Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Sisu

Entenda se quem não não fez Enem pode fazer o Sisu

10 de outubro de 2018
resultado do sisu 2024
Imagem do autor
Escrito porRedação

Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é requisito indispensável para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Não é possível tentar uma vaga em universidades públicas pelo Sisu se você não tiver feito o Enem.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

A explicação é simples: o Sisu é automatizado e usa exclusivamente a pontuação da edição mais recente do Exame como critério de classificação dos candidatos.

A boa notícia é que você pode participar do Enem mesmo se já tiver terminado o ensino médio há mais tempo. Dessa forma, você poderá participar do Sisu no ano seguinte.

O esforço vale muito a pena! A nota do Enem tem sido cada vez mais usada como critério para ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil, além de permitir a inscrição em programas de financiamento estudantil.

Conheça de perto as regras e o funcionamento do Sisu. Saiba também por que é tão importante participar do Enem!

+ Veja também: Entenda se pode entrar na faculdade com menos de 18 anos

Nunca fiz o Enem, como funciona?

O Enem foi criado pelo Governo Federal em 1998 como um instrumento de avaliação da qualidade do ensino médio no país. A partir de 2009, passou a ser utilizado como uma forma de processo seletivo para ingresso em cursos superiores.

A importância do Exame vem crescendo bastante desde aquele ano, e já faz muitos anos que os fins de semana do Enem são os mais importantes do calendário letivo para os estudantes brasileiros. Na última edição, foram quase 4 milhões de alunos inscritos no exame.

A grande maioria das universidades brasileiras já utilizaram ou utilização a nota do Enem como forma de ingresso que substitui o vestibular próprio.

Quem presta o Exame tem acesso ainda a outros benefícios importantes. A pontuação do Enem pode ser usada também para:

  • entrar na maioria das faculdades públicas do Brasil;
  • conseguir uma vaga em universidade privada sem precisar fazer vestibular;
  • concorrer a uma bolsa de estudos em universidade particular;
  • requerer um financiamento para curso superior.

O que cai na prova do Enem?

Se você nunca participou do Enem, saiba que não é tão complicado assim. Ele é um apanhado geral de tudo o que você conheceu e estudou no ensino médio. Vale a pena encarar! O Exame é composto por uma redação e 180 questões, divididas em quatro provas com 45 questões cada:

  1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  2. Matemática e suas Tecnologias
  3. Ciências Humanas e suas Tecnologias
  4. Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A prova é aplicada em dois dias, geralmente em dois domingos seguidos em cada mês de novembro. No primeiro dia, 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas e a redação. No segundo, as 90 perguntas restantes de Matemática e Ciências da Natureza.

Consulte edições anteriores para conhecer melhor o Exame. Com certeza você vai encontrar questões sobre assuntos que domina e assim vai se sentir mais seguro para participar. Resolver provas antigas também é uma excelente forma de estudar.

+ Veja mais: Tudo que você precisa saber sobre o Sisu

Quem pode participar?

Qualquer pessoa, de qualquer canto do país, pode fazer o Enem. O Exame não precisa ser realizado logo após a conclusão do ensino médio. Você pode se inscrever mais tarde, independentemente da sua idade. Quem não concluiu o ensino médio e ainda não está no terceiro ano, poderá usar a prova como treineiro.

+ Saiba também: Sisu e Prouni: Entenda a diferença e quem pode participar!

E o Sisu, como funciona?

O Sisu é um sistema informatizado criado pelo Governo Federal com o objetivo de selecionar alunos para vagas em cursos superiores presenciais de universidades públicas. Ele substitui o vestibular e tem como critério de seleção o desempenho no Enem.

A partir do seu número de inscrição e senha do Enem, o Sisu acessa sua pontuação no Exame, que é a base para fazer a classificação entre os candidatos que disputam uma vaga com você. O Sisu também leva em conta os requisitos de cada instituição para a construção do ranking. Há universidades que atribuem um peso diferente a cada área de conhecimento, dependendo do curso.

Desde 2010, quando foi lançado, cada vez mais universidades vêm aderindo ao Sisu como processo seletivo. Algumas instituições reservam uma porcentagem de vagas a candidatos inscritos no Sistema. Outras substituíram totalmente o vestibular tradicional pelo Sisu.

Quem não fez o Enem pode se inscrever no Sisu?

Não. O critério de seleção do Sisu é justamente a nota do Enem. Por isso é necessário ter feito a prova do ano interior para se inscrever no Sisu do ano vigente. Ou seja, quem se inscreveu no Sisu 2024 fez, necessariamente, o Enem 2023 — e não tirou zero na redação, mas esses critérios veremos a seguir.

Como se inscrever no Sisu?

O Sisu acontecia duas vezes por ano, geralmente em janeiro e julho. No entanto, a partir do Sisu 2024, o processo concentrou todas as suas vagas na edição do primeiro semestre, e não haverá abertura de inscrições no segundo semestre.

O único requisito para participar é ter feito o Enem no ano anterior à inscrição. Não é exigida pontuação mínima no Exame, mas é obrigatório ter feito o Enem mais recente, com nota maior do que zero na redação, para poder se inscrever. O Sistema também não exige comprovação de renda nem apresentação de documentos.

Para fazer a inscrição basta acessar o site do Sisu nas datas de inscrição indicadas pelo edital do sistema. O processo é simples. Você deve informar seus dados pessoais, escolher duas opções de cursos com vagas disponíveis, confirmar sua escolha e aguardar o resultado. Enquanto durarem as inscrições, você pode modificar suas opções de curso de acordo com a nota de corte parcial e sua pontuação no Enem.

Onde mais posso usar a nota do Enem?

Além de permitir participar do Sisu, a nota do Enem serve para tentar uma vaga no ProUni (programa de bolsa de estudos), no FIES (programa de financiamento) ou entrar direto na faculdade, sem precisar fazer vestibular.

Quer conhecer algumas instituições bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem? Aqui vai uma listinha valiosa para você!

Veja também

Para que serve o Enem?

Pretende disputar uma vaga em universidade pública por meio do Sisu? Para qual curso? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.