Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Profissões

5 profissões para quem quer trabalhar com a voz

31 de outubro de 2023
Profissional que trabalha com a voz utilizando um roteiro para se preparar antes de gravar em um microfone
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

O Mundo Vestibular está sempre preparando as melhores seleções de profissões para você seguir e assim começar a definir seus rumos depois do vestibular, já na entrada da faculdade ideal. Hoje é mais um desses dias com um tema que pode parecer inusitado: “profissões para quem quer trabalhar com a voz”. E talvez você se questione: “mas tirando casos onde haja alguma limitação na fala, todo profissional não utiliza a voz em algum momento?

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Pois é. Mas não necessariamente esse seja seu principal instrumento de trabalho, como no caso das carreiras que citaremos aqui neste material. Já conseguiu pensar em algumas profissões que se encaixam nessa descrição? Acha que essa poderia ser uma boa opção para o seu futuro profissional? Então venha checar algumas opções interessantes de profissões que trabalham majoritariamente com a voz.

Veja mais:
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com música
+ 5 profissões para quem gosta de organização


Profissões para quem deseja trabalhar com a voz:

Dublador

Profissional que empresta sua voz para dar vida a personagens em filmes, séries, desenhos animados e videogames que são produzidos em outra língua ou que necessitam de uma nova gravação vocal.

Locutor

Pode atuar em rádios, televisão, ou fazendo narrações de eventos. O locutor é responsável por apresentar programas, ler notícias, fazer anúncios e muitas outras tarefas vocais.

Cantor

Artista que interpreta músicas usando sua voz. Pode atuar solo, em bandas, corais ou em produções teatrais.

Professor de Canto

Além de ter uma boa técnica vocal, ensina técnicas de respiração, postura, entonação e outros aspectos importantes para cantar bem.

Narrador de Audiobooks

Com o crescimento do mercado de audiobooks, muitos profissionais são requisitados para ler e narrar livros inteiros para poderem ser consumidos em formato auditivo.

Veja também:
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com alimentação
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com a natureza


Quais faculdades fazer para seguir nessas profissões?

Artes Cênicas: Este curso não apenas treina atores, mas também ensina sobre expressão vocal, interpretação e técnicas de voz, o que pode ser útil para dubladores e cantores.

Jornalismo: Os jornalistas muitas vezes precisam ter uma boa dicção e capacidade de comunicação clara, especialmente aqueles que atuam em rádio e televisão.

Música: Focado principalmente para quem deseja ser cantor ou professor de canto, ensina técnicas vocais, teoria musical, entre outros aspectos da arte.

Fonoaudiologia: Mesmo que não esteja diretamente relacionado à atuação vocal, um fonoaudiólogo conhece profundamente a anatomia e a fisiologia da voz e pode ajudar profissionais da voz a manterem a saúde vocal.

Linguística: Além de estudar a estrutura e funcionamento das línguas, este curso pode ajudar aqueles que trabalham com a voz a entender melhor a pronúncia, entonação e outros aspectos da linguagem falada.

Características importantes para quem deseja trabalhar com a voz:

  1. Saúde Vocal: Manter as cordas vocais saudáveis é fundamental. Isso pode envolver aquecimento antes de usar a voz profissionalmente, evitar gritar ou falar muito alto e beber bastante água.

  2. Clareza na Dicção: Ser capaz de pronunciar palavras claramente e ser entendido pelo público é essencial.
  3. Expressividade: A capacidade de transmitir emoção e intenção através da voz é uma habilidade valiosa, especialmente para dubladores e cantores.

  4. Treinamento e Educação Contínua: Assim como em qualquer profissão, é importante continuar aprendendo e treinando para aprimorar habilidades.

  5. Paciência e Persistência: Trabalhar com a voz pode ser desafiador. Pode haver momentos de frustração, especialmente quando se está começando, por isso, ter paciência e persistir são características cruciais.

  6. Adaptabilidade: Em muitas profissões relacionadas à voz, a capacidade de adaptar-se rapidamente a diferentes estilos, tons ou personagens é crucial.

  7. Ouvir Atentamente: A capacidade de ouvir os outros, seja para harmonizar em uma música ou para seguir a direção de um diretor, é vital.

  8. Empatia: Em especial para narradores e dubladores, a capacidade de se colocar no lugar do personagem ou do público pode ajudar a transmitir as mensagens mais eficazmente.

  9. Boa Memória: Para quem atua em teatro ou canta, lembrar-se de letras, roteiros ou falas é uma habilidade crucial.

  10. Disciplina: Como em qualquer profissão artística, a disciplina é necessária para praticar, ensaiar e aperfeiçoar a técnica vocal.

  11. Conexão Emocional: Seja cantando uma música ou narrando uma história, a capacidade de se conectar emocionalmente com o material pode fazer uma grande diferença na apresentação.


Onde estudar para seguir nessas profissões?

É hora de seguir na profissão da lista que mais teve a ver com você. E claro, para isso, é essencial se especializar. Venha conferir as melhores opções de instituições parceiras do Mundo Vestibular para você garantir seu ingresso na faculdade com as melhores condições de matrícula. Incluindo descontos de até 80% no valor da mensalidades!

Confira também:
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com arte
+ 5 profissões para quem quer trabalhar com engenharia

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.