Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Descubra quais são as profissões em alta no Brasil

26 de setembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Profissionais que bem se adequam a mudanças, que se adaptam às inovações tecnológicas e estão em constante aprendizado têm mais chances de garantirem seu espaço no mercado de trabalho, especialmente de se apossar de sua vaga entre as profissões mais destacadas na atualidade.

Pesquisas realizadas por empresas de consultoria trazem um panorama bastante claro dos setores e das carreiras que estão em alta no Brasil.

Neste post, você irá descobrir quais são essas carreiras, quais graduações/pós-graduações são necessárias para exercê-las e onde poderá estudar para conseguir uma boa formação.

Áreas em destaque no Brasil

De acordo com o mapeamento das carreiras mais promissoras realizado por empresas de consultoria, a evolução dos meios digitais possibilitou que as áreas de compliance, desenvolvimento e marketing ficassem em evidência no mercado. 

Assim como a área de recursos humanos, que vem ganhando mais destaque no cenário brasileiro.

Segundo essas empresas, as carreiras profissionais em alta no Brasil atualmente, estão relacionadas principalmente às seguintes áreas:

  • Saúde
  • Marketing
  • Recursos humanos
  • Tecnologia da informação
  • Finanças
  • Negócios
  • Jurídica

Profissões em alta no Brasil

Tomando tais pesquisas como referência, iremos dividir as profissões mais requisitadas no Brasil em nove categorias e descrever cada uma delas.

Confira! 

SAÚDE

Biomédico: é responsável por pesquisar e estudar os microrganismos que causam doenças na população e buscar medicamentos e vacinas que possam impedir essas enfermidades. Para atuar na profissão, é necessária a formação em Biomedicina.

Gerontólogo: é o profissional que lida com os processos de envelhecimento e busca atender às necessidades físicas, emocionais e sociais de quem já chegou à terceira idade. Para atuar na profissão, é preciso ter formação em Medicina.

MARKETING

Analista de Marketing de Performance: é o profissional que faz a análise da viabilidade dos canais de comunicação da empresa, atuando com ferramentas de marketing digital. Exige-se formação em Marketing para atuar no cargo. 

JURÍDICO

Advogado Contencioso Legal: atua no contencioso e cuida de toda a esfera judiciária  com o objetivo de solucionar um conflito na empresa. É exigida formação em Direito para ocupação do cargo.

Advogado de Compliance: é responsável por instituir normas de governança, fiscaliza operações políticas e define limites lícitos para conduta de profissionais. O profissional precisa ser graduado em Direito para atuar na função.

TRIBUTÁRIO

Especialista Tributário: é o profissional que apura impostos diretos e indiretos e presta atendimento à auditoria. Também faz o planejamento tributário da empresa para recuperação de crédito. Para ocupar o cargo, é necessário ser graduado em Ciências Contábeis.

BANCOS E SERVIÇOS FINANCEIROS

Analista de Planejamento Financeiro: é o profissional responsável por realizar análises de viabilidade financeira de projetos, pela elaboração e análise de relatórios gerenciais para acompanhamento financeiro das diversas áreas de uma empresa. 

Geralmente, exige-se a formação em Administração ou Administração de Empresas para ocupar o cargo.

RECURSOS HUMANOS

Especialista em Remuneração: é o responsável por analisar faixas salariais de diferentes níveis hierárquicos da companhia e validar prática de concorrentes e outros mercados. Para exercer o cargo, é exigida formação em Administração de Empresas.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Cientista e Engenheiro de Dados: é o profissional que se dedica a criar soluções complexas que envolvem captar, analisar e enxergar tendências em dados que impactam os negócios. O cargo exige formação na área de Exatas, tais como Matemática, Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Estatística e Física.

Desenvolvedor Back-end: é o responsável por dinamizar sites de diversas plataformas a partir de linguagens de programação, organizar as informações visíveis ao usuário. Em geral, exige-se formação em Engenharia da Computação ou áreas correlatas para exercer a função.

Desenvolvedor Mobile: programa e repara aplicativos para plataformas de celular/dispositivos móveis em suas diversas variáveis, incluindo o universo de games. Assim como o desenvolvedor back-end, este profissional precisa ser graduado em Engenharia da Computação ou áreas correlatas.

NEGÓCIOS E VENDAS

Representante de Vendas Internas: é o profissional que trabalha com vendas personalizadas, utilizando para isso e-mail, pesquisas na internet e contato telefônico. É uma tendência de carreira para os vendedores que antes faziam visitas pessoais aos clientes.

Consultor de Investimentos: é o profissional responsável por orientar os clientes em suas decisões de investimento. Assim como os dois anteriores, é um profissional que costuma possuir formação nas áreas de Administração/Administração de Empresas.

SECRETARIADO E ADMINISTRAÇÃO

Gerente (Office Manager): é o profissional que gerencia insumos, reparos/reformas nos escritórios da companhia, além de administrar pagamentos e gestão de fornecedores/terceiros. Em geral, possui formação em Administração de Empresas.

Onde estudar

Os cargos considerados nessas pesquisas exigem, em sua grande maioria, nível superior para serem exercidos.

Por essa razão, se você pretende estar bem qualificado para ocupar uma vaga entre os cargos que estão em alta no país, deve procurar uma boa instituição de ensino superior.

O passo fundamental é verificar se as faculdades que você tem em mente são autorizadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Só assim o seu diploma terá validade em todo o território nacional.

Para lhe ajudar nessa escolha, selecionamos algumas instituições reconhecidas e muito bem avaliadas pelo MEC. Clique nos links!

Todas elas oferecem uma série de vantagens financeiras ao aluno, como bolsas de estudos, descontos na mensalidade e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

As 10 profissões do futuro

Você tem interesse por alguma das carreiras que estão em alta no Brasil? Qual delas? Conte para a gente aqui embaixo, nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.