Com a divulgação da nota do Enem na última quarta-feira (09), é hora de dar o próximo passo: decidir o que fazer com a nota da prova. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma opção muito visada entre os estudantes, por ser uma forma de ingressar em instituições públicas de todo o país. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Um dos cursos com bastante procura no Sisu é Pedagogia, tanto que a graduação é a segunda maior da rede federal. Esse dado é do Censo da Educação Superior de 2019. Pensando na relevância do curso e na alta busca por ele, reunimos as faculdades com menor nota de corte no Sisu.

Leia mais:
+ 10 faculdades de administração com menor nota de corte no Sisu
+ Conheça os melhores cursos de Pedagogia, segundo o Guia da Faculdade

Confira a lista das faculdades com menor nota de corte no Sisu

A listagem abaixo foi feita com base nas médias das notas de corte dos últimos processos do Sisu, com dados do MEC levantados pela Quero Bolsa no simulador de notas de corte do Enem. 

É importante destacar que as informações a seguir consideram apenas as vagas de ampla concorrência, o que exclui faculdades que oferecem vagas no Sisu somente por cotas, como a Universidade de São Paulo (USP). Confira:

Universidade Cidade (UF) Turno Nota de Corte Sisu 2021
Fundação Universidade Federal Do Pampa Unipampa Jaguarão (RS) Noturno 501.3
Universidade Federal Da Fronteira Sul Laranjeiras do Sul (PR) Noturno 508.32
Universidade Federal De Rondonópolis Rondonópolis (MT) Matutino 515.42
Universidade Estadual Do Centro Oeste Chopinzinho (PR) Noturno 516.46
Universidade Do Estado De Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado Unemat Juara (MT) Noturno 516.67
Universidade Federal Da Paraíba Bananeiras (PB) Integral 517.62
Universidade Federal Da Fronteira Sul Erechim (RS) Noturno 520.16
Universidade Do Estado De Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado Unemat Cáceres (MT) Noturno 521.03
Universidade Federal Da Paraíba Mamanguape (PB) Noturno 522.06
Universidade Federal Da Paraíba Bananeiras (PB) Noturno 523.88

Como é o curso de Pedagogia?

Disponível em licenciatura e bacharelado, o curso de Pedagogia tem, em média, 4 anos e o estágio é obrigatório. A faculdade é voltada para Ciências Humanas e Sociais aplicadas, estudando metodologias e funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e tecnologias educacionais.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, essa graduação é destinada “à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos”.

Ainda segundo esse documento, os cursos de Pedagogia devem apresentar conteúdos ligados a:

  • Fundamentos da educação;
  • Formação na área de políticas públicas e gestão da educação, seus fundamentos e metodologias;
  • Direitos humanos e diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, etc.;
  • Língua Brasileira de Sinais;
  • Direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Veja também:
+ Entenda a diferença entre Letras e Pedagogia
+ Descubra quanto custa as mensalidades do curso de Pedagogia

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema do Ministério da Educação (MEC), em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quanto melhor for o desempenho do participante, maior será a chance dele conquistar uma vaga pelo programa.

Para calcular sua nota do Sisu, é preciso considerar os pesos. Isso porque as Universidades determinam pesos específicos para cada área da prova do Enem, conforme o curso escolhido. 

No geral, funciona assim: cursos de exatas costumam colocar um peso maior para Matemática e Ciências da Natureza. Enquanto cursos de humanas, por exemplo, dão peso maior para Português, Redação e Ciências Humanas.

O valor desses pesos podem ser encontrados nos sites das universidades, nos editais dos processos seletivos e no termo de adesão ao Sisu.

Como as notas de corte funcionam?

Se você tem interesse em conquistar uma vaga na faculdade por meio do Sisu, já deve ter ouvido falar em “nota de corte”. Nota de corte é a nota mínima para ficar entre os selecionados no curso escolhido. Esse número serve de referência para o candidato saber qual é a sua situação perante aos concorrentes.

Ao longo do dias em que as inscrições do Sisu estão abertas, é possível acompanhar as notas de corte de cada curso e suas variações.

No vídeo abaixo, feito pelo MEC, há uma explicação de como funciona e como acessar a nota de corte. Veja:

 

Simulador de notas de corte

Quando a nota do Enem é divulgada, os estudantes ficam muito ansiosos para saber qual vai ser a sua situação nos programas do governo, como o Sisu. Pensando em acalmá-los nessa hora, a Quero Bolsa oferece um simulador de notas de corte no Enem. Sua utilização é gratuita, basta colocar o que você procura e estimar suas chances. Simule já sua nota no Sisu!

E se eu não passar na faculdade pelo Sisu?

Se você foi mal no Enem e não conseguiu a classificação que queria no Sisu, não desista de ingressar no ensino superior. Há diversas outras formas de entrar numa faculdade. Por exemplo: muitas instituições oferecem vestibulares próprios ou outras alternativas. Algumas opções de instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que você pode estudar são: