Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Financiamento de Faculdade

19 de fevereiro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Se você sonha em fazer uma faculdade, mas não tem condições de pagar, saiba que existem diversas opções para financiar a mensalidade. Entre as principais, estão o FIES (Financiamento Estudantil do Governo Federal) e o Crédito Estudantil Privado. Cada uma delas pode ser mais ou menos vantajosa, dependendo do seu perfil e necessidade.

Veja como funcionam os principais tipos de financiamento de faculdade e descubra qual a melhor opção para você!

FIES

O FIES é um programa do Governo Federal que concede financiamento estudantil a juros baixos. Desde sua criação, o FIES já beneficiou mais de dois milhões de estudantes de todo o Brasil.

A partir de 2015, as regras do FIES mudaram. O Programa passou a limitar a quantidade de financiamentos concedidos, exigir desempenho mínimo no Enem e priorizar cursos com nota máxima nos conceitos do MEC.

Outra mudança importante no FIES foi a determinação de um prazo para as inscrições. Anteriormente, era possível se inscrever no Programa durante todo o ano. Agora, o MEC divulga datas específicas para inscrições do FIES no primeiro e no segundo semestre. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site oficial do FIES.

O FIES tem requisitos de renda e exige a participação no Enem (qualquer edição a partir de 2010), com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação.

Financiamento Privado

Está passando por dificuldade financeira temporária? Uma solução pode ser o financiamento estudantil privado. Se por um lado as empresas de crédito estudantil não oferecem tantas facilidades de pagamento e taxas de juros tão baixas quanto o FIES, por outro lado as exigências são menores.

São dois tipos principais de crédito estudantil que você poderá encontrar no mercado:

Bancos

Você já deve ter ouvido falar de “conta universitária”, um produto oferecido por quase todos os grandes bancos brasileiros. Pois além dessa conta especial, que normalmente não exige comprovação de renda, muitos bancos oferecem o crédito educativo para seus correntistas.

As condições gerais, como taxas de juros e prazo para pagamento variam de acordo com a instituição financeira e é necessário ter uma conta naquele banco (ou abrir uma) para conseguir o financiamento. Normalmente, os bancos permitem financiar entre um semestre a um ano de faculdade e a dívida pode ser paga no dobro desse tempo.

Empresas de crédito estudantil

Existem empresas especializadas em oferecer financiamentos para pagar cursos técnicos, cursos superiores e até pós-graduação. A taxa de juros gira em torno de 2,5% ao mês.

Algumas empresas não cobram juros, mas exigem o pagamento de uma taxa administrativa para conceder o crédito. Normalmente, o estudante pode financiar entre um semestre a um ano e tem o dobro do tempo para pagar.

A dica, ao escolher um financiamento estudantil privado, é procurar saber se a sua faculdade tem convênio com alguma empresa. Normalmente, estudantes de faculdades conveniadas têm mais facilidades ao contratar o crédito educativo.

Independentemente da opção que você escolher para financiar a faculdade, é importante ter em mente que:

  1. O financiamento da faculdade, seja ele privado ou do Governo, é um benefício que você adquire e precisa pagar de volta depois de um tempo.
  2. Se você não pagar as parcelas do financiamento, poderá ficar com o nome sujo.
  3. As taxas de juros, principalmente nos financiamentos privados, podem aumentar bastante a dívida. Procure fazer uma simulação para saber exatamente quanto e quando você vai ter de quitar o financiamento (os sites do FIES e dos financiamentos privados oferecem essa possibilidade).
  4. Vale tentar uma bolsa de estudos. Além do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades privadas para estudantes de baixa renda, existem várias instituições governamentais e privadas que concedem bolsas universitárias. A vantagem da bolsa de estudos é que você “ganha” o benefício e não precisa pagar nada de volta depois.

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento. Nelas você vai encontrar diversas opções para financiar seus estudos, bem como bolsas, descontos e convênios. Confira:

Veja também:

Principais bolsas de estudos oferecidas pelo governo e por instituições

Você pretende usar algum tipo de financiamento para pagar a faculdade? Deixe um comentário!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.