Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Vestibular

Nota de corte para Engenharia Civil

24 de abril de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O curso de Engenharia Civil possui uma das notas de corte mais altas. Isso vale tanto para vestibulares quanto para processos seletivos que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A nota de corte é a pontuação mínima para entrar em uma graduação. Não existe uma nota única para Engenharia Civil que garanta a vaga em todas as universidades. Ela pode variar de acordo com a instituição, a concorrência e o nível dos demais candidatos.

Por isso, pesquisamos a nota de corte para Engenharia Civil em vestibulares de várias universidades. Você poderá conferir também qual é a nota mínima do Enem para disputar uma vaga no Sisu, uma bolsa do ProUni e um financiamento do FIES. Com essas informações você estará preparado para planejar sua maratona de estudos!

Nota de corte para o curso de Engenharia Civil em vestibulares

Cada vez mais universidades utilizam as notas do Enem para selecionar alunos. Mesmo assim, o vestibular tradicional ainda é um meio de acesso importante em instituições de nível superior.

As provas podem ser de vários formatos. Algumas apresentam somente questões objetivas, outras trazem também questões discursivas. O número de questões pode variar: existem concursos com 80, 100 e até 300 questões. Há universidades que realizam as provas em duas fases – a primeira serve como uma espécie de “peneira” para a segunda etapa de provas.

Conclusão: tirar uma boa nota em um vestibular não significa garantia de vaga em outro. Cada caso é um caso. O que existe em comum aos vestibulares de Engenharia Civil é que a concorrência é grande e a nota de corte está entre as mais altas.

Um exemplo é o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que realiza o vestibular em duas fases. Em provas recentes, para passar para a segunda fase do vestibular, a nota de corte de Engenharia Civil ficou em 624 pontos, a segunda mais alta entre as Engenharias.

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a nota de corte da primeira fase para Engenharia Civil tem oscilado de 69 a 71 pontos. Está entre as mais altas da área de Exatas da UFU.

Também na Universidade de Brasília (UnB) a nota de corte de Engenharia Civil é a mais alta entre as graduações em Engenharia. Para passar, o candidato teve que fazer no mínimo 240 pontos. A nota máxima nesta graduação aproximou-se de 400 pontos, semelhante à dos cursos mais concorridos na UnB.

Os vestibulares também destinam vagas para programas de ações afirmativas. Nesses casos, a nota de corte costuma ser quase tão alta quanto as da ampla concorrência, o que contraria o senso comum.

Nota de corte para o curso de Engenharia Civil no Sisu

Um dos principais caminhos para uma vaga de Engenharia Civil em universidade pública passa pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes se cadastram gratuitamente no site do Sisu e concorrem a vagas em todo o País com suas notas da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As notas de corte para Engenharia Civil no Sisu estão na faixa de 700 a 750 pontos na maioria das universidades. Há uma quantidade expressiva de instituições com notas acima de 750, chegando a 830 pontos. Existe uma quantidade menor de vagas para notas abaixo de 700, com a mínima de 684 pontos.

Confira algumas notas de corte para Engenharia Civil no Sisu em universidades de diferentes regiões:

• Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ): 758 pontos

• Universidade Federal do Piauí (UFPI): 753 pontos

• Universidade Federal de Pelotas (UFPEL): 718 pontos

• Universidade Federal de Roraima (UFRR): 702 pontos

• Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT): 688 pontos

Nota de corte para o curso de Engenharia Civil no ProUni

Se você busca uma vaga de Engenharia Civil em universidade particular, pode tentar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). A iniciativa é do Governo Federal e custeia bolsas parciais e integrais.

Para concorrer, o estudante deve atender aos requisitos de escolaridade e renda, além de ter participado da prova mais recente do Enem, com a nota mínima de 450 pontos e sem zerar a redação.

As notas de corte para as vagas mais concorridas de Engenharia Civil no ProUni ficam na faixa de 750 a 800 pontos. No entanto, é possível encontrar vagas a partir da nota mínima, de 450 pontos.

Nota de corte para o curso de Engenharia Civil no FIES

Outra iniciativa do Governo Federal para incentivar o ingresso de estudantes de baixa renda no ensino superior é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). É um financiamento a juros baixos que o estudante só começa a pagar depois de se formar. Para concorrer, é preciso atender aos requisitos de renda e ter realizado alguma prova do Enem a partir de 2010, com nota igual ou superior a 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

É importante lembrar que está cada vez mais difícil conseguir um financiamento pelo FIES. Tanto que o Governo priorizou determinadas áreas, como Engenharia, Saúde e Licenciatura. Como essas regras podem mudar nas próximas edições, a recomendação é que você acompanhe o site do FIES durante a realização do programa. Lá você ficará sabendo sobre as condições para participar e as notas de corte para Engenharia Civil.

Onde estudar Engenharia Civil

Em todas as regiões do País é possível encontrar faculdades privadas e públicas de Engenharia Civil.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Engenharia Civil:

Universidades Privadas:

• Universidade Estácio de Sá (UNESA) 

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade de Franca (UNIFRAN)

 

Veja também:

Faculdade de Engenharia Civil

O que você achou da nota de corte para Engenharia Civil? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.