Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


FIES

Veja as melhores faculdades que aceitam o Fies 2021

26 de janeiro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porGiovana Pastori

Confira algumas das faculdades credenciadas no Fies e saiba mais sobre as oportunidades oferecidas pelo programa!

O primeiro processo seletivo de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já está aí! Do dia 26 ao dia 29 de janeiro, o sistema estará disponível para inscrições de candidatos. 

Para aqueles que desejam começar um curso de Ensino Superior em uma faculdade privada no primeiro semestre de 2021, mas estão sem condições financeiras de arcar com as mensalidades no momento, esta é uma oportunidade de ouro.

Se você quer participar desta edição do Fies mas ainda não sabe para qual(is) faculdade(s) tentar um financiamento, continue a leitura que a gente pode te ajudar!

O que é o Fies?

Para começo de conversa, é importante que você entenda bem o que é o Fies. Trata-se de um programa criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC), em substituição ao Crédito Educativo (CREDUC), que era um programa do governo que existia desde 1975. Desde o início, o objetivo do Fies sempre foi o de promover o acesso ao Ensino Superior no Brasil por meio de financiamentos estudantis. 

Recentemente, o modelo de financiamentos do Fies foi reformulado, dando origem ao Novo Fies. Neste novo modelo, a escala de juros passou a variar de acordo com a renda familiar do contratante, e passou a haver a possibilidade de concessão de financiamentos a juros zero aos candidatos mais carentes.

Quem pode participar do Fies 2021?

Qualquer estudante com renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa que tenha participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, obtendo pontuação igual ou superior a 450 e não tendo zerado a redação, pode participar do Fies 2021.

Qual é o critério de seleção do Fies?

Assim como ocorre no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade Para Todos (Prouni), a pontuação do Enem é o principal critério de seleção considerado pelo Fies.

A diferença é que o Fies não exige que seus candidatos tenham participado da edição mais recente do Enem para participar do processo seletivo, enquanto o Sisu e o Prouni sim.

Caso dois ou mais candidatos que estejam concorrendo pela mesma oportunidade apresentem notas idênticas, o sistema irá dar preferência ao candidato que tiver a maior nota de redação. Se esta nota também for igual, os próximos critérios de desempate serão:

  1. Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  2. Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias
  3. Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  4. Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias 

Além disso, terão prioridade os candidatos que ainda não tenham diploma de Ensino Superior, nem tenham sido beneficiados pelo Fies em outra ocasião.

Quais cursos estão na lista de ofertas do Fies 2021?

As oportunidades de financiamento estudantil disponibilizadas pelo Fies são sempre bastante variadas, contemplando cursos em diversas áreas do conhecimento, como ciências humanas, exatas, naturais, da saúde, além de artes, letras e muito mais.

A cada edição, a lista de ofertas do programa é atualizada. Alguns cursos, contudo, costumam sempre aparecer por lá. Dentre eles, estão os que foram apontados pelo Sindicato das Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo (Semesp), no Mapa do Ensino Superior de 2019, como os 20 cursos mais procurados pelos estudantes no ano em que o estudo foi realizado. Veja quais são eles:

  • Direito
  • Medicina
  • Psicologia
  • Administração
  • Enfermagem
  • Educação Física
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Farmácia
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Odontologia
  • Medicina Veterinária
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Pedagogia
  • Letras
  • Gastronomia
  • Economia
  • Marketing
  • Música
  • Design de moda

Quais são as faculdades que aceitam o Fies 2021?

Assim como o número de cursos oferecidos, a quantidade de instituições de Ensino Superior que aceitam o Fies também é bem grande! Apesar de por um lado isso ser ótimo, por outro, pode acabar deixando alguns candidatos em dúvida de onde escolher estudar.

A boa notícia é que, onde quer que você tente conseguir um financiamento pelo Fies, você pode ter certeza que a faculdade é reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), pois todas as instituições credenciadas pelo programa seguem este padrão de qualidade.

Além disso, mesmo que você não consiga um financiamento nessa primeira edição do Fies 2021, você pode verificar se a faculdade que você gostou oferece alguma forma de desconto nas mensalidades, ou mesmo se há algum financiamento próprio disponível para os estudantes.

Selecionamos algumas das faculdades que não só aceitam o Fies, como também costumam promover programas próprios de incentivo ao acesso ao Ensino Superior. Veja:

Veja também: Quantos pontos preciso tirar no Enem pra conseguir o Fies

E aí, para qual curso você vai tentar conseguir um financiamento pelo Fies? Conta pra gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.