A redação é uma das provas que mais preocupa quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Afinal, ela vale de zero a mil pontos e corresponde a uma das cinco notas que formam a pontuação final do exame.

O texto exigido pelo Enem deve ser no estilo dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve discorrer sobre um problema, defender seu ponto de vista e propor uma solução. Mas, para isso, deve usar argumentos que justifiquem suas ideias e demonstrem conhecimento sobre o assunto tratado, ou seja, que ele sabe bem daquilo que está falando.

Saiba mais: Dicas para uma ótima redação dissertativa e argumentativa

Para enriquecer a argumentação e defender a ideia proposta, há diversos recursos a serem utilizados, como a contextualização histórica, exemplos, dados estatísticos e fatos comprováveis, comparações, entre outros. O uso de citações de pessoas especializadas no assunto também é um desses recursos.

O uso dessas diferentes ferramentas garantem, inclusive, uma boa pontuação no que é exigido na segunda competência avaliada na redação do Enem: "Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo".

Leia também: 5 Dicas para a redação do Enem

 

Qual a importância das citações para a redação?

Apesar do seu uso não ser obrigatório, as citações são recursos importantes que ajudam na argumentação. Além disso, utilizar citações demonstra para o avaliador conhecimento sobre o tema proposto e repertório cultural do autor, e também conferem credibilidade ao texto.

É mais comum a utilização de citações e frases de filósofos famosos e personalidades importantes, mas trechos de livros, filmes e músicas também são válidos para enriquecer a redação. Essas referências podem ser usadas em todo o texto: na introdução para contextualizar, no desenvolvimento para fortalecer a argumentação, e na conclusão, para incrementar e sustentar a solução proposta.

Veja também: Como fazer uma Redação

Como usar citações na redação?

A primeira regra para o uso de citações é que haja sentido para aquela redação. A citação deve auxiliar na construção do texto, na elaboração das ideias e nas argumentações, e não se tornar uma frase aleatória e sem nenhuma conexão com o restante da escrita.

Dica de leitura: Veja nosso passo a passo de como fazer uma redação nota mil

Há duas formas de utilizar uma citação: a direta e a indireta. Veja abaixo como fazer:

citações para redação

 

Citação direta

É a citação transcrita nas próprias palavras de seu autor referenciado, utilizando aspas para marcar seu início e fim.

Exemplos:

  • Segundo o poeta português Fernando Pessoa, “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.
  • “Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro”, afirma a escritora Clarice Lispector em seu livro Correspondências.

Citação indireta

Consiste na paráfrase do autor referenciado, ou seja, a ideia é apresentada em outras palavras e confunde-se com o texto.

Exemplos:

  • Conforme afirma o filósofo grego Platão, se quisermos mudar o mundo, o primeiro passo será mudar a nós mesmos.
  • De acordo com o discurso da jovem ambientalista Greta Thunberg em Davos, os jovens não querem esperar para ficarem adultos para resolverem os problemas ambientais. Eles querem que os adultos tomem atitudes agora, pois já não há tempo a perder.

Saiba mais: Como fazer referências em uma redação?

+ 3 modelos de redação nota mil no Enem

15 citações para redação do Enem em qualquer tema

O tema da redação do Enem é sempre um mistério, e decorar citações sobre diferentes assuntos pode ser bastante trabalhoso.

Saiba mais: Possíveis temas de redação do Enem

Mas, considerando que a redação do Enem sempre envolve o respeito aos direitos humanos e pede a apresentação de uma proposta para solucionar um problema, separamos algumas citações famosas que combinam com qualquer tema. Confira a seguir:

  1. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos” (Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos)
  2. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. (Nelson Mandela, líder na luta contra o regime do apartheid na África do Sul)
  3. “Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas”. (Zygmunt Bauman, filósofo e sociólogo polonês)
  4. “Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros”. (Confúcio, pensador e filósofo chinês)
  5. “Se queres prever o futuro, estuda o passado”. (Confúcio, pensador e filósofo chinês)
  6. “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver”. (Mahatma Gandhi, ativista indiano)
  7. “Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo” (Mahatma Gandhi, ativista indiano)
  8. “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo pela sua ciência; muda, sim, pela sua cultura”. (Herbert José de Sousa - Betinho, sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro)
  9. “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. (Cora Coralina, poetisa brasileira)
  10. “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos”. (Eleanor Roosevelt, primeira-dama dos Estados Unidos de 1933 a 1945, esposa do presidente Franklin Roosevelt)
  11. “A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”. (Hannah Arendt, filósofa política alemã, de origem judaica)
  12. “A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um”. (Allan Kardec, influente educador e autor francês, considerado o pai do Espiritismo)
  13. “Apesar de tudo eu ainda acredito na bondade humana”. (Anne Frank, adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto)
  14. “Nós percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciados”. (Malala Yousafzai, jovem ativista paquistanesa, ganhadora do Prêmio Nobel, ficou conhecida após ser baleada na cabeça ao sair da escola)
  15. “Eu aprendi que nunca somos pequenos demais para fazer a diferença”. (Greta Thunberg, jovem ativista ambiental sueca, liderou greve mundial de adolescentes contra as mudanças climáticas)

Leia também: Confira algumas boas dicas para a redação do Enem 

Para inspirar

Uma dica extra para aumentar o seu repertório cultural e ajudar a usar boas citações na redação do Enem é ouvir o podcast A Voz Pode, disponível no Spotify.

O podcast conta com 9 episódios, os quais retratam a vida de importantes personalidades que mudaram o mundo com a sua voz -  e, claro, apresentam parte de seus discursos, que podem ser usados como citações na sua redação.

Confira o primeiro episódio, sobre Galileu Galilei, considerado pai da ciência moderna:

Onde estudar com a nota do Enem?

Agora que você sabe essas dicas para mandar bem na redação do Enem, já sabe em qual faculdade irá se inscrever?

Para ajudar, separamos algumas instituições de ensino reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem e também possuem outras modalidades de bolsas de estudo:

Veja também: Dicas para desenvolver bem o tema da redação

O que você achou das citações sugeridas? Conte para a gente aqui nos comentários.