Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Tem FIES para Engenharia?

21 de janeiro de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Os cursos de Engenharia costumam ser muito procurados em vestibulares de todo o País. Segundo o Censo da Educação Superior mais recente, a Engenharia Civil e Engenharia de Produção estão entre as dez graduações com o maior número de estudantes do Brasil!

Com toda esta concorrência, o maior desafio é conseguir entrar na universidade. Nas instituições públicas, o nível dos candidatos faz com que a nota de corte seja elevada para a maioria das Engenharias. No caso das particulares, as altas mensalidades acabam deixando muitos estudantes de fora.

Quem pensa em fazer um curso de Engenharia provavelmente está quebrando a cabeça para encontrar uma alternativa financeira para realizar seu sonho. A solução para esta questão talvez seja o FIES, um programa do Governo Federal que concede financiamentos estudantis.

Com ele, é possível conseguir um financiamento para ajudar a pagar cursos de Engenharia. E mais: esta é uma das áreas prioritárias do Governo e que concentram um bom número de vagas. São mais chances para você conquistar seu sonho de estudar uma das mais de 30 habilitações da Engenharia oferecidas no Brasil!

Veja a seguir como conseguir o FIES para Engenharia!

Quando acontece o FIES para Engenharia?

O FIES abre inscrições duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. As datas variam a cada nova edição e são divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). Fique atento à publicação do edital para não perder os prazos!

De modo geral, as inscrições para o FIES acontecem logo após o encerramento dos períodos de seleção do Sisu e do ProUni.

Quem pode se inscrever no FIES para Engenharia?

Para participar do FIES é obrigatório ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010. A nota obtida no Exame é utilizada como critério de seleção e, para se inscrever, o candidato precisa ter no mínimo 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Além disso, só podem se inscrever aqueles que tiverem renda familiar bruta mensal de até 2,5 salários mínimos por pessoa.

Como fazer a inscrição no FIES para um curso de Engenharia?

Se você atende aos requisitos acima, poderá se inscrever no FIES de forma gratuita e pela internet. Para isto, basta seguir este passo a passo:

  1. Durante o período de inscrição, acesse o site oficial do FIES Seleção.

  2. Preencha todas as informações solicitadas pelo sistema e aguarde o recebimento do e-mail de confirmação.
  3. Acesse o e-mail que você cadastrou no site e abra a mensagem do FIES para ativar sua inscrição.
  4. Volte ao site do FIES e escolha o financiamento para o curso de Engenharia da sua preferência entre as opções disponíveis.
  5. Continue seguindo as orientações do sistema até confirmar sua inscrição.

Depois desta primeira etapa, será divulgado o resultado da seleção. Se você conseguiu o financiamento, fique atento aos novos prazos, pois o processo de inscrição continua!

A próxima etapa é fazer uma nova inscrição, em outro site: o SisFIES e preencher as informações solicitadas.

Feito isto, é hora de reunir toda a documentação exigida e apresentá-la na universidade para a qual você conseguiu a vaga. É preciso ainda comparecer a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para fazer o contrato.

Para cada um destes procedimentos existe uma data-limite. Portanto, preste atenção ao cronograma previsto no edital para não perder sua vaga!

Como funciona a seleção do FIES para Engenharia?

Desde que o FIES foi criado, o programa vem passando por uma série de mudanças. Em 2015 as restrições para conseguir o financiamento se tornaram ainda maiores e está cada vez mais difícil conseguir o benefício.

O número de vagas oferecidas foi reduzido e a distribuição agora é feita por microrregiões. As mais carentes passaram a receber mais atenção, e o Governo utiliza dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o desenvolvimento local como um dos critérios para concessão do benefício.

Por outro lado, a relevância social de cada região não é o único critério para distribuição de vagas. O Governo prioriza certas áreas do conhecimento e concentra cerca de 70% das vagas para a Saúde, Formação de Professores e Engenharias!

Quais as vantagens do FIES?

O FIES foi criado com o objetivo de ajudar estudantes de baixa renda a pagar uma faculdade particular.

No caso dos cursos de Engenharia, as mensalidades podem ser muito altas e as aulas acontecem geralmente em período integral, o que torna difícil conseguir um emprego para ajudar nas despesas.

Uma das grandes vantagens do FIES é que o aluno só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado, quando já teve oportunidade de se estabelecer no mercado de trabalho. E no caso das Engenharias isso não é difícil, visto que a área tem ótima empregabilidade.

Os juros são mais baixos que os aplicados no mercado e durante a faculdade o estudante pagará apenas um valor acessível referente a estas taxas.

Universidades que aceitam o FIES e têm curso de Engenharia

As universidades que participam do FIES podem não ser as mesmas – ou abrir vagas para os mesmos cursos – todo semestre. Ou seja, as opções mudam a cada nova edição do programa.

Para saber exatamente quais são as vagas disponíveis é preciso consultar o site do FIES durante o período de inscrição.

O MEC só distribui o financiamento para cursos que são reconhecidos e possuem uma boa avaliação. Ou seja, participando do FIES você tem a garantia de fazer uma graduação de qualidade!

Conheça algumas universidades que participam do FIES e têm cursos de Engenharia:

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Você vai tentar o FIES? Conte para a gente nos comentários para qual Engenharia você vai se candidatar!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.