Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Gabaritou o Enem: Estudante acertou 100% do exame

4 de dezembro de 2007
Enem
Imagem do autor
Escrito porRedação

A mineira Luísa Lima Castro, 18, conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Sozinha, a estudante acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 questões.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação da prova, outros 14 alunos dividiram a 2ª posição no ranking dos mais bem colocados.

Aluna de escola pública, Luísa nunca imaginou que acertaria todas as questões do exame.

“Fiz a prova com certa tranquilidade, mas nunca pensei que acertaria todas as questões porque eu saí de lá com algumas dúvidas. Acho que respondi umas cinco ou seis sem ter certeza se estavam certas ou não”

Disse a estudante, que só conferiu o gabarito oficial do exame no dia seguinte à prova.

“Fiquei surpresa por ter acertado todas, mas pensei que umas 200 pessoas também conseguissem a mesma coisa”

A nota final do exame (incluindo a redação), no entanto, Luísa só soube na semana passada, quando o Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta individual de desempenho dos estudantes. “Vi que fiz 100% da prova, mas nem me toquei que isso significava o primeiro lugar no Enem. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirmou.

Você vai prestar o Enem 2023? Aproveite para se inscrever no Esquenta Enem 2023!


Estudiosa, ela quer Medicina

Luísa cursou o ensino médio integralmente no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), escola pública federal. Ela prestou o Enem em 2006, mas não sabe em qual posição ficou, só sabe que ficou com uma média de 85% das provas (redação e de conhecimentos gerais).

Estudiosa, Luísa agora se dedica exclusivamente para passar no vestibular de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aplicou as provas da primeira fase neste domingo (2). “Só prestei UFMG porque quero estudar lá. Estou me preparando para isso”, disse.

A estudante faz cursinho preparatório para o vestibular e se dedica aos estudos pelo menos sete horas fora da sala de aula. “Acordo às 6h30 e só paro de estudar bem à noite, quando vou dormir”, contou.

Saiu a nota: e agora?

A consulta dos candidatos ao boletim individual está disponível no site do Inep.

Na hora de conferir o boletim de desempenho pelo site do Inep, é solicitada uma senha de acesso. Se você não lembra da sua, pode solicitá-la novamente. Para isso, basta acessar essa página aqui, digitar o CPF, clicar em avançar e depois em “Esqueci minha senha”.

Então, o candidato deve atualizar suas informações e pedir a nova senha via e-mail. Não há divulgação de senha por telefone, segundo informou o Inep. O instituto diz ainda que o site apresenta instabilidade para enviar a senha, devido ao grande número de acessos.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Bolsas de estudo com a nota do Enem

Existem algumas formas de ingressar no ensino superior utilizando a nota do Enem, seja por programas do governo, como ProUni, Sisu e Fies ou bolsas específicas das instituições. Algumas faculdades também oferecem descontos a partir da nota do aluno no exame.

Conheça mais sobre as possibilidades:

ProUni

O Enem é requisito obrigatório para quem quer tentar bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo federal. É preciso o aluno ter média da prova objetiva e da redação de no mínimo 45 para poder pleitear vaga no programa. Como a concorrência é grande, quanto maior for a nota do candidato, maior a chance de ele conseguir uma bolsa.

O programa dá bolsas totais e parciais, de 50% ou 25% do valor da mensalidade, para estudantes de baixa renda que não tenham formação em curso superior. A bolsa integral é dirigida a estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a parcial, é para aqueles que tenham renda familiar, per capita, de até três salários mínimos.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é outro programa oque reúne as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior do Brasil. A inscrição é gratuita e feita online.

Para se candidatar às vagas é necessário que o candidato tenha feito o Enem, para aplicar a nota no curso e instituição escolhida.

Além disso, essa possibilidade é aberta duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo e dura três dias, em média. A partir do segundo dia de inscrições, as notas de corte são liberadas para os cursos participantes.

Depois que o processo se encerra, a lista dos candidatos selecionados são liberadas e, assim, os estudantes buscam fazer a matrícula na faculdade em que foram aceitos.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece acesso à graduação. É a partir desse programa que o estudante concorre ao financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso escolhido. Assim, é possível arcar com a mensalidade de forma reduzida ou só quando terminar a formação.

Outras bolsas

Existem outras formas de conseguir bolsas de estudo. Algumas universidades ainda usam a nota do Enem para oferecer desconto nas mensalidades. Já outras tem alternativas de diminuir as mensalidades. Conheça algumas dessas instituições de ensino:

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.