Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Tudo sobre o Enem 2020

29 de dezembro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

O Enem vai mudar! A partir de 2024, o exame será reestruturado com base no Novo Ensino Médio. Entenda tudo o que muda no Novo Enem: Novo Enem: tudo o que você precisa saber sobre a prova

Datas, horários, o que levar no dia da prova e as principais informações sobre o Enem 2020 você encontra aqui!

O Enem 2020 está chegando! Para te ajudar a não esquecer nada do que precisa para fazer uma boa prova, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

Considerado o maior vestibular do país e a principal avaliação nacional, uma boa pontuação no Enem pode garantir o sonho de muitos participantes dessa prova: uma vaga entre as melhores faculdades.

Se você vai participar do Enem 2020, não pode deixar de ler esse conteúdo. E mais: fique atento ao calendário de provas e todas as informações divulgadas pelo Inep, instituição responsável pelo Enem.

Separe papel e caneta, ou a agenda do celular, para anotar as principais informações sobre o Enem, como os dias e horários da prova, o que é obrigatório levar, como descobrir o local da aplicação, o que não pode fazer durante a prova e muito mais!

Como será a prova do Enem 2020?

O Enem é constituído por duas avaliações: uma prova objetiva e uma redação. Elas valem até mil pontos cada uma e são aplicadas em dois dias diferentes.

A prova objetiva é composta por 4 provas com 45 questões cada, somando um total de 180 questões de múltipla escolha. Elas são divididas entre as seguintes disciplinas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

A redação consiste na produção de um texto no estilo dissertativo-argumentativo, sobre um tema relevante da atualidade e divulgado apenas no caderno da prova. Na descrição do tema, há alguns conteúdos de suporte para que o aluno tenha o mínimo de informação sobre o assunto, mas ele pode – e deve – usar seu conhecimento, cultura e opiniões para defender uma posição e argumentar a favor dela.   

Saiba mais:

Descubra quais são os possíveis temas de redação do Enem 2020

Fique por dentro dos assuntos principais do Enem 2020

Qual a diferença entre o Enem Impresso e o Enem Digital?

O Enem 2020 tem uma novidade: a possibilidade do candidato fazer a prova em um formato digital. A opção, contudo, já foi selecionada e definida durante as inscrições no exame. Não é possível alterar o formato da prova.

Para quem vai fazer a prova digital, não significa que poderá fazer de casa ou usar o próprio computador. Assim como na prova tradicional, o candidato deverá comparecer no local indicado, nos dias e horários divulgados. A aplicação será em dias diferentes do formato tradicional, e as perguntas não serão as mesmas, mas terá o mesmo número de questões e a mesma dificuldade.

A diferença entre os dois formatos é que enquanto na prova tradicional o candidato entregará o caderno de respostas impresso, a prova digital será feita em um computador devidamente instalado e configurado nos locais onde a prova será realizada.

Saiba mais: Entenda como fazer a prova digital do Enem

Datas e horários do Enem 2020

A pandemia do novo coronavírus fez com que a aplicação do Enem 2020 fosse adiada. Assim, o exame acontecerá entre janeiro e fevereiro de 2021. São dois dias de prova, mas os formatos tradicional e digital serão aplicados em datas diferentes.

Lembrando: você só poderá realizar a prova no formato indicado durante a inscrição, e nos dias e locais específicos.

Confira abaixo as datas de cada prova do Enem 2020:

Enem Impresso

  • 17 de janeiro de 2021: Linguagens, Ciências Humanas e Redação.
  • 24 de janeiro de 2021: Ciências da Natureza e Matemática

Enem Digital

  • 31 de janeiro de 2021: Linguagens, Ciências Humanas e Redação.
  • 07 de fevereiro de 2021: Ciências da Natureza e Matemática.

Horários do Enem 2020

Já em relação ao horário de aplicação do exame, o cronograma é o mesmo tanto para o formato tradicional quanto para o digital. Fique bem atento, pois os candidatos que chegarem após o fechamento dos portões NÃO poderão entrar para fazer a prova.

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

Ao iniciar a aplicação do exame, o candidato deve permanecer na sala durante o tempo mínimo de duas horas. Mesmo que termine sua prova, só poderá entregar o caderno de respostas e se retirar do recinto até por volta das 15h30.

ATENÇÃO: o cronograma acima com os horários do Enem 2020 seguem o horário de Brasília. Caso você more em alguma região do Brasil com fuso diferente, deve consultar exatamente quais horários deverá seguir.

Tente chegar com antecedência. Imprevistos com transporte podem acontecer e fazer você perder a prova. Melhor chegar cedo que enfrentar surpresas desagradáveis. Você também pode aproveitar para checar qual sua sala e se preparar com calma para a prova que virá.

Como ver o local da prova do Enem 2020?

De acordo com o Inep, o local de prova do Enem 2020 será divulgado no dia 5 de janeiro de 2021. Para conferir seu local, o candidato deve acessar a página do participante e fazer seu login usando seu CPF e senha cadastrados durante o processo de inscrição.

O que devo levar no dia da prova do Enem?

Para fazer o Enem, o candidato deve apresentar obrigatoriamente um documento oficial de identidade com foto. Pode ser o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte ou Carteira de Trabalho. Se você é um candidato estrangeiro, deverá apresentar a identidade expedida pelo Ministério da Justiça ou Carteira de Registro Nacional Migratório.

Além disso, também é obrigatório o uso de caneta esferográfica de material transparente e tinta preta. Para garantir, leve mais de uma caneta. Se parar de funcionar, você tem uma reserva.

Também recomendamos levar o cartão de confirmação da inscrição. Embora não seja obrigatório, caso ocorra algum contratempo você poderá comprovar mais facilmente a sua inscrição.

É permitido levar lanches e água. São seis horas de maratona do Enem, e um lanchinho pode ajudar a aguentar o período. Artigos religiosos como burca e quipá podem ser utilizados, mas desde que passem pela inspeção de segurança.

Também é permitido entrar com celular, mas devidamente desligado e lacrado no envelope especial que será entregue no início da aplicação. Desligue-o, pois mesmo em modo avião o aparelho pode emitir sons e sinais, e isso caracteriza desclassificação imediata do candidato no Enem 2020.

Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o uso de máscara de proteção facial será obrigatória durante todo o exame.

O que pode desclassificar alguém no Enem?

Será desclassificado do Enem 2020, de forma automática, o candidato que:

  • Tentar entrar na sala de prova portando qualquer tipo de arma.
  • Usar qualquer tipo de aparelho eletrônico, incluindo celulares.
  • Abrir o caderno de provas antes da autorização do fiscal de sala.
  • Recusar-se a passar pela revista de segurança.
  • Comunicar-se com qualquer pessoa da sala que não seja o fiscal.
  • Prestar informações falsas durante a inscrição.
  • Perturbar a ordem na sala de prova.
  • Consumir bebida alcoólica em sala.
  • Usar óculos escuros, boinas, bonés, chapéu e similares.

Saiba mais: Conheça todas as regras do Enem 2020

Qual a nota mínima para passar no Enem?

Uma boa nota no Enem 2020 pode garantir a tão sonhada vaga na faculdade. Contudo, a nota mínima que o estudante precisa tirar para conquistar esse sonho depende muito do curso e instituição de ensino que ele almeja.

As faculdades mais concorridas, como Medicina e Engenharia, exigem notas maiores, enquanto os menos procurados aceitam uma nota de corte menor.

Além disso, cada universidade pode criar suas próprias regras para utilizar a nota do Enem. Para grande parte delas, por exemplo, o aluno não pode ter zerado na redação.

Saiba mais: Saiba que nota você precisa tirar no Enem 2020

Quando sai o resultado do Enem 2020?

Apesar do adiamento da aplicação do Enem 2020 por causa do novo coronavírus, a expectativa é que o resultado final do exame saia até dia 29 de março de 2021. Isso porque a aplicação ocorre próxima ao início do novo ano letivo.

O gabarito das provas de múltipla escolha, contudo, devem sair oficialmente alguns dias após a aplicação. Extraoficialmente, muitas instituições resolvem as questões e divulgam os resultados horas após o encerramento da prova.

Já a redação, por ser corrigida manualmente, tem seu resultado mais demorado. O espelho da redação do Enem 2020, com as notas e comentários dos avaliadores, deverá ser disponibilizado logo após a divulgação dos resultados finais.

Pra que serve a nota do Enem 2020?

Os candidatos que participarem do Enem 2020 poderão se inscrever em programas governamentais, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e conquistar uma bolsa de estudo nas melhores universidades privadas do país ou garantir uma vaga em alguma universidade pública.

Algumas faculdades particulares, além dos programas acima, também aceitam a nota do Enem como processo seletivo de novos alunos. Confira algumas instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para as quais você pode se inscrever:

Leia também: Faculdades que aceitam a nota do Enem 2020 

E aí, já decidiu para qual faculdade você irá se inscrever? E como está se preparando para o Enem 2020? Conte aqui pra gente nos comentários.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.