Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Polícia Federal: como ingressar, cargos, salários

15 de setembro de 2022
polícia federal
Imagem do autor
Escrito poradmin
Atualizado em: 27/02/2024

A carreira na Polícia Federal desperta o interesse de milhões de brasileiros que desejam ingressar no serviço público. Esse caminho não é fácil, afinal, os concursos para trabalhar na instituição exigem bastante preparo, estudos e conhecimento da prova, bem como entender a concorrência que, já adiantando, é muito alta.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Apesar da dificuldade, a PF apresenta várias oportunidades de carreira desde o nível médio ao nível superior e também para várias regiões do nosso país. Para te ajudar na preparação dessa caminhada até a aprovação, elaboramos esse texto com tudo o que você precisa saber sobre a Polícia Federal. :

Veja também:
+ Como ser Policial Civil? Requisitos, cargos e salário!


A carreira na Polícia Federal

Essa carreira é o sonho de muitas pessoas. Para você ter noção da concorrência do último concurso da Polícia Federal, aplicado em 2021, cerca de 320 mil pessoas se inscreveram para preencher apenas 2000 vagas espalhadas por todo o país.

Esse número é tão alto porque a PF oferece várias oportunidades em diversos cursos superiores. Além disso, a remuneração, estabilidade e o sentimento de contribuir com a segurança da nação é um dos maiores incentivos.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


O que faz a Polícia Federal?

O Policial Federal Luiz Thaumaturgo, explica que a Polícia Federal é responsável por investigar todos os crimes que possam interessar à Administração Nacional.

Por exemplo, você já deve ter ouvido falar na televisão e em jornais operações de apreensão de drogas ilegais internacionais e comércio de armas, terrorismo, tráfico de seres humanos, crimes contra os direitos humanos, corrupção e quaisquer outros crimes contra o governo federal ou oficiais federais. Lembra um pouco as funções do FBI lá nos Estados Unidos.

Além dos trabalhos mais comuns de investigação criminal, a Polícia Federal também abrange muitas tarefas administrativas, especialmente como no controle e aprovação da imigração brasileira.

Além disso, a PF é a principal representante do nosso país junto à Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) ou seja, se você decidir ingressar na Polícia Federal pode ajudar a solucionar crimes e encontrar criminosos em cooperação com outros países.

Como uma instituição fundamental para a aplicação da lei, a Polícia Federal muitas operações de inteligência tática, como a pesquisa internacional sobre crime o organizado.

Além disso, a PF se destaca pelo amplo acesso às tecnologias para resolver crimes e aplicar a lei: sensores para detecção da presença de drogas em malas, carros e outros compartimentos, inteligência artificial para identificar transações financeiras suspeitas, serviços de reconhecimento facial, banco de dados com informações sigilosas etc.

Quais os requisitos para ingressar na carreira?

Para ingressar na Polícia Federal nos cargos de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista é necessário preencher alguns requisitos estabelecidos pelo edital do último concurso, realizado em 2021:

  • Ser aprovado no concurso público e não ter sido eliminado na investigação social.
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade.
  • Estar em gozo dos direitos políticos.
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Possuir carteira de identidade civil e carteira nacional de habilitação, categoria “B”, no mínimo.
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

Além desses requisitos para todos os candidatos, o cargo de Delegado da Polícia Federal ainda exige experiência e formação em Direito. Você irá precisa comprovar que trabalhou com atividade jurídica ou policial durante, no mínimo, três anos.

É importante informar que estágio não conta como atividade jurídica para este concurso, mesmo que seja em alguma área do Direito ou durante a faculdade. Portanto, a Polícia Federal entende como atividade jurídica:

  • O exercício de advocacia, inclusive voluntária, com a participação anual mínima em 5 (cinco) atos privativos de advogado em causas ou questões distintas.

  • O exercício de magistério superior, que exija a utilização preponderante de conhecimentos jurídicos.

  • O exercício de função de conciliador em tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de varas judiciais.

  • Exercício de cargo público, de natureza policial, na Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias civis e(ou) polícia penal; o tempo de atividade militar nas Forças Armadas, polícias militares e(ou) corpo de bombeiros militares.

Antes de se inscrever para os futuros concursos para a Polícia Federal, certifique-se que você tem em mãos ou por fácil acesso a todos os documentos comprobatórios! Não deixe para a última hora para evitar problemas que vão te desconcentrar no momento da prova.

Qualidades para ser um bom policial federal

Batalhão de policiais federais de costas, estão de capacete e uniforme completo

Além das habilidades técnicas, intelectuais e experiência para alguns cargos, a inteligência emocional também é um fator muito relevante para destacar os bons policiais federais.

Como falamos no início do texto, a preparação para um concurso começa muito antes da prova. Então, tire um momento para fazer uma autoanálise a partir de alguns pontos necessários para ser um policial federal. A lista foi elaborada pela Universidade de Goodwin:

  • Resolução de problemas:

A Polícia Federal brasileira conta com diversos dispositivos tecnológicos de última geração para auxiliar as investigações. Porém, a tecnologia não substitui o raciocínio e resolução de problemas dos agentes; pelo contrário, quanto mais sofisticada a tecnologia, maior será a complexidade.

  • Senso de lei e ética:

Todas as carreiras na Polícia Federal exigem uma compreensão profunda da legislação brasileira. Esse conhecimento é útil para além da prova, ele vai te acompanhar durante toda a sua carreira. A lei pode ser ensinada.

No entanto, a Polícia Federal também exige dos funcionário um forte senso de ética, e esse aspecto você vai aprender ao longo dos anos na prática.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Como ingressar?

O ingresso é permitido apenas por meio de Concurso Público. O processo consiste em várias etapas eliminatórias e classificatórias. Explicamos para você como são as etapas que mais geram dúvidas entre quem gostaria de ingressar na Polícia Federal:

  • Prova objetiva

A prova possui 120 questões objetivas com 5 alternativas de resposta e com duração de 4 horas e 30 minutos. Confira os conteúdos mais abordados pela Polícia Federal de acordo com cada cargo:

Disciplinas da prova para Delegado de Polícia Federal

Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Internacional Público E Cooperação Internacional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Direito Previdenciário, Direito Financeiro E Tributário.

Disciplinas da prova para Agente da Polícia Federal

Língua Portuguesa, Noções De Direito Administrativo, Noções De Direito Constitucional, Noções De Direito Penal E De Direito Processual Penal, Legislação Especial, Estatística, Raciocínio Lógico, Informática, Contabilidade Geral.

Disciplinas da prova para Escrivão da Polícia Federal

Língua Portuguesa, Noções De Direito Administrativo, Noções De Direito Constitucional, Noções De Direito Penal E De Direito Processual Penal, Estatística, Raciocínio Lógico:, Informática, Contabilidade Geral, Arquivologia.

Disciplinas da prova para Papiloscopista da Polícia Federal

Língua Portuguesa, Noções De Direito Administrativo, Noções De Direito Constitucional, Noções De Direito Penal E De Direito Processual Penal, Estatística, Raciocínio Lógico, Informática, Biologia, Física E Química.

  • Prova discursiva

A prova discursiva consiste na elaboração de uma redação dissertativa de até 30 linhas. Apenas para o cardo de Delegado da Polícia Federal é necessário elaborar três questões dissertativas e uma peça profissional.

O tema é anunciado aos candidatos no dia da prova. Uma boa dica para se preparar é buscar provas anteriores da Polícia Federal e praticar a escrita respeitando o tempo da prova.

  • Exame de aptidão física.

Nesta etapa, a Polícia Federal tem por objetivo avaliar a sua capacidade de realizar exercícios físicos e o seu comportamento ao lidar nas situações de desgaste. O exame consiste em 4 testes:

I – teste em barra fixa; II – teste de impulsão horizontal; III – teste de natação (50 metros); IV – teste de corrida de 12 minutos.

Carreiras da Polícia Federal

Policiais federais brasileiro com fuzis estão ao lado de um carro oficial da PF, usando uniforme completo.

Carreiras Administrativas

O último concurso da Polícia Federal para Carreiras Administrativas ocorreu em 2013 – e a validade encerrou em 2018. Por isso, foi realizado um pedido pelo Departamento da Polícia Federal para o preenchimento de 277 vagas.

O pedido ainda está sob análise econômica do Ministério da Economia. A previsão inicial é que a nomeação seria feita até no ano de 2023. Conheça as áreas do concurso público para cargos administrativos da Polícia Federal:

Cargos Administrativos de Nível Médio

A princípio, seriam 494 vagas para agentes administrativos que possuem, no mínimo, um diploma do Ensino Médio. As atividades da carreira envolvem recursos humanos, departamento pessoal, finanças, logística e outras atividades estabelecidas em edital.

Cargos Administrativos de Nível Superior

Já para os candidatos do Ensino Superior, as vagas serão limitadas caso o concurso seja autorizado: 183 vagas distribuídas entre 17 formações. Fique atento ao site da Polícia Federal para acompanhar o desenvolvimento do pedido realizado para abertura de mais vagas.

  • 1 vaga – Engenheiro
  • 25 vagas – Administrador
  • 9 vagas – Arquivista
  • 13 vagas – Assistente Social
  • 1 vaga – Bibliotecário
  • 9 vagas – Contador
  • 3 vagas – Economista
  • 3 vagas – Enfermeiro
  • 4 vagas – Estatístico
  • 2 vagas – Farmacêutico
  • 69 vagas – Médico
  • 1 vaga – Nutricionista
  • 11 vagas – Odontólogo
  • 6 vagas – Psicólogo
  • 13 vagas – Técnico em Assuntos Educacionais
  • 3 vagas – Técnico em Comunicação Social

Cargos da Carreira Policial

A Polícia Federal apresenta algumas possibilidades de cargos para esse tipo de trabalho. Confira:

Delegado de Polícia Federal – É necessário ter diploma em Direito e comprovar 3 anos de atuação em atividades jurídicas reconhecidas pelo edital.

Perito Criminal Federal – Essa carreira abrange diversos cursos superiores e áreas, visto que os crimes podem acontecer desde o tráfico de entorpecentes aos crimes contra a vida. Você irá trabalhar na coleta de materiais para investigação, análise, investigação etc.

Escrivão de Polícia Federal – Podem concorrer a essa carreira candidatos com diploma de ensino superior de qualquer área do conhecimento, contanto que seja reconhecido pelo Ministério da Educação.

Agente de Polícia Federal – Também é necessário a conclusão de ensino superior em qualquer curso reconhecido a nível de graduação. As atividades envolvem acompanhar e executar operações policiais para prevenir e repreender ilícitos penais.

Quais são os salários da Polícia Federal?

No último concurso para as carreiras policiais da Polícia Federal, realizado em 2021, esses foram os salários apresentados aos candidatos:

Delegado De Polícia Federal: R$ 23.692,74.

Agente De Polícia Federal: R$ 12.522,50.

Escrivão De Polícia Federal: R$ 12.522,50.

Papiloscopista Policial Federal: R$ 12.522,50.

Cursos para ingressar na Polícia Federal

Engana-se quem pensa que apenas as pessoas formadas em Direito podem trabalhar na Polícia Federal.

Para ser Perito Criminal Federal, você pode ter o diploma em:

  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Ciências da Computação
  • Informática
  • Análise de Sistemas
  • Engenharia da Computação
  • Geologia
  • Engenharias
  • Química Ciências
  • Biológicas
  • Engenharia Florestal
  • Medicina Veterinária
  • Medicina
  • Odontologia
  • Farmácia e outras formações.

Onde estudar para passar na prova da Polícia Federal?

Como mostramos para você, a prova para o concurso da Polícia Federal é bastante difícil e concorrida. Por esse motivo, uma boa faculdade irá te ajudar bastante para tornar o processo mais fácil. Selecionamos para você conhecer instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação e com cursos de várias áreas bem avaliados:

Leia Mais:
+ Entenda o que precisa fazer para se tornar Polícia Civil

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.