Os anos 90 impuseram um novo ritmo aos negócios. Áreas como Administração e Contabilidade ganharam um novo olhar e novas competências, principalmente por causa da globalização, dos avanços tecnológicos, novas regulamentações na área contábil e a valorização do capital humano.

O contador, cuja função até então era de registrar os atos e fatos patrimoniais, passou a desempenhar papéis mais importantes dentro de uma organização.

Os registros passaram por processos de automação, o que deu mais tempo e liberdade ao profissional para desenvolver outras competências, como a de ser a inteligência estratégica em negócios.

Por isso, instituições de ensino superior como a Universidade Cruzeiro do Sul têm em sua matriz curricular disciplinas como “Tópicos Contemporâneos em Contabilidade” e “Métodos Quantitativos para Tomada de Decisão”. A Anhanguera, por sua vez, oferece entre as disciplinas optativas “Empreendedorismo” e “Gestão de Pessoas”.

Tantas transformações ampliaram as opções em áreas de atuação da Contabilidade. Que tal conhecer todas as possibilidades para quem estuda Ciências Contábeis?

Conheça as áreas de atuação da Contabilidade, o curso e onde estudar

É claro que não podemos deixar de lado a função inicial de um contador: a de legalizar empresas, registrar atos e fatos contábeis, fazer a escrituração e demonstração contábil, dentre outras funções.

No entanto, este profissional pode direcionar a carreira para áreas mais específicas, como:

Controladoria

Conhecido como “controller”, esse profissional ocupa lugar de extrema importância nas organizações. Sua função principal é a de minerar e consolidar informações confiáveis e relevantes ao negócio, gerando relatórios que auxiliem nas tomadas de decisões.

Além disso, ele também é responsável por garantir que os recursos da empresa sejam alocados da forma mais rentável possível. Está entre suas atribuições planejar e desenvolver planos econômicos-financeiros; usar as informações contábeis e de desempenho para a redução de perdas e aumento do lucro, além de fazer o acompanhamento do mercado no qual a organização está inserida.

Caso o controller não seja da área de Ciências Contábeis, o seu trabalho deve ser realizado junto a um. Portanto, sempre haverá um contador na área de controladoria.

Consultoria

Trabalhar por conta própria e ter seu próprio negócio é o sonho de muitos profissionais. Caso tenha espírito empreendedor, o contador pode trabalhar como consultor.

Nesse caso, ele poderá prestar serviços para a iniciativa privada, governos e para o Terceiro Setor. Nessa função, ele pode ajudar organizações nas áreas de tributos, custos, contabilidade internacional e outras.

Atuarial

Essa área é específica de análise de risco em segmentos como administração e cálculos de seguros, fundos de pensão, bem como previdência social e privada. É esse profissional que trabalha com cálculos de prêmios de seguros, planos de aposentadoria e pensões, pecúlios, planos de financiamento e capitalização.

Além desses segmentos, um campo tem absorvido cada vez mais o trabalho desse profissional, o das operadoras de saúde suplementar.

Gestão Pública

O trabalho de um contador no setor público é fundamental pela sua natureza. Nesse segmento, o profissional pode ser responsável pelas áreas de planejamento, finanças, administração, orçamento e contabilidade pública.

Contabilidade Gerencial

O gerenciamento das operações patrimoniais e financeiras de uma organização é a função do profissional que opta por trabalhar com Contabilidade Gerencial. Ele é o responsável pelo acompanhamento de todas as transações efetuadas na organização, assim como pela análise de viabilidade de novos negócios, produtos etc.

Auditoria

Auditar é fiscalizar e examinar de forma minuciosa os controles internos e as demonstrações contábeis de uma organização, atestando — ou não — a sua legalidade.

Análise Financeira

Como analista financeiro, o profissional pode atuar em áreas como análise de crédito, análise de investimento e análise de desempenho. Pode desempenhar essas funções em operadoras de crédito, financeiras e instituições bancárias.

Perícia Contábil

Nessa função, o contador é o responsável por avaliar e diagnosticar causas de desvios ou má utilização de recursos financeiros.

Carreira acadêmica

Muitos profissionais de Contabilidade optam por seguir a carreira acadêmica, dando aulas em universidades, trabalhando com pesquisas, ministrando palestras ou escrevendo artigos e livros sobre a área contábil.

É importante frisar que a qualquer momento novas frentes e novas funções se abrem aos profissionais da área contábil, pois vários eventos podem criar novos cenários econômicos e consequentemente, novas necessidades às organizações.

Onde estudar Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis dá a você o título de bacharel, tem duração de 4 anos e é oferecido nas modalidades presencial e a distância.

Selecionamos algumas instituições de ensino onde você pode estudar para se tornar um profissional de Contabilidade. Todas elas são reconhecidas pelo MEC e têm um bom conceito em seus cursos:

Caso a sua preocupação seja os valores de mensalidades de universidades privadas, saiba que essas instituições têm muitas opções em descontos, bolsas, convênios e financiamentos. Dessa forma, você consegue valores acessíveis e que não pesem em seu orçamento.

O ingresso nessas universidades pode ser por meio de vestibular, programas do governo, como ProUni e FIES e direto com a nota do Enem. Para mais informações, visite os sites.

Você pode gostar de ler:

Saiba tudo sobre o edital do Enem 2019 e as datas

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Você já conhecias as áreas de atuação de Contabilidade? Em qual delas gostaria de atuar? Já decidiu sobre Ciências Contábeis e escolheu sua universidade? Conte tudo nos comentários!