Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


ProUni

Tem Medicina no ProUni?

30 de janeiro de 2024
Prouni Medicina: que faculdades com o curso aceitam o Prouni?
Imagem do autor
Escrito porRedação

Medicina está entre as graduações mais concorridas do Brasil. Conseguir uma vaga nesse curso em uma instituição pública exige estudo redobrado e um desempenho excepcional no Enem ou no vestibular.

Encontre bolsas de estudo na UFBRA
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Nas particulares, onde às vezes a concorrência é menor, o valor da mensalidade costuma ser alto, bem longe do alcance da maioria daqueles que sonham em ser médicos

Por isso, muita gente procura sempre alternativas de fazer essa faculdade com um mais em conta. Por isso, uma pergunta frequente acaba sendo: tem Medicina no ProUni? A resposta não poderia ser melhor: tem sim!

É possível tentar uma bolsa de estudos patrocinada pelo Governo em uma universidade particular e realizar o sonho de ser médico sem precisar pagar a mensalidade, ou pagando somente a metade.

Para conseguir esse benefício, no entanto, será preciso fazer bonito no Enem. Descubra a seguir como conseguir uma bolsa do ProUni para estudar Medicina!

Como se inscrever no ProUni para Medicina?

Para entrar no ProUni, é preciso se inscrever no site do programa durante o período de seleção.

As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano – geralmente nos meses de janeiro e junho. Todo o processo é feito pela  internet.

Para entrar na disputa, você precisa ter feito obrigatoriamente o Enem do ano anterior e obtido, no mínimo, 450 pontos na média geral das provas e nota acima de zero na redação. Também precisa se encaixar em alguns requisitos de escolaridade e renda (veja os detalhes mais adiante).

Veja como concorrer a uma bolsa de Medicina no ProUni:

  1. Acesse o site do ProUni durante o período de inscrições.
  2. Informe seu CPF e senha cadastrados na sua conta Gov.br.
  3. Selecione até duas opções entre as vagas disponíveis para o curso de Medicina. Escolha a faculdade, o local de oferta (cidade, campus, unidade), o turno (no caso de Medicina é integral), o tipo de bolsa (parcial ou integral) e a modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência).
  4. Siga as orientações do sistema para confirmar sua inscrição.

Lembrando que o candidato a uma bolsa do Prouni pode consultar as vagas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Prouni dedicada ao acesso público – quando a consulta estiver disponível.

Que nota eu preciso tirar no Enem para passar em Medicina no ProUni?

Embora seja necessário ter obtido apenas 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação para participar do ProUni, conseguir uma bolsa no curso de Medicina não é tão simples como parece. A concorrência é grande e só a nota mínima não garante a obtenção do benefício!

O sistema do ProUni escolhe automaticamente os alunos com as maiores notas no Enem disputando o mesmo curso, na mesma instituição, turno e modalidade que você. Conforme vai entrando gente com notas mais altas, sobe também a pontuação mínima necessária para ocupar aquela vaga – a chamada “nota de corte”.

Por isso, quanto maior for sua nota no Enem, maiores serão suas chances de passar no ProUni para Medicina.

Durante o processo de seleção, a nota de corte vai mudando. Quem está concorrendo deve monitorar a posição e, caso seja preciso, mudar as opções de faculdade para aumentar as chances de passar. 

Veja a seguir alguns exemplos de notas mínimas para conseguir uma bolsa em Medicina pelo ProUni.

Exemplos de nota de corte de Medicina no ProUni

Para passar em Medicina pelo ProUni você precisa chegar à disputa com uma bela nota no Enem. Raramente alguém com pontuação abaixo de 700 consegue uma bolsa para esse curso. Embora as notas possam variar para mais ou para menos a cada edição, elas mantêm um patamar parecido há alguns anos. 

Quem opta pelo sistema de ações afirmativas (ou cotas), também vai ter que ralar bastante. Às vezes, as notas de corte dessa modalidade são ainda mais altas do que na ampla concorrência.

Para se ter uma ideia, nos últimos anos a nota do Enem necessária para conseguir uma bolsa do ProUni para Medicina variou de 720 até quase 800

Veja alguns exemplos recentes de nota de corte para entrar em Medicina  pelo ProUni na modalidade ampla concorrência:

  • 786,04 – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • 777,60 – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG)
  • 777,00 – Universidade Vila Velha (UVV)
  • 774,74 – Faculdade Metropolitana da Amazônia (Unifamaz)
  • 772,90 – Universidade Tiradentes (Unit)

Por cotas, temos as seguintes notas nos últimos anos:

  • 794,56 – Faculdades Integradas de Patos (UniFIP)
  • 764,08 – Universidade do Ceuma (Uniceuma)
  • 761,04 – Faculdade Santa Maria (UniFSM)
  • 760,32 – Centro Universitário Christus (Unichristus)
  • 759,04 – Universidade Tiradentes (Unit)


Quem pode participar do ProUni?

Para participar do ProUni, você precisa, primeiramente, ter feito o Enem do ano anterior e obtido o mínimo de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Além disso, você não pode ter diploma de curso superior e precisa se encaixar em um dos requisitos abaixo: 

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ter estudado todo o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino.

Lembre-se de que o ProUni é um programa voltado para estudantes de baixa renda, que normalmente não teriam como bancar uma universidade privada.

Sendo assim, para conceder o benefício, o Governo Federal leva em conta a renda familiar bruta do candidato e oferece dois tipos de bolsa:

  • Bolsa Integral: para quem tem renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa. Esta bolsa paga 100% da mensalidade.
  • Bolsa Parcial: para quem tem renda familiar bruta de até três salários mínimos. Essa bolsa paga metade (50%) da mensalidade.

Se você não conseguir entrar em Medicina na primeira chamada do ProUni, fique ligado: há ainda uma nova chance com a segunda chamada. Se ainda assim o seu nome não aparecer entre os escolhidos, há ainda uma terceira oportunidade: a lista de espera.

Para participar dessa lista, é preciso ficar atento às datas divulgadas pelo MEC – geralmente o processo abre algumas semanas depois da divulgação do resultado final. A participação na lista não é automática. O candidato precisa se cadastrar na página do ProUni e “manifestar interesse”, marcando a opção correspondente.

Universidades que têm Medicina e participam do ProUni

O número de vagas de Medicina no ProUni pode variar todo semestre. Para saber exatamente se é possível conseguir uma bolsa do ProUni para Medicina no local e período em que você quer começar a estudar, consulte o sistema do ProUni durante o período de inscrição. 

O MEC só aceita que universidades bem avaliadas ofereçam vagas no ProUni. Configura algumas instituições que participam do ProUni e têm graduação em Medicina:

Na UFBRA, você também encontra os mais variados cursos. Eles são bem-avaliados pelo MEC e contam com diversas facilidades em relação ao pagamento de mensalidade, como descontos e bolsas. 

Veja também:
+ Como entrar no ProUni com a nota do Enem

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.