Você está pensando em prestar o vestibular da Unopar mas não sabe nada sobre a prova? Calma! Neste artigo, você conhece mais a universidade e suas formas de ingresso, acompanhe!

Conheça a Unopar

A Unopar (Universidade Norte do Paraná) foi fundada em 1972 em Londrina, no estado do Paraná. Ela surgiu como Centro de Estudos de Londrina e, com o passar dos anos, foi agrupando cursos e faculdades até formar a Faculdades Integradas Norte do Paraná, em 1992.

A Unopar foi credenciada como universidade em 1997, adotando o nome Universidade Norte do Paraná. Desde 2011, a instituição pertence à Kroton Educacional, o maior grupo educacional do país.

Hoje, a Unopar oferece dezenas de cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e de extensão em todas as áreas do conhecimento, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

A instituição é bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). No Conceito Institucional EaD de 2017, avaliação dada após a visita de especialistas do MEC à faculdade, a Unopar tirou nota 4 (a nota máxima é 5). No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2018, a média ponderada da nota de todos os cursos, a nota da Unopar foi 3 (a nota máxima também é 5).

Como ingressar na Unopar?

Existem várias formas de ingresso na Unopar. É possível realizar o vestibular próprio da instituição, utilizar a nota do Enem, ingressar com bolsa pelo Prouni (Programa Universidade Para Todos) ou pelos financiamentos Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) ou PEP (Parcelamento Estudantil Privado).

A inscrição para o vestibular da Unopar é feita diretamente no site da instituição. No site, você escolhe a opção de vestibular presencial, vestibular digital ou ingresso com a nota do Enem.

Vestibular tradicional e agendado

Para realizar a prova presencialmente na universidade, o candidato pode realizar o vestibular tradicional, no dia definido em edital pela Unopar, ou agendar o dia e o horário de sua preferência. 

As provas presenciais consistem em uma redação e têm duração de 2 horas. Os resultados são disponibilizados em quatro dias úteis e, caso aprovado, o estudante pode fazer seu processo de matrícula.

Vestibular digital

A prova online da Unopar é feita pelo Portal Vestibulares. Ao acessar o site, você escolhe o curso pretendido, a modalidade (presencial, semipresencial ou a distância), a unidade da Unopar mais próxima da sua casa e insere seus dados pessoais. 

A prova online cobra a produção de uma redação e tem duração de 1 hora. Ela pode ser feita do computador ou do celular com acesso à internet. Cada candidato tem cinco tentativas de realizar a prova; a cada tentativa, o tema da redação muda.

Após o envio da prova, a banca de tutores da Unopar leva de 2 a 4 dias para corrigir a prova. Os resultados podem ser consultados na área da condidato do site da Unopar e, caso seja aprovado, o candidato pode dar continuidade a sua matrícula. 

Nota do Enem

Se você já fez o Enem, não é preciso refazer o vestibular. A Unopar aceita a nota do Enem como forma de ingresso. Para isso, você tem que ter feito o Enem a partir de 2010 e obtido mais de 200 pontos na prova objetiva e na redação. Para se inscrever com a nota do Enem, basta informar seus dados pessoas e sua nota no site da Unopar.

Quanto custa o vestibular da Unopar?

No último processo seletivo presencial, a taxa de inscrição foi R$ 30 reais. Já no vestibular online e no ingresso com a nota do Enem, não é preciso pagar taxa de inscrição. 

Como estudar para o vestibular da Unopar?

Em seu vestibular, a Unopar exige uma redação parecida com a do Enem. Dessa forma, uma boa forma de estudar para essa redação é ler a Cartilha de Redação do Enem. Busque entender a estrutura da redação dissertativa-argumentativa e leia as redações nota mil para se inspirar.

A melhor forma de treinar para uma redação é escrevendo. Portanto, coloque a mão na massa também e treine escrever sobre diversos temas. Se atente aos erros ortográficos e confira se seu texto tem coerência e coesão.

Outra dica é ler atentamente as instruções da prova e se certificar que possui uma conexão de internet segura. Cuidado ao fazer citações sem referenciar o autor ou usar ideias e frases que não são suas, isso é considerado plágio. Procure realizar a prova em um lugar tranquilo e com boa iluminação.

Faça o vestibular da Unopar

Agora que você já conhece mais sobre a Unopar e seu vestibular, está preparado para ingressar no Ensino Superior? Na Unopar, você se matricula sem burocracia e ainda consegue descontos. Confira:

Outras opções de faculdade bem reconhecidas pelo MEC

Caso não tenha uma unidade da Unopar perto da sua casa ou você não encontre seu curso lá, confira outras opções de instituições particulares bem avaliadas pelo MEC que oferecem ótimos descontos das mensalidades:

Leia também: Saiba tudo sobre estudar na faculdade UNOPAR

O que achou do vestibular da Unopar? Ela está na sua lista de possíveis faculdades? Compartilhe sua opinião nos comentários!