Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


ProUni

Como usar a nota do Enem no ProUni? O Guia Completo!

10 de janeiro de 2019
Como usar a nota do Enem no ProUni
Imagem do autor
Escrito porRedação

Com os resultados saindo, chega o momento de entender como usar a nota do Enem no Prouni e nos demais programas. O ProUni é o Programa Universidade para Todos, uma iniciativa do Governo Federal brasileiro que oferece bolsas de estudo em universidades particulares.

As bolsas do ProUni podem ser parciais (o aluno só paga a metade da mensalidade) ou integrais (o aluno não paga nada).

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Trata-se, na verdade, de um programa que usa a nota do Enem para selecionar os candidatos e que traz diversas opções de curso em todas as regiões do Brasil.

Saiba como entrar no ProUni com a nota do Enem:

Veja também:
+
ProUni: precisa pagar? Entenda como funciona o programa!
+ Posso usar a nota do Enem de anos anteriores? Entenda!

Como entrar no ProUni com a nota do Enem?

O ProUni é dividido em duas etapas:

1) Processo Regular: é a primeira fase da seleção. Para participar, é obrigatório ter feito Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em algum dos dois anos imediatamente anteriores à abertura de vagas, ter obtido pelo menos 450 pontos na média das  provas e acima de zero na redação.

2) Processo de Bolsas Remanescentes: é a segunda fase do programa, que acontece para preencher as vagas que possam ter sobrado depois de encerradas as matrículas dos aprovados na primeira fase. As regras de participação mudam um pouco, ficando mais flexíveis.

Podem se tentar uma vaga na fase de bolsas remanescentes:

  • Candidatos que se inscreveram na mesma edição do ProUni, mas não conseguiram vaga na primeira fase.
  • Professores da rede pública que exercem o magistério na educação básica e pretendem conseguir vaga para cursos de licenciatura (esses não precisam ter feito o Enem ou comprovar renda, participam de um processo à parte).
  • Pessoas que tenham participado do Enem a partir de 2010, com média de pelo menos 450 pontos nas quatro provas e nota acima de zero na redação.

Veja também: Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Quanto preciso tirar no Enem para ganhar bolsa no ProUni?

Antes de tentar entrar no ProUni usando a nota do Enem, é importante verificar se você também cumpre as outras exigências de renda do Programa. Só podem participar estudantes brasileiros que não tenham diploma de curso superior e se encaixem em pelo menos uma das situações a seguir:

Para se inscrever no ProUni você precisa ter feito o Enem no ano imediatamente anterior, com pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

Essas são as notas mínimas para inscrição. Depois disso, é necessário ficar atento às notas de corte de cada curso, pois cada faculdade tem a sua pontuação necessária para ser aprovado e conseguir a bolsa.

+ Veja mais: Prouni: Confira a Nota de Corte dos principais cursos!

Tudo depende da concorrência para o curso e para a universidade. Faculdades mais concorridas e graduações mais procuradas costumam exigir notas maiores para a  aprovação.

Além disso, deve atender a um dos seguintes requisitos:

  • Ter feito o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter feito o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ter estudado todo o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino.

Se você cumpriu pelo menos uma das condições acima, precisa verificar se atende aos requisitos de renda.

Qual a renda para conseguir bolsa no ProUni?

Para participar do ProUni, a renda mensal familiar bruta por pessoa não pode ultrapassar os três salários mínimos. Ou seja, se você somar os rendimentos da casa (sem descontos ou impostos) e dividir pelo número de pessoas que ali moram, o resultado precisa ser igual ou menor do que três salários mínimos.

O ProUni tem bolsas parciais (50%) e integrais (100%). É a renda familiar que determina se você vai conseguir uma bolsa parcial ou integral. Funciona assim:

  • Bolsas integrais: podem concorrer aqueles candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
  • Bolsas parciais: podem concorrer aqueles candidatos com renda familiar bruta mensal acima de um salário mínimo e meio e até três salários mínimos por pessoa.

Saiba mais:
+ Posso usar a nota do Enem de anos anteriores? Entenda!
+ Fiz o Enem, e agora? Veja como usar sua nota do exame!

Como se inscrever no ProUni com a nota do Enem?

A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, acessando o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Essa é a única etapa de inscrição, e todo o processo poderá ser acompanhado pelo portal do MEC.

A candidatura pode ser feita por estudantes que fizeram alguma das duas últimas edições do Enem imediatamente anteriores à abertura de vagas do ProUni. Ou seja, para se inscrever no ProUni 2024, por exemplo, os candidatos precisam ter feito o Enem 2022 ou o Enem 2023 (ou ambas as duas edições).

Para participar da seleção do ProUni, é preciso fazer o login na conta Gov.br, digitando o seu CPF e senha cadastrada, escolher o curso desejado e acompanhar a inscrição (para analisar a variação das notas de corte).

Ao longo do período de inscrição, você pode alterar a sua escolha, por isso é bom ficar atento nas flutuações de notas de corte dos cursos escolhidos — elas costumam variar enquanto as inscrições estiverem abertas.

Como jogar a nota do Enem para conseguir vaga no ProUni?

O ProUni é um processo seletivo que utiliza todas as notas do Enem dos candidatos inscritos. O sistema puxa automaticamente as notas, portanto, você não precisa ficar digitando tudo.

Para selecionar os bolsistas, o sistema do ProUni compara as notas de todos os candidatos que querem bolsa para a mesma vaga (na mesma universidade, curso, turno e modalidade de concorrência) e, ao final do período de inscrições, preenche as vagas com aqueles que tiveram as maiores notas do Enem. Quanto maior a nota no Exame, maior a chance de conseguir uma bolsa do ProUni.

Quando acontece empate, com dois ou mais candidatos que tiveram a mesma pontuação no Enem concorrendo à mesma vaga, o sistema usa como prioridade a maior nota na redação. Se as notas de redação também forem iguais, o sistema classifica aquele que teve a melhor nota na prova de Linguagens e assim por diante. Os critérios de desempate do ProUni são, nesta ordem:

  1. Redação
  2. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  3. Matemática e suas Tecnologias
  4. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  5. Ciências Humanas e suas Tecnologias

Não fiz o Enem, posso entrar no ProUni?

Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é condição obrigatória para participar do ProUni. Afinal, as bolsas são destinadas para os candidatos que se inscreveram para a prova nos dois últimos anos anteriores, e o critério de seleção para as bolsas é a nota do Enem (além dos critérios socioeconômicos).

Por isso, não é possível entrar no ProUni sem ter feito o Enem. Caso não tenha feito o exame, é possível encontrar faculdades que possuem vestibulares próprios e que contam com os seus próprios critérios de seleção, inclusive para bolsas de estudo — que também podem ser integrais (100% de desconto).

Faculdades que participam do ProUni

O Ministério da Educação (MEC) faz uma seleção rigorosa das faculdades que podem oferecer vagas no ProUni. Somente universidades reconhecidas e bem avaliadas podem participar.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação que participam do ProUni e também têm seus próprios programas de bolsas e descontos especiais nas mensalidades:

+ Veja quais são as faculdades disponíveis no Prouni

Mais sugestões de onde estudar? Então dê uma navegada pela lista a seguir:

Veja também:

Como fazer inscrição no ProUni

E você? Vai tentar uma bolsa em faculdade particular pelo ProUni? Para qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.