Entenda se quem não não fez Enem pode fazer o Sisu

Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é requisito indispensável para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Não é possível tentar uma vaga em universidades públicas pelo Sisu se você não tiver feito o Enem.
A explicação é simples: o Sisu é automatizado e usa exclusivamente a pontuação da edição mais recente do Exame como critério de classificação dos candidatos.
A boa notícia é que você pode participar do Enem mesmo se já tiver terminado o ensino médio há mais tempo. Dessa forma, você poderá participar do Sisu no ano seguinte.
O esforço vale muito a pena! A nota do Enem tem sido cada vez mais usada como critério para ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil, além de permitir a inscrição em programas de financiamento estudantil.
Conheça de perto as regras e o funcionamento do Sisu. Saiba também por que é tão importante participar do Enem!
Veja também:
+ Entenda se pode entrar na faculdade com menos de 18 anos
O Sisu
O Sisu é um sistema informatizado criado pelo Governo Federal com o objetivo de selecionar alunos para vagas em cursos superiores presenciais de universidades públicas. Ele substitui o vestibular e tem como critério de seleção o desempenho no Enem.
A partir do seu número de inscrição e senha do Enem, o Sisu acessa sua pontuação no Exame, que é a base para fazer a classificação entre os candidatos que disputam uma vaga com você. O Sisu também leva em conta os requisitos de cada instituição para a construção do ranking. Há universidades que atribuem um peso diferente a cada área de conhecimento, dependendo do curso.
Desde 2010, quando foi lançado, cada vez mais universidades vêm aderindo ao Sisu como processo seletivo. Algumas instituições reservam uma porcentagem de vagas a candidatos inscritos no Sistema. Outras substituíram totalmente o vestibular tradicional pelo Sisu.
Como se inscrever no Sisu
O Sisu acontece duas vezes por ano, geralmente em janeiro e julho. O único requisito para participar é ter feito o Enem no ano anterior à inscrição. Não é exigida pontuação mínima no Exame, mas é obrigatório ter feito o Enem mais recente, com nota maior do que zero na redação, para poder se inscrever. O Sistema também não exige comprovação de renda nem apresentação de documentos.
Para fazer a inscrição basta acessar o site do Sisu. O processo é simples. Você deve informar seus dados pessoais, escolher duas opções de cursos com vagas disponíveis, confirmar sua escolha e aguardar o resultado. Enquanto durarem as inscrições, você pode modificar suas opções de curso de acordo com a nota de corte parcial e sua pontuação no Enem.
O Enem
O Enem foi criado pelo Governo Federal em 1998 como um instrumento de avaliação da qualidade do ensino médio no país. A partir de 2009, passou a ser utilizado como uma forma de processo seletivo para ingresso em cursos superiores.
A importância do Exame vem crescendo bastante desde aquele ano. Em 2015, 58 das 63 universidades públicas brasileiras utilizaram o Sisu para selecionar alunos com base na nota do Enem.
Quem presta o Exame tem acesso ainda a outros benefícios importantes: a pontuação do Enem pode ser usada também para conseguir uma vaga em universidade privada sem precisar fazer vestibular, concorrer a uma bolsa de estudos em universidade particular, requerer um financiamento para curso superior e ainda para comprovar a conclusão do ensino médio.
O que cai na prova do Enem
Se você nunca participou do Enem, saiba que não é tão complicado assim. Ele é um apanhado geral de tudo o que você conheceu e estudou no ensino médio. Vale a pena encarar! O Exame é composto por uma redação e 180 questões, divididas em quatro provas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Consulte edições anteriores para conhecer melhor o Exame. Com certeza você vai encontrar questões sobre assuntos que domina e assim vai se sentir mais seguro para participar. Resolver provas antigas também é uma excelente forma de estudar.
Quem pode participar
Onde mais posso usar a nota do Enem?
Além de permitir participar do Sisu, a nota do Enem serve para tentar uma vaga no ProUni (programa de bolsa de estudos), no FIES (programa de financiamento) ou entrar direto na faculdade, sem precisar fazer vestibular.
•
• Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
• Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
• Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
• Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal
Veja também
Pretende disputar uma vaga em universidade pública por meio do Sisu? Para qual curso? Conte para a gente nos comentários!


Sisu Medicina: confira quais as notas de corte

Quais faculdades participam do Sisu 2023?

Sisu 2023/2: como se inscrever no Sisu?

Possíveis datas do Sisu 2023/2: veja o cronograma do site oficial

Sisu 2023: resultado da lista de espera é divulgado

Sisu 2023: resultados estão disponíveis para consulta

Sisu 2023: veja quais são os cursos mais buscados

Simulador Sisu: saiba se dá para entrar no Sisu com sua nota do Enem
Estude nas melhores sem sair de casa
As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.