Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Tem FIES para Enfermagem?

21 de janeiro de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Enfermagem está entre os dez cursos de graduação mais procurados do Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior mais recente. Toda esta procura não é à toa! A profissão de enfermeiro possui alta taxa de empregabilidade e especialistas preveem um crescimento no setor, principalmente na área de home care (assistência domiciliar).

O primeiro desafio de quem pretende seguir esta profissão é entrar em uma universidade. As instituições públicas costumam ser muito concorridas e quem escolhe uma universidade particular precisa dar conta de pagar as mensalidades (que são elevadas para cursos da área da Saúde).

Diante desta situação, surgem questionamentos sobre como contornar estes obstáculos. Auxílios financeiros, como os créditos estudantis, são uma ótima opção. E a boa notícia é que existe FIES para o curso de Enfermagem!

Com ele, é possível financiar o valor das mensalidades da faculdade e começar a pagar só um ano e meio depois de formado. Os juros são baixos e o melhor de tudo: Enfermagem está entre as áreas prioritárias para receber esse benefício do Governo Federal. Isto significa mais vagas disponíveis e mais chances para você!

Se ficou interessado em conseguir o FIES, saiba como concorrer a uma vaga para Enfermagem!

Quando acontece o FIES para Enfermagem?

As inscrições para o FIES acontecem duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. As datas variam e são divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) juntamente com o edital do programa.

Geralmente o processo seletivo do FIES acontece logo após o encerramento do Sisu e ProUni. Fique atento aos prazos para não perder a seleção!

Quem pode concorrer ao FIES para Enfermagem?

Só poderão se inscrever no FIES aqueles que fizeram alguma edição do Enem a partir de 2010, atingiram pontuação mínima de 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Além disso, a renda familiar bruta mensal do candidato não pode ultrapassar dois salários mínimos e meio por pessoa.

Como se inscrever no FIES para Enfermagem?

Se você atende aos requisitos acima, pode se candidatar a um financiamento estudantil do Governo Federal. As inscrições são totalmente gratuitas e realizadas pela internet. Veja como:

  1. Entre no site oficial do FIES Seleção durante o período de inscrição.
  2. Informe todos os dados solicitados e aguarde o e-mail de confirmação.
  3. Acesse seu e-mail e abra a mensagem do FIES para ativar sua inscrição.
  4. Volte ao site do FIES e escolha um financiamento para o curso de Enfermagem na universidade que desejar.
  5. Continue seguindo as instruções do sistema até confirmar sua inscrição.

Se você for selecionado nesta etapa, fique atento! Para garantir a vaga é preciso continuar o processo de inscrição.

Nesse caso, é necessário fazer um cadastro em um outro site, o do SisFIES. Feito isto, é hora de reunir toda a documentação exigida pela universidade e entregar na secretaria do curso.

Para fazer o contrato do financiamento é necessário ir até uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Cada um desses procedimentos tem uma data-limite para ser realizado. Portanto, fique ligado no cronograma para não perder os prazos.

Como é a seleção do FIES para Enfermagem?

Desde que foi criado, o FIES vem passando por uma série de mudanças em suas regras. Em 2015 houve uma reformulação geral que resultou na redução do número de financiamentos e na imposição de uma série de outras restrições para conceder o benefício.

Uma destas mudanças, no entanto, favorece quem pensa em fazer o curso de Enfermagem. Isso porque o Governo priorizou algumas áreas do conhecimento e reservou cerca de 70% das vagas para graduações das áreas da Saúde, Formação de Professores e Engenharias.

As chances de conseguir um financiamento para Enfermagem aumentam ainda mais para os candidatos que moram nas regiões mais carentes, pois a distribuição das vagas leva em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada microrregião, assim como a demanda por cursos superiores e por financiamentos estudantis.

Quais as vantagens do FIES?

Uma das principais vantagens de conseguir um financiamento pelo FIES é que o aluno só precisa se preocupar em pagar a faculdade um ano e meio depois de formado. Ou seja, dá tempo de o profissional se estabelecer no mercado de trabalho e ainda negociar a dívida num prazo de até três vezes o tempo de duração do curso.

Os juros cobrados estão abaixo da média de mercado e durante a faculdade o aluno só precisará pagar um valor acessível referente a estas taxas.

Universidades que participam do FIES e têm o curso de Enfermagem

Para saber com exatidão em quais universidades existem vagas para Enfermagem pelo FIES é preciso acessar o site do Programa durante o período de inscrição. A distribuição e a oferta de bolsas mudam a cada nova edição do processo seletivo.

Conheça algumas universidades que costumam participar do FIES e possuem o curso de Enfermagem:

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Você vai tentar FIES para Enfermagem? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.