Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Descubra se é possível pedir o Fies antes de entrar na faculdade

10 de outubro de 2018
fies antes de entrar na faculdade
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que oferece bolsas de financiamento estudantil a juros baixos e longo prazo para pagamento. O Fies é uma super ajuda para quem precisa entrar no ensino superior e está sem grana para bancar as mensalidades de uma faculdade.

Encontre bolsas de estudo na UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Só que o Fies é um programa com muitas regras e procedimentos, assim, muitas pessoas acabam ficando um pouco perdidas. Uma das dúvidas mais frequentes é se o estudante precisa estar matriculado na faculdade que deseja financiar antes de tentar vaga no programa.

+ Fies: Saiba as respostas para todas as suas dúvidas sobre o programa

Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) lançou um pacote de mudanças que afetam o Fies, e fazendo com que esta dúvida voltasse com ainda mais força. Mas estamos aqui para resolvê-la!

Confira abaixo se você precisa estar matriculado em uma faculdade antes de pedir o Fies!

Dá para pedir o Fies antes de entrar na faculdade?

fies

Uma boa notícia é que não precisa estar matriculado na faculdade para pedir o Fies, visto que, o programa de financiamento realiza um processo seletivo para a escolha dos estudantes. Este processo ocorre duas vezes por ano, logo após o Prouni.

No entanto, a disputa no Fies é somente para a vaga de financiamento e não garante a matrícula na faculdade. Caso você ainda não tenha feito a sua, talvez precise passar por um vestibular ou outra forma de ingresso, como nota do Enem. Vale conferir as regras junto à faculdade do seu interesse.

Dá para pedir o Fies após entrar na faculdade?

O contrário também é possível! Estudantes que já estejam matriculados em uma faculdade participante do Fies e atendam aos requisitos de inscrição poderão tentar um financiamento subsidiado pelo governo.

Só que, para conseguir financiar exatamente o curso em que já está matriculado, é preciso encontrar uma vaga que corresponda à que ocupa hoje, em todos os detalhes: instituição de ensino, turno e unidade.

fies vagas

Caso não esteja disponível, é possível mudar de turno e unidade, se for o caso, e tentar a transferência junto à faculdade.

É importante saber que o Fies não é retroativo, isso significa que o financiamento passa a valer só após assinado o contrato. O Fies também não reembolsa as mensalidades que o estudante já pagou antes de conseguir o benefício.

Veja também:
+ Como fazer transferência de curso? O Guia Completo!


Como financiar a faculdade com o FIES

Para pagar a faculdade com a ajuda do Fies você precisará verificar se atende aos requisitos de participação:

  • Ter obtido desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer edição do Enem a partir de 2010.

  • Que não tenha participado no referido Exame como “treineiro”.

  • Apresentar renda per capta mensal familiar de até cinco salários mínimos financiamento parcial, e até três salários mínimos para financiamento integral.

Se estiver tudo em ordem com os critérios, é hora de encarar o processo seletivo por uma vaga de financiamento.

O critério de classificação é unicamente a nota no Enem. Quanto mais alta a pontuação, maiores as chances de obter o financiamento. O processo seletivo é feito totalmente online e fica aberto por quatro dias. O resultado sai logo na sequência.

Veja também:
+ Descubra se é possível pedir o Fies antes de entrar na faculdade


As mudanças recentes do Fies alteram a forma de entrar na faculdade?

O Fies passou por uma grande mudança em 2017, mas isso não alterou que o aluno pode pedir o financiamento antes de entrar na faculdade. Pelo menos por enquanto, continua tudo como antes.

O que mudou pra valer no Fies foram os tipos de contrato oferecidos a partir de 2018. Agora o programa conta com três categorias distintas de financiamento:

fies

Financiamento 1

Essa modalidade responderá por cerca de um terço de todos os financiamentos do Fies disponíveis por ano. Eles são direcionados a candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. A grande vantagem é a taxa de juros, que aqui será zero!

Financiamento 2

Direcionado aos candidatos que vivem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. Os diferencial é a taxa de juros baixa, por volta de 3% ao ano.

Financiamento 3

Denominado P-Fies, é voltado para candidatos com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. São 60 mil vagas com taxa de juros variável, de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento.

Fora isso, houve mudança também na carência para começar a pagar o financiamento. Se antes o Governo dava até 18 meses após a formatura, agora a cobrança partirá do momento em que o candidato terminar o curso e estiver trabalhando.

E o Fies Social?

Divulgado em fevereiro de 2024, essa nova resolução resolução que estabelece o Fies Social, uma nova versão do Fies, apresentou um programa do Ministério da Educação (MEC) gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo o MEC, essa nova modalidade surgiu a fim de revitalizar o propósito social do programa, oferecendo a oportunidade de financiamento de até 100% nos contratos, ao mesmo tempo em que introduz mudanças significativas para beneficiar estudantes de baixa renda.

O Fies Social tem como objetivo principal simplificar o acesso ao ensino superior através do financiamento estudantil. Diferente do modelo tradicional do Fies, a nova versão busca, primeiramente, atender às necessidades dos estudantes de baixa renda e desempenhar um papel transformador na sociedade, proporcionando melhores condições de acesso e permanência no ensino superior.

Com o Fies Social vem a novidade de que é possível financiar até 100% dos custos educacionais para estudantes com renda familiar per capita de meio salário mínimo cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Segundo o governo, apenas no ano de 2024, mais de 100 mil estudantes poderão se beneficiar desse programa. Além disso, outra medida importante é a previsão de reserva de vagas para estudantes de baixa renda, bem como para indivíduos pretos, pardos, indígenas e com deficiência.



E se não conseguir o Fies?

duvida fies

Se você não conseguir sua bolsa Fies, não precisa se preocupar, saiba que ainda existe uma outra opção: o ingresso direto.

Muitas faculdades aceitam o ingresso direto, onde você pode conseguir descontos de até 80%. Para isso, será preciso apenas suas nota do Enem e uma parceira do Mundo. Confira abaixo algumas parceiras que aceitam o ingresso direto:

Gostou do conteúdo acima? Confira mais no blog do Mundo Vestibular.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.