podem usar o P-FIES para complementar a mensalidade. É preciso cumprir as regras de participação e passar pelo processo seletivo.

 

Quando acontece o P-FIES

 

O P-FIES acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. As datas são divulgadas alguns dias antes pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Cursos disponíveis no P-FIES

 

Assim que abrirem as inscrições do P-FIES você vai poder consultar os cursos disponíveis no site oficial FIES Seleção. http://fiesselecao.mec.gov.br

 

O número de vagas ofertadas também muda a cada semestre e pode ser consultado no site oficial durante o período de inscrições.

 

Como funciona o P-FIES

 

O funcionamento do P-FIES é semelhante ao do FIES em muitos aspectos. Em outros, há pequenas diferenças. Fizemos um resumão de como funciona o P-FIES:

 

  • As inscrições são gratuitas e só podem ser feitas pelo site oficial, no período determinado pelo MEC.
  • A classificação dos candidatos é feita pela nota do Enem.
  • A concorrência por uma vaga se dá entre os candidatos que escolheram as mesmas opções de curso/turno/local de oferta (faculdade município, campus ou unidade).
  • O candidatosó vai conseguir o P-FIES para aquela vaga se houver pré?aprovação dofinanciamento por parte de pelo menos um agente financeiro operador de crédito(banco).
  • Se ocandidato não tiver a pré?aprovação do financiamento de pelo menos um dosbancos participantes, terá a inscrição automaticamente cancelada e a vaga passapara os próximos classificados naquela combinação de curso/turno/local deoferta.
  • O P-FIES nãotem lista de espera.
  • O MEC não seenvolve na pré-aprovação de crédito.
  • Caso sejaclassificado, o participante tem um prazo para comparecer à faculdade e outropara providenciar a documentação e assinar o contrato de financiamento nobanco.
  • As condiçõesdo financiamento (valor que pode ser financiado, prazo, número de parcelas,etc.) variam bastante. Como falamos anteriormente, elas são definidas entre obanco, a faculdade e o estudante.

 

Onde estudar com o P-FIES

 

As regras, condições, cursos disponíveis e número de vagas do P-FIES podem mudar a cada edição. Mas uma coisa não muda: somente faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC podem oferecer vagas no P-FIES. Essa é a garantia de um ensino que está dentro dos parâmetros de qualidade estabelecidos pelo Ministério e de um diploma válido em todo o Brasil, que poderá ser usado para conseguir emprego, participar de concurso público de nível superior e seguir os estudos em uma pós-graduação.

 

Ah, a lista de faculdades participantes também pode variar a cada edição. Aqui fizemos uma seleção de boas instituições que costumam oferecer vaga pelo programa. Confira:

 

 

Veja também:

 

O que é FIES?

 

Vai participar do P-FIES? Qual curso pretende financiar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.