Você está pensando em fazer uma faculdade e ficou em dúvida entre estudar na Unip (Universidade Paulista) ou na Universidade Anhanguera? A seguir, reunimos informações sobre as duas instituições para ajudar na sua decisão.

É comum que o valor da mensalidade pese bastante nesse tipo de escolha, mas também é muito importante analisar fatores como a qualificação dos docentes, a infraestrutura e o projeto pedagógico de cada instituição.

São justamente esses critérios que o MEC (Ministério da Educação) leva em conta ao avaliar as instituições de ensino superior e credenciá-las.

Estrutura das universidades

Tanto a Unip quanto a Anhanguera estão entre as maiores universidades particulares do Brasil.

O Centro Educacional Anhanguera é parte do grupo Kroton Educacional, maior empresa privada no mundo na área de educação. A universidade tem 70 campi espalhados pelo país e cerca de 300 polos de apoio para cursos na modalidade a distância (EAD). O total de alunos matriculados chega a 500 mil.

A Anhanguera oferece mais de 100 opções de cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, incluindo bacharelados, licenciaturas e graduações tecnológicas. No site da universidade, é possível encontrar a lista de docentes para cada campus da instituição: todos especialistas, mestres ou doutores. 

Já a Unip faz parte do grupo Objetivo e tem 27 campi distribuídos pelo estado de São Paulo (capital, litoral e interior) e nas cidades de Brasília, Goiânia e Manaus. 

Assim como a Anhanguera, a Unip oferece graduações presenciais, semipresenciais e EAD, com centenas de polos de apoio em todos os estados brasileiros. No total, são quase 80 opções de graduação e 220 mil alunos matriculados em cursos presenciais.

Avaliação do MEC

O Ministério da Educação é responsável pela avaliação e pelo credenciamento de instituições de ensino superior públicas e privadas. 

As universidades são avaliadas pelo MEC com base em dois critérios:

Conceito Institucional (CI): avalia o espaço físico, a infraestrutura, os métodos de ensino e o Plano de Desenvolvimento Institucional. Para cursos a distância, esse conceito recebe o nome de CI-EAD.

Índice Geral de Cursos (IGC): calculado a partir da média de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição. Indica a qualidade geral dos cursos oferecidos. É obtido por meio do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e de avaliações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Em ambos os conceitos, as universidades podem receber notas de 1 a 5. Resultados a partir de 3 são considerados positivos. 

Abaixo de 2, são considerados insatisfatórios e obrigam a instituição a se adequar. Aquelas que não melhorarem seus conceitos dentro de um prazo determinado têm matrículas e cursos suspensos.

As avaliações de todas as universidades brasileiras estão disponíveis para consulta no portal e-MEC, mantido pelo ministério.

Avaliação da Anhanguera no MEC

De acordo com o portal e-MEC, Anhanguera e Unip têm conceitos positivos nas avaliações oficiais. No caso da Anhanguera, as unidades podem ter resultados diferentes, mas em geral mantêm nota 4 no CI e 3 no IGC. 

Três unidades da Anhanguera se destacam pelo conceito 5 no CI-EAD: Santo André (SP), Niterói (RJ) e Campo Grande (MS). Isso indica que a estrutura e o método de ensino para os cursos a distância oferecidos pela instituição são os melhores possíveis.

Em resumo, o Centro Educacional Anhanguera atende a todas as exigências do Ministério da Educação em relação a infraestrutura, qualidade do ensino e qualificação dos professores nas diferentes modalidades de graduação.

Avaliação da Unip no MEC

Ainda segundo o portal e-MEC, a Unip também tem nota 4 no CI e 3 no IGC. Isso significa que a universidade também atende aos critérios de avaliação do Ministério da Educação. Por enquanto, não há atribuição de conceito CI-EAD para a Unip no portal do MEC.

Estados com oferta de cursos

A Unip oferece cursos presenciais nos estados de São Paulo, Goiás e Amazonas, além do Distrito Federal. Já na modalidade EAD, a universidade oferece opções em todo o Brasil, com polos de apoio em todos os estados.

A Universidade Anhanguera também oferece cursos superiores a distância em todos os estados brasileiros. Para cursos na modalidade presencial, a Anhanguera dispõe de unidades próprias no Distrito Federal e nos seguintes estados:

  • São Paulo
  • Minas Gerais
  • Rio de Janeiro
  • Goiás
  • Mato Grosso do Sul
  • Mato Grosso
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina

Outros critérios importantes para decidir

Além dos conceitos do MEC e do valor das mensalidades, outros critérios podem ajudar você a decidir onde fazer faculdade. 

Se o curso em que você tem interesse exige muita aprendizagem prática, verifique se a instituição oferece bons laboratórios. Nesse quesito, tanto a Anhanguera quanto a Unip vão bem.

Confira também se a universidade tem programas de iniciação científica e outras iniciativas de concessão de bolsas e incentivos. 

O Centro Educacional Anhanguera, por exemplo, tem convênio com empresas e concede descontos com base no desempenho em certos processos seletivos, além de manter um programa de apoio à pesquisa acadêmica. 

Para conhecer todas as suas opções, entre em contato com a Universidade Anhanguera.

Leia também:

Veja a lista de todos os cursos que a Anhanguera oferece

Descubra quais cursos de graduação são oferecidos a distância

Que curso você pretende fazer na faculdade? Já decidiu onde estudar? Deixe um comentário falando um pouco sobre seus planos e expectativas!