Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Conheça os cursos que mais tiveram matrículas em 2021

12 de abril de 2022
cursos com mais matrículas
Imagem do autor
Escrito porThales Diniz

Escolher um curso de graduação nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, a decisão implica em dedicar tempo e dinheiro em uma formação que pode determinar a carreira a ser construída. Nesse contexto, conhecer melhor os diferentes cursos existentes pode te ajudar a tomar uma escolha mais assertiva.

+ Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Confira, a seguir, quais são os cursos que mais tiveram matrículas em 2021, segundo o Censo da Educação Superior, Conheça melhor cada formação, como está o mercado de trabalho e muito mais!

10 cursos com mais matrículas em 2022

1- Pedagogia – 816 mil

cursos com mais matrículasO curso forma pedagogos, que são profissionais aptos a lidar com o desenvolvimento infantil no universo da educação. Para isso, a formação ensina ao estudante como conciliar as necessidades da criança com o contexto em que ela está inserida para que o aprendizado seja efetivo.

+ 10 melhores cursos de Pedagogia EaD, segundo o MEC

Os pedagogos podem trabalhar tanto no ambiente escolar como também em  indústria de brinquedos, órgãos públicos, veículos de comunicação,  hospitais e clínicas infantis, entre outros setores. 

+ Letras e Pedagogia: veja qual é a diferença entre os cursos

2- Direito – 759 mil

Grande parte dos formados em Direito seguem a carreira de advogado. No entanto, a formação permite ao estudante seguir carreira no setor público, no Poder Judiciário ou em outros. 

Para advogar, é necessário atingir o desempenho mínimo no o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que é aplicado três vezes ao ano. Além disso, a formação em Direito oferece um amplo repertório na área de humanidades.

+ Existe curso de Direito EaD? Confira

3- Administração – 626 mil

cursos com mais matrículasA gestão de pessoas, o controle financeiro e a visão estratégica de uma organização, costumam ser atribuições do administrador. A graduação em Administração forma profissionais aptos a definir metas e estratégias para os diferentes setores de uma empresa. Essa formação é oferecidas nos níveis técnico, bacharelado e pós-graduação.

+ Administração ou Processos Gerenciais: qual curso escolher?

4- Contabilidade – 351 mil 

A área de Contabilidade cuida da organização financeira das pessoas e das organizações. Por isso, o contador é um profissional requisitado no período de declaração do imposto de renda. 

O contador deve realizar o controle de entra e saída de dinheiro de uma empresa, além de analisar questões tributárias e patrimoniais, encargos trabalhistas, balanços orçamentários e outros dados financeiros. Desse modo, além de contabilidade, o contador precisa conhecer também alguns aspectos da legislação tributária e financeira.

+ 5 melhores cursos de Ciências Contábeis EaD, segundo o MEC

5- Enfermagem – 334 mil

O enfermeiro é o profissional da área da saúde responsável por atender e cuidar dos pacientes. Por isso, ele é quem aplica injeções, administra remédios receitados pelo médico, realiza alguns exames, faz curativos, triagens, entre outras funções.

5 áreas da Enfermagem que mais contratam

O profissional de enfermagem também deve zelar pela organização e limpeza do local em que trabalha. O enfermeiro pode trabalhar no setor público ou privado, em clínicas, hospitais, prontos-socorros ou mesmo diretamente com particulares, atendendo um único paciente.

6- Psicologia – 275 mil

cursos com mais matrículasA graduação em Psicologia é uma formação da área de saúde. Afinal o psicólogo é um profissional apto a cuidar da saúde mental dos pacientes, seja por meio de uma análise clínica ou de um atendimento especializado, com a aplicação de testes, por exemplo. 

O psicólogo pode realizar análises, identificar e tratar traumas, medos, receios, ansiedade, entre outros transtornos de personalidade. O profissional de psicologia deve aplicar técnicas com o intuito de ajudar o paciente a superar os próprios traumas e limitações, ajudando-o a ter qualidade de vida.

+ Psicologia on-line ou presencial: tudo o que você precisa saber

Além disso, existem diversas áreas de atuação para os profissionais da área, como a Psicologia Clínica, que é uma das mais tradicionais, a Psicologia Organizacional, Psicologia Escolar, Psicologia Hospitalar, entre outras.

7- Engenharia civil – 234 mil

O engenheiro civil é um profissional especializado em execução de obras de diversos tipos, como casas, prédios, pontes, rodovias, entre outras. Além disso, o profissional da área é apto também a realizar análise de dados, comparar projetos e identificar problemas na execução do trabalho.

Na graduação, o estudante aprende disciplinas gerias da área de Exatas, como Cálculo e Estatística, e disciplinas específicas da formação, como engenharia de materiais. A formação pe oferecida nos níveis de bacharelado e de pós-graduação.

+ 10 profissões em alta na área de Engenharia

8- Educação física – 231 mil

A graduação em Educação Física é oferecida nas modalidade bacharelado e licenciatura. Ambas formações formam profissionais aptos a desenvolver e aplicar trabalhos na área da saúde e de desenvolvimento corporal.

Além disso, os profissionais que cursam licenciatura podem também lecionar na educação básica. O educador físico pode trabalhar também em academias, hospitais, postos de saúde, empresas, órgãos públicos, entre outros locais. 

+ 15 filmes para quem quer estudar Educação Física

9- Sistemas de informação – 209 mil

cursos com mais matrículasA graduação em Sistemas de Informação forma profissionais capazes de administrar as informações geradas e distribuídas por redes de computadores de uma organização, dentro e fora dela. Assim, o formado na área pode trabalhar com qualquer empresa que utilize banco de dados e redes.

Em geral, o bacharelado na área dura 5 anos. A formação é oferecidas nos níveis bacharelado, licenciatura, tecnólogo e pós-graduação.

+ Melhores cursos de Sistema de Informação EaD, segundo o Guia da Faculdade 2021

 

10- Medicina – 204 mil

O curso de Medicina costuma ser o mais concorrido em todos os vestibulares. A graduação tem uma duração média de 5 anos. No entanto, os estudantes precisam realizar o estágio obrigatório (residência) de, pelo menos, 2 mil e 520 horas, cerca de dois anos. 

Após formado, os profissionais podem trabalhar em postos de saúde, hospitais, empresas e clínicas, realizando exames, cirurgias e diagnósticos. Para exercer a profissão, é necessário se inscrever no Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado em que irá trabalhar. 

+ É possível estudar Medicina pelo Fies? Confira!

Onde estudar

Agora que você já conhece melhor cada uma das 10 graduações com mais alunos matriculados, só falta escolher onde estudar! Confira, então, uma lista de faculdades que são bem avaliadas pelo MEC e que oferecem bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos:

+ 10 profissões para quem concluiu cursos técnicos

+ Cursos EaD na área da saúde tiveram aumento no número de matrícula, aponta Inep

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.