Você sabia que existem duas tendências para as profissões do futuro? Segundo um relatório produzido pela consultoria de RH Robert Half, as carreiras High Tech e as High Touch se manterão fortes nos próximos anos. 

As profissões High Tech são as funções com alta especialização e impacto tecnológico. Já as High Touch são aquelas com alto impacto humano.

Para te ajudar na escolha da carreira, preparamos este post. Veja quais são as profissões do futuro que seguem essas tendências, descubra quais cursos preparam você para seguir carreira na área e onde estudar presencialmente ou a distância.

Cientista de Dados

Este profissional extrai e analisa dados para serem aplicados na tomada de decisão sobre serviços, produtos e processos em qualquer setor de uma empresa.

Por exemplo, o cientista de dados pode trabalhar em um projeto cujo objetivo é identificar tendências de consumo dos produtos de um e-commerce. Ou identificar demanda para criação de novos produtos ou serviços.

Para seguir essa carreira, é necessário ser graduado em um dos seguintes cursos:

  • Ciência da Computação
  • Estatística
  • Matemática ou Matemática Aplicada
  • Sistemas de Informação
  • Engenharia da Computação
  • Big Data e Inteligência Analítica

É uma profissão do futuro que já possui demanda hoje em instituições financeiras, empresas farmacêuticas, grandes e-commerces, departamentos de marketing e multinacionais. A remuneração média é de R$ 7.650, podendo chegar até R$ 15.000.

Facilitador da Educação a Distância

Com o crescimento da EAD, é de se esperar que profissionais do ramo ganhem destaque.

O facilitador da educação a distância (ou tutor EAD) orienta e acompanha o aprendizado online dos alunos, promovendo a troca de conhecimentos em vez de somente ministrar aulas.

A formação exigida para seguir essa carreira depende do ramo do curso que o facilitador será responsável. 

Por exemplo, um profissional que atua como tutor de uma graduação em Gestão de RH EAD precisa ser formado nessa área e assim por diante.

Alguns cursos de pós-graduação que facilitam a contratação de profissionais em faculdades são:

  • Docência no Ensino Superior
  • Ciência da Educação e Docência do Ensino Superior
  • Didática do Ensino Superior
  • Didática e Metodologia do Ensino Superior
  • Gestão e Docência do Ensino Superior
  • Coordenação Pedagógica e Docência do Ensino Superior

Coordenador de Robôs

Escolha certa para quem se interessa por Engenharia Mecatrônica. Esse profissional monitora robôs nas plantas industriais e faz manutenções preditivas, corretivas e preventivas.

A carreira é considerada do futuro graças ao desenvolvimento e crescimento da Indústria 4.0 —  a quarta revolução industrial que está prevista para se tornar realidade nos próximos 20 anos.

Quando a Indústria 4.0 for o padrão adotado no mundo inteiro, as fábricas serão inteligentes e compostas por diversos robôs que trocam informações entre si para fabricar produtos de modo automatizado, personalizado e em larga escala.

Profissionais formados em Engenharia Mecatrônica certamente encontrarão oportunidades para trabalhar como coordenadores de robôs.

Vendedor 2.0

O vendedor não podia ficar de fora. Afinal, o processo de compras mudou. Hoje o consumidor está bem mais informado e, por isso, é necessário uma evolução na força de vendas. 

Segundo o relatório da Robert Half, o vendedor 2.0 tem acesso aprofundado ao perfil de cada consumidor, suas compras anteriores e preferências específicas, graças a ferramentas de big data e analytics.

Esse vendedor já encontra oportunidades atualmente. Diversas empresas já estão adotando esse processo de vendas 2.0 — basta procurar vagas como “Vendedor Inside Sales”.

Veja as graduações de capacitam o aluno para seguir carreira na área de vendas:

  • Gestão Comercial
  • Marketing
  • Administração

Planejador Logístico

A logística é um dos grandes desafios das empresas. Quando mal planejada, gera prejuízos e pode levar um negócio à falência. Por isso, planejar com eficácia é fundamental. 

O planejador logístico controla digitalmente a capacidade de entrega de indústrias e centros de distribuição. Isso é possível graças ao acesso a ferramentas que mostram nível de estoques dos clientes, dados de trânsito e perfil das frotas das empresas.

As seguintes graduações preparam o estudante para seguir essa carreira do futuro: 

  • Logística
  • Engenharia de Transporte e Logística
  • Gestão em Logística

Onde estudar para ter uma das profissões do futuro

Conheça algumas faculdades que oferecem graduações presenciais ou EAD para quem deseja seguir um das carreiras listadas neste post. 

As instituições abaixo são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), concedem bolsa de estudo, permitem financiar o curso e participam do ProUni:

Veja também:

Entenda como funciona uma faculdade a distância

Agora que você já sabe quais são as profissões do futuro, pretende seguir alguma delas? Conte para a gente qual chamou a sua atenção. Deixe seu comentário!