Pretende prestar vestibular para a FMU? Saiba agora como funciona e veja outras opções de ingresso para estudar na faculdade! 

As Faculdades Metropolitanas Unidas FMU tiveram sua fundação em 1968 e, desde 2014, fazem parte de um dos maiores grupos privados de ensino superior do mundo, o Laureate. 

Com cerca de 80 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, na FMU é possível estudar nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

É importante ressaltar que todos os cursos da FMU são credenciados e bem avaliados pelo MEC, o que significa que o diploma emitido pela instituição é reconhecido no mercado de trabalho em todo o Brasil.

Ingressar na FMU é muito simples. A faculdade realiza diversos processos seletivos ao longo do ano e ainda oferece facilidades para pessoas que prestaram o Enem, que já concluíram o ensino superior, que trancaram o curso ou que estejam matriculadas em outra instituição.

Confira agora tudo sobre o vestibular da FMU e conheça ainda outras formas de ingresso! 

Quem pode participar do vestibular da FMU?

O vestibular tradicional da FMU é aberto a qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio ou que irá concluí-lo até a data de matrícula prevista para os candidatos aprovados.

Também é possível que alunos do ensino médio realizem a prova para fins de simulação, conhecendo o seu funcionamento. Porém, mesmo aprovados, não poderão efetuar a matrícula.

Onde se inscrever para fazer o vestibular da FMU?

Para se inscrever no vestibular da FMU basta visitar o site da faculdade, preencher os seus dados e informar o curso escolhido. A faculdade trabalha com dois tipos de vestibular: o tradicional e o agendado.

O vestibular tradicional acontece em data e horário pré-estabelecidos, durante o final de semana.

Já o vestibular agendado permite que o candidato agende a data e o horário que preferir para realizar a prova, sem necessidade de seguir o calendário tradicional. O vestibular agendado acontece diariamente.

Quanto custa o vestibular da FMU?

A inscrição para o vestibular da FMU fica entre R$15 e R$30, dependendo da modalidade escolhida. Candidatos que não têm condições de arcar com a taxa de inscrição podem entrar com um pedido de isenção pela Central de Atendimento ao Candidato (CAC).

Além disso, é possível conseguir isenção da taxa de inscrição, conforme ação comercial oferecida pela faculdade.

Candidatos que optarem pelo ingresso direto via nota do Enem são isentos de pagamento da taxa de inscrição.

Quando acontece o vestibular da FMU?

O vestibular da FMU acontece várias vezes ao longo do ano. No início de cada semestre há um processo seletivo geral para a convocação de novos candidatos. Em seguida, outras seleções são abertas para ocupar as vagas ociosas.

Como são as provas do Vestibular da FMU?

O vestibular tradicional da FMU é composto por uma prova objetiva de 60 questões, com 5 opções de escolha cada uma.

Já o vestibular agendado é formado por 30 questões de múltipla escolha, também com 5 opções cada uma.

Além disso, é exigido que o candidato faça uma prova de redação dissertativa, de acordo com o tema proposto.

A prova objetiva do vestibular da FMU compreende todo o conteúdo visto no ensino médio, em disciplinas como:

  • Língua Portuguesa
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
  • Literatura
  • História
  • Geografia
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Matemática

Os candidatos que zerarem as provas ou não alcançarem pontuação igual ou superior a 3 na redação são desclassificados.

Como é a realização das provas do vestibular da FMU?

No dia do vestibular o candidato deve chegar ao local da prova com até 15 minutos de antecedência. É importante portar documentos como:

  • Documento de identificação oficial com foto (original).
  • Comprovante de inscrição de pagamento (ou isenção) da taxa.
  • Caneta esferográfica com tinta azul ou preta.
  • Lápis e borracha para o rascunho da redação.

Candidatos atrasados terão que agendar uma nova prova. 

Para efetuar a matrícula, os candidatos aprovados no vestibular da FMU devem se dirigir à secretaria da instituição portando os seguintes documentos (original e cópia):

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Título de eleitor em dia
  • Certificado de alistamento militar (no caso dos homens maiores de 18 anos)
  • Certificado de conclusão do ensino médio
  • Histórico escolar do ensino médio

Como usar a nota do Enem para entrar na FMU?

Quem participou de qualquer edição do Enem a partir de 2010 pode ingressar na FMU sem prestar o vestibular.

Para isso, basta entrar no site da faculdade e acessar a ficha de inscrição. O sistema irá perguntar se o candidato fez a prova do Enem: basta responder “sim” e informar a sua pontuação.

A aprovação é verificada em poucos minutos. Caso a pontuação obtida pelo candidato seja suficiente, ele ficará isento de prestar vestibular e poderá efetuar sua matrícula.

Além disso, a FMU disponibiliza bolsas de estudo de até 100%, até o final do curso, para alunos bem colocados no Enem.

Alunos transferidos precisam fazer vestibular?

Não é necessário. Quem está cursando alguma faculdade e deseja estudar na FMU pode entrar com um pedido de transferência, sem a necessidade de prestar vestibular. A faculdade oferece entre 40% a 50% de bolsas durante todo o curso para alunos transferidos.

Programas de bolsas de estudo no vestibular da FMU

A FMU conta com opções como o Programa Move Mais, que oferece 10 mil bolsas de estudo para candidatos que se encaixem no perfil exigido e que tenham alcançado bom desempenho no processo seletivo.

Outra opção é o Vestibular de Bolsas, que concede bolsas aos 100 melhores colocados na classificação geral do vestibular tradicional.

Outras formas de conseguir vaga na FMU

Outras maneiras de ingressar na FMU sem prestar o vestibular incluem: 

Segunda Graduação: quem já tem um diploma universitário e deseja cursar uma nova graduação na FMU pode conseguir uma vaga sem realizar o vestibular. A faculdade oferece ainda 30% de desconto nas mensalidades durante todo o curso para novos alunos e 40% para ex-alunos formados na instituição.

Ex-alunos: alunos da FMU que trancaram o curso e não puderam concluí-lo podem retomar seus estudos na faculdade sem prestar um novo vestibular. Alunos de outras instituições que estejam na mesma situação também podem ingressar na FMU. Em ambos os casos, a instituição oferece 30% de descontos nas mensalidades até o final do curso.

Mais informações sobre a FMU

Se você pretende estudar na FMU e quer saber mais informações sobre o vestibular, cursos, unidades e benefícios, entre no site da faculdade e tire suas dúvidas!

Veja também:

Descubra quanto custa a mensalidade da FMU

Veja descontos e formas de pagar a mensalidade da faculdade

Vai prestar o vestibular da FMU? Conta para a gente nos comentários o curso que deseja fazer!