Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Descubra o que faz um fisioterapeuta

18 de setembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

O fisioterapeuta é o profissional que cuida da recuperação dos nossos movimentos através de meios físicos, como exercícios e massagens, atuando na prevenção de doenças e lesões.

Existe um leque muito amplo de especialidades com atuações bastante distintas dentro da fisioterapia. Mas todas elas têm algo em comum: utilizam de habilidades específicas para melhorar a vida das pessoas.

De fato, o fisioterapeuta se faz um profissional muito importante no meio da saúde por melhorar a qualidade de vida em todas as áreas em que atua.

Saiba mais sobre as principais atividades de um fisioterapeuta, as áreas em que ele pode atuar e veja onde fazer a graduação na área.

Qual a função do fisioterapeuta

Quando um paciente sofre alguma lesão, o papel do fisioterapeuta é realizar o diagnóstico funcional e aplicar um tratamento utilizando meios físicos, como exercícios, correntes elétricas, massagens e piscina terapêutica para trabalhar determinados músculos e articulações, com o objetivo de recuperar movimentos e disfunções em áreas específicas.

Para que o fisioterapeuta obtenha sucesso em seu trabalho, ele precisa investigar, compreender e planejar a melhor estratégia para solucionar o problema do paciente. 

Ou seja, é preciso examinar e desenvolver planos de longo prazo, com metas definidas para que se adquiram resultados satisfatórios.

Quais são as principais atividades de um fisioterapeuta

O fisioterapeuta pode exercer várias atividades, assim como atuar em diversos campos. 

Logo abaixo, listamos algumas das principais atividades executadas pelo profissional durante sua rotina de trabalho:

  • Utilizar técnicas e terapias fisioterapêuticas com a finalidade de melhorar a circulação ou os movimentos do paciente com traumas musculares, fraturas ou luxações.
  • Tratar deformidades na coluna ou problemas de postura com exercícios de fortalecimento ou alongamento.
  • Auxiliar na recuperação de pacientes de cirurgias, traumas, paralisias ou vítimas de acidentes.
  • Evitar problemas de circulação e de postura em gestantes.
  • Orientar exercícios para pessoas com dificuldades respiratórias, como asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar ou pacientes em recuperação de cirurgias.
  • Supervisionar exercícios para melhorar a coordenação motora e musculatura de idosos ou de pessoas com problemas neurológicos.
  • Propor tratamentos para reabilitação de atletas com lesões e maximizar o desempenho desses atletas.
  • Atuar na saúde do trabalhador em empresas com funcionários de diversas naturezas.
  • Cuidar da acessibilidade e inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, atuando para diminuir os impactos de uma limitação física.

Áreas de atuação do fisioterapeuta

Confira quais as possibilidades de áreas para atuação do fisioterapeuta:

Ortopedia e Traumatologia

Realiza a reabilitação de pacientes submetidos a cirurgia de ossos e articulações. Também atende pacientes com traumas, luxações ou fraturas.

Reabilitação neurológica

Cuida de pacientes que estão se recuperando de acidentes vasculares cerebrais e lesões cerebrais traumáticas, tais como derrames. 

Principalmente para restabelecer movimentos e funções básicas, como andar. 

Também oferece suporte a pacientes com condições especiais, como a doença de Parkinson.

Saúde ocupacional

Previne a saúde dos trabalhadores da empresa na qual trabalham. 

Trata eventuais lesões dos funcionários e avaliam o processo de trabalho, com o intuito de evitar problemas físicos, devido a tarefas repetitivas ou ambientes inapropriados para certas atividades.

Saúde da mulher

Aconselha sobre cuidados pré-natais e pós-parto, exercícios para postura (que podem aliviar as dores da gestação), prevenção e gestão de incontinência urinária, e operações pós-ginecológicas.

Pediatria

Trata de crianças com deficiências físicas e mentais, como paralisia cerebral. A ideia é garantir uma vida mais digna e plena aos pacientes.

Fisioterapia geriátrica

Atua em ambiente hospitalar ou especializado no cuidado de idosos para manter a mobilidade e independência de pacientes mais velhos que sofrem de doenças relacionadas à idade.

Fisioterapia esportiva

Avalia o condicionamento físico de atletas e previne possíveis lesões. Também atua com o tratamento de lesões e traumas físicos dos atletas.

Tratamento intensivo

Trabalha com pacientes gravemente doentes, para manter sua função articular e uma boa função respiratória.

Fisioterapia dermatofuncional

Atua utilizando técnicas para tratar celulite, flacidez, gordura localizada, estrias e até rejuvenescimento de pele. Também opera na preparação e recuperação de cirurgias estéticas.

Cardiologia e Pneumologia

Atua com pacientes que possuem doença cardíaca ou respiratória. Previne e trata tais doenças para melhorar o bem-estar dos pacientes nessas condições.

Fisioterapia legal

Atua emitindo um laudo ou parecer que quantifique e qualifique a incapacidade física e mental de uma pessoa para ser utilizado pela justiça.

Graduação em Fisioterapia

A graduação em Fisioterapia tem duração média de 4 anos e pode ser encontrada em inúmeras faculdades em todo o país. 

O curso inicia com uma carga intensa de disciplinas teóricas, como anatomia humana, biofísica, bioquímica e saúde coletiva, aumentando o número de disciplinas práticas nos últimos anos.

A mensalidade de um curso de graduação em Fisioterapia varia de acordo com a instituição e com a região em que está localizada, porém a maioria das instituições tem uma mensalidade em torno de R$900,00.

Para atuar como fisioterapeuta, além de ser formado na área, você precisa ser registrado no CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) de sua região.

Onde estudar Fisioterapia

Fizemos uma lista com algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem o curso de Fisioterapia. 

Todas elas oferecem facilidades financeiras para que seus alunos tenham acesso ao ensino superior privado por valores ao alcance de todos, como bolsas de estudo, descontos na mensalidade e financiamento sem burocracia.

Confira:

 Veja também:

Descubra o que faz um enfermeiro e como se tornar um

E aí, se interessou pela área de Fisioterapia? Gostaria de seguir a carreira? Conte para nós aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.