Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Tem FIES para Odontologia?

12 de julho de 2017
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Odontologia é um dos cursos mais procurados do Brasil! Motivos para isso não faltam, já que os profissionais da área estão entre os mais bem pagos do País e, de quebra, ainda têm um mercado de trabalho bastante amplo à sua disposição.

O problema é conseguir entrar nesta graduação. Seja pela alta concorrência nas instituições públicas ou pela mensalidade cara nas particulares, boa parte dos que sonham em ser dentistas acabam ficando de fora das salas de aula.

Diante deste cenário, vem a pergunta: existe alguma alternativa para superar esses obstáculos? Tem financiamento do FIES para o curso de Odontologia, por exemplo?

A resposta é sim! O FIES pode ajudar a pagar o curso de Odontologia cobrando juros baixos e com prazo a perder de vista. E o melhor de tudo: o curso está entre as áreas prioritárias do Governo ? são mais chances para você!

Se você quer saber como concorrer a este benefício, fique ligado no guia a seguir!

Quando acontece o FIES para Odontologia?

O processo seletivo do FIES acontece duas vezes por ano, sempre no início de cada semestre letivo e pouco depois das seleções do Sisu e do ProUni. As datas variam. É preciso ficar ligado nos prazos divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) para não perder a seleção.

Quem pode participar do FIES para Odontologia?

Para concorrer ao financiamento estudantil do Governo Federal, o candidato precisa ter feito o Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos na média das provas e não ter zerado na redação.

Além disso, precisa se encaixar nos requisitos de renda familiar estabelecidas para aquela edição do processo seletivo.

Como se inscrever no FIES para Odontologia?

Para se concorrer ao FIES para Odontologia basta acessar o site do programa durante o período determinado pelo Ministério da Educação (MEC). A inscrição é gratuita e feita pela internet.

Veja como:

  1. Acesse o site oficial do FIES Seleção durante o período de seleção.

 

  • Preencha as informações solicitadas e aguarde o e-mail de confirmação.
  • Acesse o e-mail cadastrado e ative sua inscrição.
  • De volta ao site oficial do FIES, escolha o financiamento para o curso de Odontologia entre as vagas disponíveis.
  • Siga as orientações do sistema e confirme sua inscrição.

 

Caso seja selecionado, você deverá fazer uma nova inscrição, dessa vez no SisFIES, preenchendo todas as informações solicitadas.

Em seguida, será preciso levar a documentação e os comprovantes pedidos na faculdade escolhida. É necessário também ir a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para fazer o contrato do financiamento.

Fique atento aos prazos! A cada etapa você terá uma data-limite para realizar um procedimento (reunir documentos, pegar comprovantes, apresentar dados cadastrais, etc.).

 

Como é a seleção do FIES para Odontologia?

Em 2015, o FIES sofreu uma reformulação radical. Desde então, o número de vagas foi reduzido e conseguir o benefício está cada vez mais difícil. Além da alta demanda, o governo apertou as regras e impôs mais restrições para conceder o financiamento.

A boa notícia é que Odontologia está quase sempre entre os cursos considerados prioritários – que recebem mais vagas de financiamento.

Quais as vantagens do FIES?

O FIES é um programa de financiamento do Governo Federal criado para incentivar a formação superior no País que ajuda estudantes de baixa renda a pagar a faculdade particular. 

O curso de Odontologia, em especial, pode ter mensalidades bem salgadas para a maioria dos bolsos. A vantagem do FIES é oferecer a possibilidade de pagar a dívida somente depois de ter concluído a graduação ? o que dá tempo ao profissional de se estabelecer no mercado.

Com o FIES, o estudante ainda pode parcelar a dívida em vários anos.

Os juros são considerados abaixo do valor de mercado e, enquanto não começa a pagar a dívida, a cada três meses o estudante faz um pagamento de valor acessível referente a essas taxas. 

Universidades que têm o curso de Odontologia e participam do FIES

As universidades que participam do FIES e têm o curso de Odontologia mudam a cada edição do Programa. Você só vai descobrir exatamente quais são as instituições que oferecem vagas de financiamento pelo FIES durante o período de seleção.

Mas não há com o que se preocupar. O MEC só libera o financiamento para cursos com avaliação positiva. Ou seja: você irá fazer uma graduação de qualidade, pode ficar tranquilo! Veja algumas universidades que participam do FIES e têm Odontologia:

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Vai tentar o FIES para Odontologia? Conte para a gente aqui nos comentários!

 

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.