Considerado praticamente essencial no mercado de trabalho, o diploma do ensino superior é o sonho de muitos trabalhadores.

E embora ele pareça uma realidade distante daqueles que não tiveram a oportunidade de terminar o ensino fundamental ou médio, não é tão difícil assim conseguir o diploma do ensino básico para ingressar no tão sonhado curso superior.

Uma boa opção é recorrer ao Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, uma avaliação direcionada àqueles que desejam obter o diploma do ensino fundamental ou médio.

Confira as principais informações sobre a prova do Encceja 2019 e prepare-se para conquistar mais essa vitória!

Quando abrem as inscrições e qual é a data da prova?

De acordo com os dados oficiais divulgados pelo Inep, as inscrições do Encceja 2019 poderão ser realizadas entre os dias 20 e 31 de maio. As inscrições para a prova costumam ser gratuitas.

A avaliação será realizada no dia 25 de agosto (domingo).

Quem pode participar do exame?

Existem inúmeros motivos que impedem alguém de concluir os estudos, como a necessidade de trabalhar, a repetência de séries, os problemas de deslocamento ou mesmo a desmotivação e o desânimo. 

Para todos essas pessoas, o Encceja é uma ótima oportunidade para encerrar um ciclo e iniciar um novo.  

Qualquer pessoa que não concluiu os estudos na idade adequada está apta a realizar o Encceja. Para obter o diploma de nível fundamental é preciso ter no mínimo 15 anos, já para o nível médio, 18 anos.

Caso você não tenha concluído o ensino fundamental, mas seja maior de idade, pode fazer a prova do Encceja e conseguir o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio de uma vez só!

Como será a prova do Encceja 2019?

O exame se divide em quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. As áreas de conhecimento são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e redação;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de Química, Física e Biologia);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (equivalente às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Matemática e suas Tecnologias.

Nota necessária para obter a certificação

O cálculo das notas nas provas objetivas do Encceja 2019 terá como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Cada área do conhecimento pode receber uma pontuação que vai de 60 a 180 pontos.

O participante precisa atingir, no mínimo, 100 ponto em cada uma das áreas do conhecimento para  obter a certificação.

Na redação, o participante precisa atingir pelo menos 5 pontos, de um total de 10. A folha de redação será avaliada por dois corretores de maneira independente, sem que um saiba a nota dada pelo outro.

Pronto! Com a certificação em mãos, já é possível participar do processo seletivo de qualquer faculdade pública ou privada do país.

Boas faculdades para cursar

Escolher uma boa faculdade hoje em dia pode ser um processo ligeiramente complicado. 

Não é que as instituições de ensino de qualidade sejam escassas, mas as opções são tantas que o aluno acaba se perdendo. Públicas ou particulares, presenciais ou a distância? Eis a questão.

Aquele que trabalha o dia todo e tem o tempo meio escasso, por exemplo, talvez prefira optar pelo curso a distância, no qual o aluno gerencia seu próprio horário de estudos.

Lembrando que o diploma emitido pela faculdade a distância tem exatamente a mesma validade do diploma emitido pela instituição presencial.

Para facilitar um pouco a difícil escolha de uma boa faculdade, selecionamos algumas excelentes faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. 

Com essa informação, assim que você conquistar seu certificado da educação básica, já poderá se preparar para o ensino superior!

As instituições abaixo oferecem cursos com mensalidades bastante acessíveis e algumas outras vantagens financeiras para o aluno, como bolsas de estudo, descontos, acesso ao FIES e ProUni, entre outras.

Leia mais:

Exemplos de redação

Descubra como usar o FIES para pagar a faculdade

Agora você já sabe todas as informações sobre a prova do Encceja 2019, preparado para finalmente começar o tão sonhado curso superior? Conte seus planos para nós!